A TERCEIRA GUERRA

Por muito tempo se fez guerra psicológica sobre a população do mundo causando o medo de uma guerra atômica. Era uma sórdida artimanha política, forma de os Estados Unidos da América do Norte e a União Soviética consolidarem seu poder, confirmando a democracia e capitalismo, ou o comunismo. Venceu a potência que tinha mais poder econômico para sustentar a guerra fria – a guerra de nervos de povos e governos. Ao mesmo tempo, à medida que a ciência avançou, foi-se tomando conhecimento de que apenas com o caos social que vivemos, do qual somos causa, o caos político, econômico e ecológico, deixaremos de existir, sem sequer destruir o planeta, apenas a natureza, o que não vai demorar. O faremos inabitável em menos, bem menos de cinqüenta anos.

E basta apenas um exemplo para mostrar que a população é culpada: Uma empresa de celulose instalada em Guaíba, no Estado do Rio grande do Sul, a margem do rio Guaíba, lança na água do rio um hormônio feminino sintético que causa câncer de mama (Porto Alegre é campeã nacional de câncer de mama), câncer de testículos, além de atrofiar (corromper) a sexualidade do machos, tanto de anfíbios, quanto dos que consomem essa água. O estrogênio sintético está também no plástico da garrafa de água mineral, nos copos plásticos, nas embalagens de congelamento de alimentos, nas sacolas de supermercado, que espalhamos pela natureza, nas garrafas de refrigerante, de bebidas alcoólicas, etc., e especialmente naquele plástico mais claro que se usa para embrulhar a carne no açougue.

A população simplesmente ignora tais fatos e quando ao toma conhecimento posta-se inerte, queixosa, atribuindo a culpa ao Estado e políticos, que de fato também são culpados. E, como se não bastasse, votam num deputado estadual porque ele prometeu instalar na a Região uma filial da mesma empresa. Dizem os do populacho que precisam de emprego, querendo eximir-se da responsabilidade pelo crime ambiental que atinge diretamente o ser humano – eles próprios e seus filhos.

E alguém buscará alternativa para o caso?

Os donos da empresa é que não vão, com certeza.

Será que não sabem o mal que produzem?

É certo que sabem, pois veiculam comercial falando das tantas árvores que plantam para cada que consomem na produção de celulose.

E a comudidade? Os funcionários buscarão alternativas para sobreviver sem tornar inabitável o ambiente em que vivemos?

É certo que não, pois cada um quer viver sua passagem pelo mundo como se fosse o único, rodeado de conforto, mas sem responsabilidade com os outros e com o futuro, apenas sugando o que conseguir. É do somatório de atitudes assim, e tantas outras de atitudes egoístas, que tornaremos inóspita nossa casa, nosso planeta. Então Jesus voltará para tirar daqui aqueles que tiverem se esforçado para ainda aqui viver sem destruir. Então lhes dará a mundo restaurado, que Ele restaurará.

Wilson Amaral

Wilson do Amaral Escritor
Enviado por Wilson do Amaral Escritor em 20/11/2006
Reeditado em 30/01/2007
Código do texto: T296270