Oração de Compromisso com a palavra de Deus

Senhor, creio que a Tua palavra é vida e que é ela que gera a Tua vida em mim. Por isso, quero agora me comprometer a ler, meditar e vivê-la, todos os dias. Dá-me, Senhor, a luz do Teu Espírito para que ela revele em mim a Tua verdade e transforme o meu coração. Que eu sinta, diariamente, a necessidade de abrir a Sagrada Escritura e, humildemente, absorver o manancial de graças que tens a me revelar, as correções que tens a me fazer, o alimento sólido que só Tu podes me dar. Que eu sinta, ainda, a vontade e a responsabilidade de cumprir minha missão de revelar o Teu rosto ao mundo, confessar Tua grandeza e misericórdia a todos os Teus filhos e a alegria de me sentir encantado por Teu infinito amor. Que eu não seja juiz dos outros, mas, busque corrigir primeiro a mim mesmo naquilo que não percebo que faço mal ao meu semelhante ou na minha omissão ao não fazer o bem. Que eu não exclua ninguém, antes acolha a todos com caridade e afeição!

Que eu seja instrumento de Tua paz e ajude o mundo a ser melhor, a cada dia. Que eu me sinta, enfim, responsável por transformar o mundo, começando essa transformação por mim mesmo, de forma a ajudar a enxugar as Tuas lágrimas nos olhos dos Teus filhos mais necessitados, mais sofridos e mais abandonados. Que eu seja um bom samaritano e não passe pela estrada da vida fingindo não ver quem está à margem, quem está ferido. Que eu seja capaz de ver nos olhos dos necessitados, dos injustiçados o choro inconsolável de quem grita na cruz do sofrimento “meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”

Que eu seja, sempre, as mãos e o rosto do Cristo onde quer que eu esteja, por onde quer que eu ande e com quem quer que eu esteja caminhando.

Que, afinal, meu Deus e Pai, eu possa sentir cada dia, com mais vigor e convicção, a fé recebida no Batismo e a certeza que Teu Filho Jesus conquistou na Cruz, de ganharmos um lugar junto a Ti na Glória.

Maria, Mãe de Jesus e minha Mãe, ajuda-me a viver este compromisso que agora faço na presença do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém