LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 27 fevereiro 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 27/02/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

8º domingo do tempo comum

A liturgia deste domingo, coroando a apresentação de Jesus na perspectiva messiânica, nos coloca diante da Divina Providencia, alimentando a certeza de que Deus nos acompanha com um carinho que supera todos os cuidados maternos. Se, por um lado, temos um papel, muitas vezes, difícil e contrastante num mundo que segue a lógica do egoísmo, por outro lado, temos também uma segurança fundada na certeza de que Deus não nos abandona e combate, ele mesmo, as nossas lutas.Por isso, o cristão não tem o que temer diante da sua missão ousada e profética.

Alimentemo-nos, nesta Eucaristia, das palavras da Escritura Sagrada, para servir mais fielmente a Deus e relativizar as mediações econômicas do mundo.

PRIMEIRA LEITURA (Is 49,14-13)

Leitura do livro do profeta Isaías

14 Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se

de mim!”

15 Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto

de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer,

eu, porém, não me esquecerei de ti.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SALMO REPONSORIAL (61\62) (CD VI Fx 11 ; H L 3, p.134\135

Só em Deus a minha alma tem repouso, * só ele é meu rochedo e salvação. (bis)

1. Só em Deus a minha alma tem repouso, * porque dele é que me vem a salvação! * Só ele é meu rochedo e salvação, * a fortaleza, onde encontro segurança!

2. Até quando atacareis um pobre homem, * todos juntos procurando derrubá-lo, * qual parede que começa a inclinar-se, * ou um muro que está preste a cair?

3. A minha glória e salvação estão em Deus; * o meu refúgio, a rocha firme é o Senhor! * Povo todo, esperai sempre no Senhor * abri diante dele o coração!

SEGUNDA LEITURA : (1Cor 4, 1-5)

Leitura da primeira carta de Paulo aos Coríntios

Irmãos, (1)que todo o mundo nos considere como servidores

de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.

2 A este respeito, o que se exige dos administradores é que

sejam fiéis.

3 Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por

algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo.

4 É verdade que a minha consciência não me acusa de nada.

Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo.

5 Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar

antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará

o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos

dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que

tiver merecido.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (CD VI, Fx 10; H 3, p. 211/212)

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis)

1. A palavra do Senhor * é viva e eficaz; * ele julga os pensamentos * e as intenções do coração.

EVANGELHO (Mt 6,24-34)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

24 Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e

amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro.

Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.

25 Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida,

com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso

corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale

mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?

26 Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem,

nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está

nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros?

27 Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só

pelo fato de se preocupar com isso?

28 E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como

crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam.

29 Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua

glória, jamais se vestiu como um deles.

30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe

e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por

vós, gente de pouca fé?

31 Portanto, não vos preocupeis, dizendo: O que vamos comer?

O que vamos beber? Como vamos nos vestir?

32 Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que

está nos céus, sabe que precisais de tudo isso.

33 Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a

sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por

acréscimo.

34 Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o

dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia,

bastam seus próprios problemas”.

– Palavra da salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

Hoje Jesus nos lembra que os mandamentos de não guardar rancor e de amar o próximo, se baseiam nesta mesma verdade: todos somos filhos e filhas do mesmo Pai!

No mundo atual, reinam divisões entre nações, religiões, classes sociais, partidos políticos e, até mesmo entre pastorais e movimentos da própria Igreja. Essas insensatas atitudes humanas levam a comportamentos totalmente contrários aos ensinamentos do evangelho.

Jesus nos mostra que o caminho para a felicidade é bem diferente do caminho que imaginamos e que felicidade não tem a menor relação com fortunas e palácios. Já pensou... como ser feliz sem dinheiro e bens materiais? É preciso muito esforço para tentar entender essas palavras.

Não é fácil entender os ensinamentos de Jesus. Se depois de tantos anos que o conhecemos, ainda ficamos de boca aberta com suas palavras, imagine então a reação do povo em sua época. No evangelho de hoje, Jesus manda amar. Amar incondicionalmente, amar sem medidas!

Amar a quem nos ama, até que é fácil, difícil é abençoar quem nos amaldiçoa e orar por quem nos calunia. Como entender esse amor sem limites? Como amar o inimigo e fazer o bem a quem nos insulta e odeia?

Olho por olho, dente por dente, lembra? Era essa a lei dos fariseus e doutores da lei. O insulto era pago com insulto, a ofensa era paga com ofensa e, se possível, em dobro. Jesus veio para inovar, veio para mudar. A Nova Lei abomina a vingança, prega a caridade e o perdão das ofensas.

Perdoar, perdoar, perdoar sempre... esse é o novo mandamento. Para Jesus, perdão é sinônimo de amor, pois só quem ama é capaz de perdoar. Pedro, que era tão humano quanto nós, também deve ter achado um exagero quando, em outra ocasião, Jesus disse: Não perdoe somente sete, mas setenta vezes sete.

Jesus deixa claro que perdoar não é uma atitude de fraqueza, mas sim um gesto nobre de quem procura sua santificação. O desejo de Jesus é que nós, os seus discípulos da atualidade, sejamos misericordiosos como é misericordioso nosso Pai que está no Céu.

A lei de Moisés prescrevia o amor ao próximo. Jesus porém, vai mais longe; manda amar também os inimigos. Não cabe na nossa cabeça, não é fácil entender nem aceitar. O cérebro rejeita e até o coração protesta, mas é o único caminho para quem espera a recompensa eterna.

Amar alguém que pratica o mal contra nós, não significa que devemos abraçá-lo e beijá-lo. Não precisamos andar abraçados ou de mãos dadas para demonstrar amor. O amor se traduz e se manifesta no perdão, na prática do bem e na oração.

Eis a melhor e maior demonstração de amor: rezar por aquele que nos prejudica. A oração apaga o desejo de vingança e desarma o coração de quem recebeu as ofensas. A oração é um detergente eficaz, é o único capaz de limpar o coração e lavar a alma.

Coração e almas limpos são sinônimos de paz. Por tudo isso, Jesus insiste em afirmar que a verdadeira paz está reservada para quem não julgar, pois não será julgado; não condenar, pois não será condenado; perdoar, pois também será perdoado. Encerramos a nossa meditação de hoje com esta sábia afirmação: “A paz é um tesouro oculto. Só é capaz de encontrá-lo quem perdoa e esquece!”

jorgelorente@ig.com.br - 20/fevereiro/2011

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 21/02/2011
Reeditado em 21/02/2011
Código do texto: T2805841