JESUS, A TORRENTE A JORRAR NO DESERTO

A rocha no deserto somente jorrava água porque Deus fazia que ela jorrasse e Deus em companhia dos israelitas pelo deserto em busca da terra prometida era o próprio Jesus. Essa rocha no deserto, porém, era uma alegoria didática (uma ilustração) de Cristo que viria para os israelitas e o mundo, pois indicava a "Rocha Eterna da Salvação" que jorraria o Espírito Santo para reavivar a fé no tempo de maior secura de religiosidade da história da humanidade, um período que cruzou o Feudalismo, a Idade Média e chegou ao nosso tempo, quando a maioria das pessoas não quer saber de Deus; quando estamos justamente nos últimos instantes antes do fim dos tempos.

Quanto à mulher samaritana junto ao poço no caminho, ao dizer a ela que se bebesse da água que Ele tinha para dar ela nunca mais teria cede, se tornando como ribeiros a rebentar no deserto, Jesus, “a Rocha Eterna da Salvação”, apresentou-se como solução para sua carência acerto na vida, sua carência de Deus, explicando que se ela ouvisse Sua filosofia compreenderia bem e de uma vez por todas, nunca mais sentindo-se distante do Criador, vivendo desde então a vida eterna, embora que viesse a morrer, mas Ele a ressuscitaria no último dia. E igual promessa Ele fez para todo que beber da Água Viva, que é Ele, para todo que conhecer e apegar-se a Sua promessa de salvação.

Rocha simboliza Jesus, por ser permanente, por ser segura, protetora e de onde brotam vertentes. Água representa o Espírito Santo (ou a presença de Deus), por ser vital na renovação de nossas células. Esta simbologia é representada pela limpeza que a água faz no corpo por dentro e por fora. E Deus é a fonte da vida eterna. A água também serve para o refrigério, que é o descanso em Deus, o entregar-lhE todas as nossas preocupações. E também serve para a preparação do alimento, que é a Palavra de Deus, o alimento da vida eterna, que é Cristo.

Deserto representa a solidão do crente na contramão de um mundo que somente o enxergam para criticar-lhe as falhas, exatamente o mundo que vivemos atualmente; o mundo do tempo do fim. Através de Sua Palavra escrita, a Bíblia, e de Seu Espírito Santo, Deus é a companhia, o refúgio, o refrigério, o alimento, a travessia e a certeza da continuidade para além do caos para esse cristão solitário. Ele é a garantia de que, se desejarmos de coração, alcançaremos a Terra Prometida.

Wilson do Amaral

Autor de Os Meninos da Guerra, 2003 e 2004, e Os Sonhos não Conhecem Obstáculos, 2004.