A CARIDADE

A CARIDADE

Acredito que podemos definir a caridade como sendo a arte de fazer o bem sem olhar a quem, de maneira desinteressada sem visar retorno no mundo material. Ser caridoso não é simplesmente dar esmolas com a mão direita sem que a esquerda saiba, mas também ter amor no coração para dar, predisposição para ajudar e vontade para realizar as obras do bem. A caridade é um ato de amor ao próximo, vindo com espontaneidade do nosso coração, que é o tradutor de nossas emoções e vontades. Existe um velho adágio popular que diz: quem doa aos mais necessitados estará emprestando a Deus e certamente receberá em dobro tudo de bom, que porventura fizer em benefício de seu irmão mais carente.

Feliz é o homem que carrega em sua sina a predestinação para ajudar ao seu irmão menos afortunado, sem que seja preciso gritar aos quatro cantos o bem que está praticando, porque o que fazemos em prol de alguém não será necessário que divulguemos, mas sim que seja reconhecido por aquele que tudo vê e um dia possa nos recompensar pelo ato de caridade e de amor fraternal que praticamos.

A caridade nos traz significados mais profundos do que a mente humana possa imaginar, traduz sentimentos mais elevados de que uma simples doação, porque serve de elo entre o homem e Deus, através do amor que transcende barreiras e vibra na mesma freqüência como se fosse um só coração a bater a alegria de todos. A caridade é, portanto a estrada que leva a casa do Pai, através do amor ilimitado que une corações, transborda felicidade, congrega forças, entrelaça as mãos, obra milagres, realizam-se sonhos, cura as chagas, sara as feridas, alegra a alma e afaga o espírito.

A caridade constitui-se da maior e mais bela virtude que um ser humano possa ter, porque ser caridoso é ser nobre, é ser virtuoso, é ter um coração para amar ao próximo como a si mesmo, uma alma para perdoar sem condições, haja vista que o verdadeiro perdão pertence a Deus e uma mão para afagar e acariciar aos nossos irmãos que tanto precisam.

O homem que bem pensar deverá ter como meta principal de sua vida a prática da caridade, porque a caridade é uma virtude nobre e as virtudes buscam sempre o bem, a perfeição e tudo quanto é mais belo, sagrado e puro, por esta razão, nós devemos nos empenhar na prática constante de tão exemplar missão, que eleva nossa alta estima e aflora o nosso orgulho da dignidade.

A pessoa que pratica a caridade, sem sombra de dúvida estará acendendo de dia a lâmpada que irá iluminá-la à noite, estará semeando hoje a safra que certamente colherá amanhã e estará também recebendo o passaporte que lhe dará o direito de adentrar no Paraíso Celeste para desfrutar de seu esplendor, contemplar as suas maravilhas e gozar o privilégio de ficar face a face com o nosso bem aventurado Criador, que tanto amamos, respeitamos e que é razão de tudo quanto existe de puro, sagrado e belo.

A doutrina do amor é a maior herança deixada pelo Pai, por esta razão, devemos praticá-la como reconhecimento, prova de obediência, exemplo de beleza e amor fraternal, Aquele que nos concedeu o dote de mais elevado valor que existe, não há moeda que possa comprá-lo, valor que se possa compará-lo, tesouro mais valioso, o troféu mais caro, a herança mais cobiçada, a dádiva mais almejada, a prenda que não é arrematada, a pepita que não se pode comprar e a riqueza que é conquistada, através da sabedoria, diplomacia, benevolência, fraternidade e da própria caridade.

ChicoMesquita
Enviado por ChicoMesquita em 19/05/2011
Código do texto: T2979382
Classificação de conteúdo: seguro