LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 24 Abril 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 24/04/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

No dia da gloriosa ressurreição de Jesus, ouçamos com júbilo as leituras que anunciam o evento que se tornou fundamento da nossa fé e do qual Maria Madalena se tornou a primeira testemunha.

PRIMEIRA LEITURA (At 10,34a. 37-43)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias,

34 Pedro tomou a palavra e disse:

37 "Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar

pela Galiléia, depois do batismo pregado por João:

38 como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito

Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o

bem e curando a todos os que estavam dominados pelo

demônio; porque Deus estava com ele.

39 E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra

dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o

numa cruz.

40 Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia, concedendo-lhe

manifestar-se (41) não a todo o povo, mas às testemunhas

que Deus havia escolhido: a nós, que comemos e bebemos

com Jesus, depois que ressuscitou dos mortos.

42 E Jesus nos mandou pregar ao povo e testemunhar que

Deus o constituiu juiz dos vivos e dos mortos. Todos os

profetas dão testemunho dele: 43’Todo aquele que crê em

Jesus recebe, em seu nome, o perdão dos pecados’”.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

7. SALMO RESPONSORIAL Sl 117(118) (CD XVI fx 2)

Este é o dia que o Senhor fez para nós: * Alegremo-nos e nele exultemos!

1. Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! * “Eterna é a sua misericórdia!” * A casa de Israel agora o diga: * “Eterna é a sua misericórdia!”

2. A mão direita do Senhor fez maravilhas, * a mão direita do Senhor me levantou. * Não morrerei, mas ao contrário, viverei * para contar as grandes obras do Senhor!

3. A pedra que os pedreiros rejeitaram, * Tornou-se agora a pedra angular; * Pelo Senhor é que foi feito tudo isso! * Que maravilhas ele fez a nossos olhos!

SEGUNDA LEITURA Cl 3,1-4

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

Irmãos:

1 Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as

coisas do alto, (2) onde está Cristo, sentado à direita de

Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres.

3 Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo,

em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu

triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos

de glória.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

9. SEQÜÊNCIA PASCAL (HL 2 p. 123)

1. Cantai, cristãos, afinal: “Salve, ó vítima pascal!” / Cordeiro inocente, o Cristo abriu-nos do Pai o aprisco.

2. Por toda ovelha imolado, do mundo lava o pecado. / Duelam forte e mais forte: é a vida que enfrenta a morte.

3. O Rei da vida, cativo, foi morto, mas reina vivo! / Responde, pois, ó Maria: no caminho o que havia?

4. “Vi Cristo ressuscitado, o túmulo abandonado. / Os anjos da cor do sol, dobrado no chão o lençol”.

5. O Cristo que leva aos céus, caminha à frente dos seus! Ressuscitou, de verdade! Ó Rei, Ó Cristo, piedade!

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (fx3)

Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia! * Aleluia, aleluia, aleluia, aleluia, aleluia!

O nosso Cordeiro Pascal foi imolado, * celebremos, pois, a festa, na sinceridade e verdade!

EVANGELHO (Jo 20, 1-9)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

T. Glória a vós, Senhor.

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de

Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e

viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo.

2 Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o

outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse:

“Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o

colocaram”.

3 Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo.

4 Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais

depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.

5 Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas

não entrou.

6 Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e

entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no

chão (7) e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus,

não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.

8 Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado

primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. 9De fato, eles ainda

não tinham compreendido a Escritura, segundo a qual ele devia

ressuscitar dos mortos.

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Páscoa é a festa da vitória de Jesus sobre as forças do mal e da própria morte. É o dia da remissão da humanidade, Jesus Cristo, resplandecente e vitorioso, deixou para cada um de nós a certeza da vida eterna.

O Senhor venceu a morte! Tudo que vai contra a vida é “morte”. Como Jesus, e em Jesus, nós também venceremos as forças que se contrapõe à vida e ao nosso bem. Com Jesus venceremos as forças que estimulam a exclusão de tantos irmãos.

Só Jesus poderá levar-nos a vencer tudo que é contrário ao bem estar. Cristo Ressuscitado é nossa força na luta contra o latifúndio e opressão. Jesus quer que as famílias ressuscitem para a dignidade, alegria e paz.

Realmente, em cada passagem bíblica Jesus faz questão de ressaltar que veio para mudar! Também aqui neste episódio, vivido numa sociedade em que as mulheres não tinham vez, nem voz, Jesus provoca mudanças.

Na época de Jesus, muito mais do que hoje, as mulheres eram marginalizadas. A sociedade não aceitava o testemunho das mulheres. Eram discriminadas como os escravos e, no entanto, foram as primeiras testemunhas da ressurreição.

Jesus, que já havia reabilitado a mulher em sua dignidade, dá a ela a primazia de testemunhar o maior acontecimento da história da salvação. Elas ficam assustadas, mas sentem grande alegria.

Alegres correm comunicar a novidade aos apóstolos, que também são convidados a verem o sepulcro vazio. Nada encontraram, ainda não tinham compreendido a escritura, segundo a qual Jesus deveria ressuscitar dos mortos.

No relato de Mateus (Mt 28,1-10) um anjo diz para as mulheres: “Não tenham medo” e Jesus Ressuscitado vem ao encontro delas dizendo: “Alegrem-se!” Alegria e ausência de medo são frutos da ressurreição.

Alguns dias depois, Jesus se apresenta aos apóstolos reunidos no cenáculo e lhes diz: “A paz esteja com vocês!” Isso nos leva a concluir que alegria, coragem e paz devem ser características marcantes de quem crê em Jesus e vive sua proposta.

O cristão tem que se alegrar! Tem tudo para ser como o discípulo que Jesus amava. Foi ele o primeiro a perceber que o Mestre ressuscitara. Enxergou a Vida explodindo com toda sua força, percebeu a intervenção de Deus “escancarando” o sepulcro e fazendo brotar a Vida Plena.

É preciso enxergar a vida e torná-la presente em todas as coisas. O desânimo, a acomodação, a aceitação das injustiças sociais, são sinais de morte. A vida é a meta do cristão. Pelo batismo nos unimos ao Cristo e assumimos a sua proposta de vida nova. Em Jesus passamos para uma vida nova, uma vida plena.

Como diz São Paulo, com Jesus, deixamos de ser “filhos das trevas” e passamos a ser “filhos da luz”. Uma vida verdadeiramente cristã não termina com a morte, mas se abre para a plenitude da verdadeira vida.

Neste período pascal, a Igreja nos convida a participar dos Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia. É uma excelente ocasião para nos reaproximarmos de Deus.

Para nos reconciliarmos com Deus, basta rever nossa caminhada de fé; rever nossos compromissos com a comunidade, com a família e com os menos favorecidos. Esta é boa notícia de hoje: reconciliados com Deus, certamente, nos aproximaremos dos excluídos e ressuscitaremos o Amor.

jorgelorente@ig.com.br 24/abril/2011

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 18/04/2011
Reeditado em 19/04/2011
Código do texto: T2916352