A MULHER DE CAIM

A Bíblia diz que “as coisas ocultas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas (na Bíblia) pertencem a nós e nossos filhos”. Há, na Bíblia, entretanto, coisas intrigantes, sem explicação, mas que não tem poder para abalar a fé bem-intencionada, haja vista ser claro que a falta de foco a certos assuntos dá-se em função de tais assuntos não terem relevância do ponto de vista espiritual.

Entretanto, há pessoas que se apegam a detalhes assim e fazem deles pontos fundamentais para sua fé, abalando a fé de crentes menos fundamentados com suas explicações, muitas vezes, heréticas. Um desses pontos é quanto a origem da mulher com quem Caim se casou, pois o Gênesis 4 deixa uma lacuna nesse ponto onde a narrativa elenca apenas três personagens da família humana: Adão e Eva, sua mulher, e seus dois filhos, Caim, o primogênito, e Abel, o segundo. Caim matou a Abel e sobraram três pessoas.

Acontece que a resposta a esta pergunta é muito simples e ninguém precisa ter ataque de ojeriza e, tampouco, fazer especulações mirabolantes para respondê-la, pois a mulher de Caim era uma de suas irmãs. Claro que isso não está escrito na Bíblia, mas é a mais razoável conclusão que se pode chegar em vista de que a Bíblia diz que “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.” – Romanos 5:12. Isso esclarece que todos são descendentes de Adão, enquanto Gênesis 3:20 dá conta que Eva é mãe de todos.

Alguns, porém, argumentarão que isso seria incesto e que Deus não aprova o incesto, além que relações incestuosas produzem filhos com deformações. É certo sim, que Deus reprova o incesto, mas por qual motivo reprova? Certamente é porque a população do mundo acumulou muitos defeitos nos genes que transmitem a seus descendentes e a única maneira de quebrar sequências danosas é não permitindo que cromossomos deformados se fortifiquem na geração subseqüente ao encontrar-se e combinar-se com seus pares defeituosos por terem vindos dos mesmos pais.

Observemos, pois, que Abraão era meio-irmão de Sara, sua mulher, da qual o Senhor jurou que suscitaria descendência e nesse descendente seriam benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:13 e 20:12. Ora! Porque Deus não exigiu que Abraão se separasse de sua meia-irmã em vez de fazer que dos dois nascesse uma grande nação e o Salvador da humanidade?

Mais incestuoso, porém, que a relação entre Abraão e Sara era o casamento entre Adão e Eva. Afinal, ela foi feita da costela dele e não é preciso prova mais clara para saber que eles eram irmãos biológicos, pois todos, 100% dos genes dele eram os mesmos genes dela. Gênesis 2:21-24. Mas eles não tinham problema de hereditariedade genética mesmo após a queda e expulsão do Éden, pois não tinham genes defeituosos, haja vista que a natureza era perfeita e eles mantinham uma vida perfeita, com costumes alimentares e de vida praticamente perfeitos, por isto seus corpos ainda eram perfeitos e eles transmitiram pouquíssimos genes deformados para seus filhos. Prova é que eles viveram quase mil anos e um de seus descendentes viveu até mais do que eles.

Mas com quem Caim teria se casado, se Adão e Eva não tinham outros filhos? Afinal, a sequência Bíblica dá conta que, após matar seu irmão Abel, depois que Deus lhe disse que sua vida seria errante, Caim disse a Deus que “todo homem que o encontrasse quereria matá-lo”. E a narrativa prossegue dizendo que então ele se foi para determinado lugar e lá teve filhos e filhas, chegando até a construir uma cidade. Interessante é que depois disso a Bíblia diz que, quando Adão tinha a idade de cento e trinta anos nasceu-lhe Sete, que se tornou herdeiro da fé dos pais em lugar de Abel e pela narrativa entende-se que sete seria o terceiro filho de primeiro casal. Sendo então que até aí havia a penas dois filhos de Adão e Eva e os dois eram homens, com quem Caim teria se casado?

Vamos raciocinar. Primeiro: Assim como a narrativa Bíblica não se preocupou em relacionar os personagens que não tinham importância do ponto de vista espiritual, também não se preocupou em pôr na cronologia exata os elementos e, tampouco, determinar o tempo exato entre os eventos. Portanto, assim como Adão e Eva podem ter tido muitos filhos e filhas entre o nascimento de Caim e Abel e o primeiro fratricídio, Caim não obrigatoriamente tem que ter ido embora imediatamente depois de ter matado seu irmão, embora isso eu acho que ele fez.

