QUEM É DEUS?

QUEM É DEUS?

Hoje, aos sessenta anos de existência nesta vida e há cinqüenta que ouvi pela primeira vez da boca de uma catequista, quando da preparação para minha primeira eucaristia. Quem é Deus? Se porventura alguém me fizer esta mesma pergunta, sem vacilar eu responderia da mesma forma que aprendi, quando eu ainda era criança, porque até hoje eu escuto aquelas palavras suáveis dizendo aos meus ouvidos: Deus é um espírito perfeitíssimo eterno e criador do céu, da terra e de tudo quanto é mais puro, sagrado e belo. Respondo da mesma forma, porque com o tempo aprendi que Deus é imutável, isto é, não se muda o seu conceito; Deus é onipresente está em todos os lugares ao mesmo instante; onisciente tem ciência de tudo que se passa; e onipotente aquele que tudo pode.

Podemos vê Deus? É claro que sim, é apenas uma questão de tempo, porque todos nós estamos caminhando ao seu encontro e no fim da jornada, teremos a honra, o orgulho e o privilégio de ficarmos face a face com este ser maravilhoso. Juntos em sua morada: desfrutarmos de seu amor; escutarmos a sua voz amiga; admirarmos o brilho e o esplendor de sua auréola; deliciarmos a sua ceia; comermos dos seus manjares; sentirmos os afagos e carinhos de suas mãos misericordiosas; revigorarmos as energias, através de seus fluidos; reanimarmos as nossas forças e recebermos a sua bênção.

Como poderemos perceber a presença de Deus? Em tudo que nos cerca. Vejam por exemplo a maneira incomum como encontrei com Deus, através de um simples cupim eu senti a sua presença, que tocou o meu coração, despertou a minha alma e mudou radicalmente a minha vida; no esplendor da natureza; no sincronismo dos planetas; no ar que respiramos; no nascer e por do sol; na beleza da lua; no brilho das estrelas; no gorjear dos pássaros; na inteligência dos homens; na sabedoria da natureza, porque a natureza é o próprio Deus materializado; na criatura mais ínfima da face da terra; e por aí vai. . .

Neste momento o que você gostaria de dizer para Deus? Falar do meu amor; renovar os meus votos de fé; comentar de minha confiança; relatar sobre minha convicção de sua existência; dizer de minha gratidão; da sua justiça; das suas maravilhas; agradecer mais do que pedir; pedir um coração bondoso que possa amar e ser amado; uma alma justa que possa perdoar e seja perdoada; que meu orgulho seja apenas o da dignidade; se me for dado prosperar não me seja tirado à sensatez; lembrar-me que a experiência de um fracasso, poderá me proporcionar um progresso ainda maior; mostrar-me que cada manhã que nasce é um novo dia para amar, trabalhar, perdoar, ajudar, reconciliar, refazer nossas vidas, semear o bem, plantar a concórdia, estimular a paz, renovar as esperanças, colher a safra abundante de nosso empenho e dela e dela nos beneficiarmos, elevar os nossos pensamentos no Criador, orar em nome do Senhor; que seja tirado de minha alma o egoísmo, a vaidade e a vingança para que eu possa seguir em frente sem constrangimentos, a árdua caminhada do reencontro; simplesmente pedir discernimento para que eu saiba separar o joio do trigo, o bem do mal, o bom do ruim e o certo do errado.

Com você vê o afastamento do homem e de Deus ao longo dos tempos? Acredito que a falta de fé tem contribuído bastante para tal; a ignorância é sem dúvida, a mãe de todos os males; o crescimento indiscriminado da cobiça, da vaidade, do egoísmo e do orgulho são também fatores decisivos no agravamento do distanciamento que tem trazido dissabores incalculáveis a todos os povos; a venda da ambição, sem sombra de dúvida tem desviado significativamente a humanidade de seus verdadeiros propósitos e objetivos; a falta de Deus no coração tem levado a população ao caos; cada dia que passa a violência cresce de forma assustadora com o distanciamento entre homem e Deus; o valor de uma vida atinge índices de desamor jamais vistos, de barbaridades inadmissíveis, de crueldades sem igual e de proporções intoleráveis; a correria na luta pela sobrevivência e a ganância tem deixado os homens mais insensíveis, incrédulos, desumanos e sem tempo para refletirem sobre seu bem mais precioso, que é Deus. Quando será que a humanidade inteira irá se conscientizar de que luxo e riqueza nós não levamos para outros planos, o que transportamos é amor ao próximo, compreensão, bondade, sinceridade, lealdade, probidade, justiça, benevolência, caridade, espírito de cooperação e ajuda mútua.

Porque você acredita que Deus não teve princípio? Porque tudo que tem princípio, logicamente terá fim e Deus em sua sabedoria maior, em sua essência, em sua plenitude, em sua energia e por sua definição, jamais deixará de existir, haja vista que ele é Criador de tudo, a força capaz de mover mares e montanhas, ressuscitar os mortos, curar as chagas, fazer paralíticos andar, cegos enxergar, promover a paz, celebrar a vida.

O que representa Deus para você? Tudo de bom, que se possa imaginar; tudo que é mais puro, sagrado e belo; a perfeição; a pureza; e em síntese o amor.

Podemos vê Deus no plano material, ou seja, no sentido vulgar da palavra a olho nu? Não, mas podemos sentir a sua presença através de suas obras, de seu apoio incansável e de seu amor imensurável.

Em sua opinião, porque as civilizações mais antigas tinham uma aproximação mais afetiva e efetiva para com Deus? O amor de Deus sempre foi, é e será o mesmo para com todos os seus filhos e sem distinção, a qualquer dia, a qualquer hora e a todo instante, mas o amor a Deus daquele povo era soberano, único e verdadeiro; a sinceridade morava em seus corações; as suas almas eram puras e leais; as suas mentes eram desprovidas de interesses e maldades; a fé era verdadeira e única; a obediência as leis de Deus eram fielmente cumprida; os pactos eram cumpridos a risca; as palavras dos homens tinham mais valor e eram honradas a qualquer custo. Estar aí decifrado o segredo desta grande aproximação, com isso eu não gostaria de generalizar e dizer que no mundo de hoje não exista pessoas que estejam próximas do Criador, tão quanto os da antiguidade, longe de pensar que não tenha outro Abraão, Isaac, Jacó, Salomão, Davi, Moisés.

Qual a impressão que você tem de Deus? De justiça, o peso da cruz que transportamos é proporcional as nossas forças, ao nosso merecimento e ao que fazemos de bom ou de ruim nas jornadas da vida. Ninguém é merecedor de uma graça sem que realmente mereça. Deus resume em suas páginas o maior índice de amor, que um ser humano possa imaginar.

Podemos falar com Deus? É claro que sim, através da sintonia da mente humana com a mente de Deus; por meio de orações, pensamentos, pedidos, súplicas e confissões.

Você acredita que o pensamento de um homem justo seja o mesmo pensamento de Deus? Deus se revela através da justiça, do amor, da correção e da bondade, então, é possível que Ele se manifeste também através das pessoas dignas, porque são incontáveis as maneiras como ele se apresenta para nós e na nossa insensibilidade não percebemos as suas mensagens e ignoramos a sua presença.

De onde é emanada a sabedoria? Da fonte inesgotável do amor, que é Deus, este ser maravilhoso que detém todo o poder e comanda tudo com sabedoria, força e beleza.

Você sabe, porque algumas civilizações adoravam o sol e a lua, ou seja, os tinham como Deuses? Acredito que por suas limitações, atrasos e ou até mesmo na sua ignorância, mas nas sensibilidades de suas almas percebiam as manifestações do Criador nestes astros.

Como podemos acreditar na existência de um ser que nunca vimos? Através da sensibilidade de nossa alma, que é imortal e traz este conhecimento de muitas vindas e idas na marcha incessante na busca do reencontro; por meio dá força irresistível de seu amor; pela sabedoria emanada por este ser invisível a olho nu; através dos olhos do espírito, que tudo vêm; pela percepção das coisas, que nos rodeiam; pela lógica, se tem a criatura obviamente tem que ter o Criador; se nós existimos tem que ter uma força, que nos comanda, rege, impulsiona, motiva, reanima e guia, conforme os seus preceitos.

Você tem convicção da onipresença, onisciência e onipotência de Deus? Nem tudo é perceptível a todo mundo, nem mesmo as coisas mais claras para alguns são vistas da mesma forma por outros, que trazem em suas almas a máscara da ignorância, e do atraso, mas Deus na sua misericórdia e sabedoria maior saberá mostrar no tempo certo o caminho da verdade, da luz e da glória. Vamos tomar como exemplo eu, que tantas vezes blasfemei, desacreditei, neguei, murmurei, zombei e com um simples toque deste ser maravilhoso, que sabe perdoar, eu passei a ver o mundo por outro prisma e comecei a enxergar a sua presença, até mesmo nas coisas mais ínfimas da face da terra. Foi à venda retirada que me fez mudar de vida, sair da lama podre da ignorância; do caminho tenebroso do vício; da escuridão das trevas; da rede do egoísmo, da vaidade, da luxúria e do orgulho. Com o decorrer do tempo eu vi que o homem sem Deus sua vida tornava-se um verdadeiro caos, e as limitações eram inúmeras. Com a consistência da fé, minha mente se abriu; os horizontes ampliaram-se; os sonhos realizaram-se; os pesadelos acabaram-se; e a alegria tomou conta de minha vida.

Você acredita que Deus possa fazer alguma distinção entre seus filhos? Deus não faz nenhuma distinção entre seus filhos, todos recebem o mesmo tratamento independente de cor, raça e religião. Nós é que somos responsáveis, por nossos atrasos e avanços, dores e alívios, sofrimentos e prazeres, dissabores e desfrutes, ruínas e palácios, descontentamento e contentamentos, alegrias e tristezas, progressos, estagnação e evolução de nossa vida espiritual de acordo com o que fazemos de bom ou de ruim, ou seja, conforme administramos o livre arbítrio, no estrito cumprimento do dever, das leis da natureza e de Deus. Ninguém é superior ou inferior a alguém, somos todos simplesmente iguais.

Em sua opinião, você acha que podemos enganar a Deus? Deus é onisciente, tem plena consciência de tudo que se passa, então, jamais podemos fugir dos olhos que tudo vêm e da mente que tudo grava. Podemos até pensar que estamos enganando ao nosso irmão, mas na verdade estamos enganando a nós mesmo, porque tudo que fazemos recai sobre nós mesmo, enganar ao Pai nunca.

Diante da vontade de Deus existe alguma coisa impossível? Deus é onipotente, tudo pode, por esta razão, nada é impossível diante do seu querer, da sua vontade e do seu desejo. Perante os poderes de Deus o impossível torna-se difícil e este por sua vez fácil. Hoje eu posso afirmar quem está com Deus, obviamente está com tudo.

O que leva você a acreditar na existência de Deus? Tem um velho adágio popular que diz: o pior cego é aquele que não quer vê. Basta olhar para o firmamento e vê: o brilho das estrelas; a beleza da lua; o esplendor do sol; o sincronismo dos planetas; o encantador movimento das nuvens; a imensidão dos mares; a importância dos rios; o ar, que nós respiramos; o alimento, que ingerimos; o despertar da vida; os pássaros em revoadas; os animais em harmonia; o homem como ser pensante e feito a imagem e semelhança do Criador com autonomia e liberdade para administrar e contemplar tudo isso. Agora eu pergunto. Quem fez tudo isso? Com toda convicção vinda do fundo de meu coração e do seio de minha alma, sem medo de errar eu respondo: foi Deus, porque só Ele é capaz de realizar tão bela obra.

O que você acha da frase, Deus dá frio conforme o cobertor? Uma pura realidade da vida, porque Deus é amor; é sabedoria; é benevolência; tenha certeza de que Deus quando fecha uma porta em nossa vida, Ele abre uma janela para que tenhamos sempre uma saída.

Podemos ser feliz sem Deus? Jamais, porque Deus é a própria felicidade. Podemos comparar um homem sem Deus com: um navio sem porto; um barco sem leme; uma canoa a deriva; um avião sem comando; uma estrela sem brilho; um espírito vagante, que nem sequer vê a luz; um ser inanimado.

Como podemos demonstrar o nosso amor por Deus? Através da fé, do amor ao próximo, da obediência as suas leis, da prática das virtudes, fazendo o bem, exercendo a caridade e amando-o sobre todas as coisas.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 11/05/2011
Código do texto: T2962635
Classificação de conteúdo: seguro