A Mutualidade Cristã

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”. At 2:42

São citados nessa passagem cinco fundamentos indispensáveis para o crescimento cristão que são: A Palavra, a Comunhão, a Beneficência, o Amor, e a Oração. Quando a Igreja é sensivel a mutualidade e sustem suas bases nela, o benefício que ela proporciona começa a ser sentido primeiro internamente entre os seus membros. Na epistola aos Gálatas 6:9-10 está escrito: E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas primeiramente aos domésticos da fé. Quando a Palavra é a lâmpada dos nossos pés e a luz do nosso caminho (Sl 119:105), os homens vêem a nossa boa obra e glorificam o nosso Pai que está nos céus (Mt 5:16). Não podemos nos esconder debaixo do alqueire se temos que iluminar o mundo, não podemos ser insípido, se temos que dá gosto ao mundo, e não podemos deixar de ser luz para alumiar o caminho dos que se encontram perdido neste mundo até Cristo. Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível e se nos unirmos como corpo de Cristo em prol do crescimento do evangelho com certeza teremos maiores alegria, em Fp 4:1-3 Paulo se alegra com a firmeza de alguns irmãos no Senhor. Assim diz o texto: Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes não Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Nós somos cooperadores de Deus , lavoura de Deus e edifício de Deus (1Co 3:9), precisamos nos modelar aos irmãos da igreja primitiva que ajudaram muito ao apostolo Paulo. Olhando para a nossa área de ação missionária ( região onde eu moro) podemos ver alguns irmãos que precisam muito da nossa ajuda, digo isso porque o desafio deles também é nosso já que somos cooperadores de Deus. Temos o pastor Zeca e o pastor Antônio nas suas congregações. A bíblia é o nosso manual de regra, fé e pratica, e em Gl 6:2 está escrito: Levai as cargas uns dos outros, e cumprireis a lei de Cristo. No livro de Ec 4:9 fala da importância da União, assim diz o texto: Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Que possamos alegrar esses irmãos como a Igreja de Filipos alegrou o apostolo Paulo, ajudando naquilo que estiver ao nosso alcance, e começando incluindo eles em nossas orações diárias, porque ver essas congregações se transformarem em Igrejas deve ser o objetivo do povo de Deus. Que possamos perseverar unânimes na doutrina de Deus, na comunhão, na beneficência, na oração, no amor, e na ação em prol do crescimento do evangelho com os nossos irmãos em Cristo. Com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e tendo compaixão dos que se encontram desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor. Santificando a Cristo em nossos corações e preparados para responder com mansidão e temor ao mundo a razão da esperança que há em nós. No cantor cristão tem um hino chamado “Corajosos” que diz em sua primeira estrofe: Um pendão real vos entregou o Rei, a vós, soldados seus; corajosos, pois, de tudo o defendei, marchando para os céus. Com valor, sem temor, por Cristo prontos a sofrer, bem alto erguei o seu pendão, firmes sempre até morrer! Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 04/04/2011
Reeditado em 07/04/2011
Código do texto: T2888900
Classificação de conteúdo: seguro