Observemos então: Se Adão e Eva fossem um casal jovem de nosso tempo, com toda a volúpia de um casal jovem saudável deste tempo, e estivessem juntos todas as noites desde os dezessete anos até os trinta sem nenhum tipo de preservativo, quantos filhos teriam? Talvez tivessem dez filhos, se considerarmos que em nosso tempo existem problemas na gestação que, às vezes, provocam abortos espontâneos, complicações no parto que levam fetos ao óbito na hora de nascer e a taxa de mortalidade infantil mostra que grande parte dos nascidos não chega à idade adulta.

Nada disso, porém, era o caso no tempo de Adão e Eva, pois eles recém tinham saído da perfeição. Eva era uma mulher jovem e muito saudável, sem a menor complicação nas gestações e partos. E doenças eram praticamente impossíveis, especialmente mortais, porque os micros-organismos do sistema humano ainda não tinham sido corrompidos para se transformar em vírus, bactérias e elementos que viriam a infectar e matar a humanidade com grande facilidade nos tempos posteriores. E, em contrapartida, o sistema imunológico era intacto, repelindo com plena eficácia todo tipo de infecção.

Pois bem. Vivendo em seu tempo, com uma volúpia muito superior a dos jovens de agora, sem qualquer tipo de controle de natalidade, dos dezessete até os trinta anos os jovens Adão e Eva teriam certamente treze filhos e, obviamente, de modo elementar, entre o tempo em que Caim e Abel nasceram e o tempo em que o mais velho matou o outro seus pais tiveram muitos outros filhos, possivelmente um por ano, até porque não tinha como não ter. E esses outros filhos foram crescendo da mesma forma que os dois mais velhos, sendo um deles um ano menor que Abel e o último um bebê.

Resta-nos saber então com quantos anos Caim matou Abel. Certamente que não eram meninos, pois crianças não matariam pelo motivo que Caim o fez. E de qualquer forma, ainda hoje criança matar é algo incomum. E, de mais a mais, crianças não fariam sacrifícios ou rituais religiosos, pois esse tipo de tarefa cabia ao pai. Em segundo lugar, porque Deus não responsabiliza as crianças pequenas por seus pecados e, logo, não tinham porque fazer sacrifícios.

Certamente Caim e Abel também não eram adolescentes e, tampouco, jovens com menos de quarenta anos, pois os jovens somente estão se tornando assassinos contumazes nas últimas décadas, especialmente em função do uso de drogas. E mesmo um jovem arruaceiro dificilmente mataria o próprio irmão e muito menos por motivo como o que levou Caim a matar Abel. É preciso muito mais convivência e desentendimentos para construir em alguém o impulso de matar seu irmão.

Provavelmente eles já eram homens com certa maturidade, quando as pessoas já estão mais orgulhosas e endurecidas. Observemos que Abraão, em torno de dois ou mais mil anos depois, quando a idade máxima já caíra para cento e vinte anos, considerava ainda jovem seu filho Isaque de quarenta. – Gênesis 25:20. Mas no tempo de Caim a idade média de um ser humano era quase mil anos. Sendo assim, por certo a juventude era muito mais estendida. Logo, a idade que se considerava um homem maduro nesse tempo devia ser de mais de setenta, isto estimando por baixo.

Supúnhamos então que Caim tivesse setenta anos quando matou seu irmão. Ele seria um homem bem jovem e teria sessenta e oito irmãos e irmãs e pode ser até que alguns mais velhos desses já fossem casados e tivessem filhos e filhas e a população do mundo já seria muito mais do que setenta pessoas e infinitamente mais do que três, como a Bíblia elenca os que sobraram após Caim ter matado Abel. E mesmo que ele tivesse quarenta anos quando praticou o fratricídio, teria outros trinta e oito irmãos e irmãs. Logo, Caim tinha um bom número de mulheres para escolher como esposa e não precisaria inventar mulher de estranha origem para começar sua descendência, pois a Bíblia é clara em dizer que todos somos filhos de Adão e Eva. – Gênesis 3:20 diz que Eva é mãe de todos os viventes.

Wilson do Amaral