Mateus 5, 17-19

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 'Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas'. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.”

Quantos há que não leem a Bíblia e argumentam que “Bíblia é tradução”, “há muitos erros de tradução”? Fora assim, não deveríamos ler a História Universal, a História Antiga, Literatura, tratados médicos de outros tempos, etc., pois tudo nos chega traduzido_ a menos que sejamos conhecedores da língua original dos referidos textos! Se não sei ler aramaico, grego, latim, deixo de ler a Bíblia e tantos outros livros traduzidos que me reportam a um passado remoto e fico sem referências para entender o caminhar das coisas e como chegamos ao tempo atual? É verdade que devo ler mais de uma boa tradução de textos originais para chegar o mais próximo possível da realidade que quero conhecer. Ainda, é necessário conhecer o contexto em que a obra foi criada para chegarmos a uma interpretação fiel e pertinente ao texto.

Também, quantos há que não leem o Velho testamento? Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. E Ele não aboliu o Antigo Testamento. Portanto, se quero segui-lo, não devo, por conveniência, comodidade, ir por Atalhos; não devo encurtar o Caminho. “Não leio o Velho Testamento porque Jesus veio trazer a Boa-Nova”_ dizem alguns. Não é isso que está escrito em Mateus 5,17-19, a citação que encabeça este pensamento. Não é essa a vontade de Jesus. “Não leio o Velho Testamento porque o texto fala em inimigos, em temor de Deus, em castigo. Deus é Pai”_ justificam-se _” Deus é Amor!” Sim, Deus é Amor, mas a Lei nos orienta em tantas e diversas questões! E Jesus não a aboliu. A Lei nos corrige, nos orienta, dá-nos medidas sensatas.

O que veio então fazer Jesus? _ podemos nos perguntar. Jesus veio nos trazer a novidade do Amor. Já não é mais ‘dente por ente’, ‘olho por olho’. Jesus veio nos trazer a nova dimensão _ a dimensão do Amor. Mas Ele não deixou de expulsar os vendilhões do templo, não deixou de apontar a “raça de víboras”. Só que Jesus veio Salvador. E quem deve ser salvo? Quem precisa de salvação, quem não é santo, pois os santos, se os há nesta vida, já estão salvos! Veio para salvar a todos que o proclamarem seu único Senhor. “Ninguém vai ao Pai senão por mim”. Se crermos em Jesus, se O aceitarmos em nossas vidas, seremos salvos nós e nossas famílias. Mesmo que sejamos como os vendilhões do templo, como a raça de víboras, se nos convertermos, se mudarmos de vida, seremos salvos.

Entretanto, mudar de vida é fácil? Basta querermos e mudamos para melhor? Não sem a graça de Deus. Peçamos, pois, a graça de Deus em nossas vidas, a graça de Deus para seguirmos Jesus e, por Ele, chegarmos ao Pai.

Neusa Storti Guerra Jacintho
Enviado por Neusa Storti Guerra Jacintho em 30/03/2011
Código do texto: T2879895
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.