A Importância do dom de Línguas

Se você algum dia já visitou, ou passou em frente a uma igreja evangélica, talvez já tenha se deparado com a seguinte cena: Um monte de crente falando alto, pulando e falando uma língua que ninguém entende.

Esse fenômeno é visto principalmente em igrejas pentecostais, ele acontece quando há uma ação do Espírito Santo na Igreja. Mas você pode estar pensando, pra que aquele exagero! Deus não é surdo! Antes de tirarmos mais conclusões vejamos o que a Bíblia fala sobre o assunto.

No livro de Atos dos Apóstolos, é narrada a história da igreja primitiva, e logo no inicio deste livro, os apóstolos recebem o Espírito Santo e começam a falar em outras línguas “Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados e viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava.” (Atos 2:1-4 NVI)

O relato acima descrito mostra que ao receber o Espírito Santo os apóstolos foram capacitados pelo Espírito Santo a falar em outras línguas, e mais o próprio Senhor Jesus também fala sobre os dons de línguas “Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;” (Mateus 16:17NVI) Vemos que o Senhor Jesus deixa claro que as línguas são um sinal para aqueles que crêem.

Então as línguas ou o dom de línguas é importante apenas como um sinal para identificar os crentes? De maneira nenhuma, o apóstolo Paulo na sua primeira carta aos coríntios fala da verdadeira importância do dom de Línguas “Quem fala em línguas a si mesmo se edifica...” (1Cor 14:4) e mais “Pois quem fala em língua não fala aos homens mas a Deus. De fato, ninguém o entende; em espírito fala mistérios.” (1 Cor 14:2NVI). Com isto o apóstolo Paulo deixa claro que quando falamos em línguas, falamos em espírito, ou seja, nosso espírito fala diretamente com Deus, portanto, nós nos fortalecemos espiritualmente através de uma comunhão direta com Deus, por isso que o que fala em línguas edifica a si mesmo.

Mas e quanto ao barulho nos cultos?

Quanto a isso, o livro de atos mostra que ao serem selados com o Espírito Santo, os apóstolos se comportaram de uma maneira inusitada e com isso, a Bíblia cita inclusive que algumas pessoas começaram a zombar deles “Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: ‘Eles beberam vinho demais’.” (Atos 2:13NVI). Então, quando estamos na Igreja e entramos em comunhão com o Espírito Santo este tipo de comportamento descrito acima pode vir a acontecer, mas não significa que todo culto, ou toda vez que estamos em comunhão com Deus isso aconteça, até porque como assevera o apóstolo Paulo “Mas tudo deve ser feito com decência e ordem” (1 Cor 14:40NVI)

Deus abençoe a todos

Vinicius Freire