A FÉ

As transformações pelas quais o cristão passa, são bênçãos concedidas por Deus, para aprimoramento humano e edificação do espírito. O novo nascimento de que nos fala a Bíblia é um processo pelo qual o homem ao se converter a Jesus Cristo vivencia, não apenas por vontade própria, mas pela intervenção divina. Converter-se a Jesus, reconhecendo-o como o verdadeiro filho de Deus e como o Senhor de sua vida resulta um dos mais notáveis atos de fé.

Costumo sempre dizer que, antes da transformação que o Senhor operou em minha vida, eu conhecia um deus de literatura, apenas de ficção, sem convicção de que Ele pode operar em todo e qualquer momento e/ou situação. O Senhor era para mim um Deus apenas de se ouvir falar, um deus distante.

Nos diálogos construídos no cotidiano o nome do Senhor é comumente banalizado. Muitos falam ao próximo a expressão “Deus te abençoe”; assim como a expressão “se Deus quiser” é utilizada milhares de vezes, todos os dias, em situações difíceis ou não; de igual modo, a expressão “entrego nas mãos de Deus”, numa situação de decisão que foge ao nosso controle. Durante muito tempo eu vivenciei esta consciência pequena e medíocre, de falar sem refletir e sem conhecer a profundidade da expressão, do real significado das palavras.

O ápice destes exemplos se encontra na expressão “Aceitar a Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador de sua vida”. Muitas foram as vezes que eu respondi, chateado, que Jesus sempre estivera em minha vida; ou então, “eu já sou do Senhor”.

Desejar a alguém a bênção de Deus não se materializa apenas em algo superficial e passageiro, de um dado momento em que se fala a expressão. Desejar a bênção de Deus a alguém mantém uma dependência com o orar por aquela pessoa, interceder por ela, para que a despeito de principados e potestades que existam guerreando no ar, a mão do Senhor se mova em favor daquela pessoa. Os meses que antecederam a minha conversão me permitiram enfrentar lutas intensas (eu glorifico ao Senhor por isto, pois nesta época eu corri para os seus pés, e venci, não apenas a luta física, mas a espiritual, pois foi por este tempo que o Senhor me salvou). Naquela época, eu visitava assiduamente a Igreja Evangélica Internacional da Graça, onde posteriormente eu vim a me converter. Durante as lutas, os irmãos daquela igreja me desejavam a bênção de Deus. Não apenas na expressão oral, mas também realizando juntamente comigo orações; eles intercediam por mim. O meu processo de conversão se edificou por estas lutas e, principalmente, pela irmandade que vivenciei entre os membros da minha igreja. Foram realizadas campanhas de jejum e oração em favor da causa que eu enfrentava. O Senhor começou a se mostrar poderosamente para mim e o meu entendimento foi sendo alcançado pela profundidade do Altíssimo.

Por esta época, Deus também me concedeu o entendimento de quão profundas são as expressões “Se Deus quiser” e “entrego nas mãos de Deus”. Estas expressões revelam rendição diante do Senhor e total aceitação acerca da vontade e intervenção vinda da parte dele. Um hino que muito revela o real sentido desta rendição é o 467, da Harpa Cristã: “Solta o cabo da Nau”. A letra nos exorta a navegar com fé em Jesus. Em seu início, o hino nos faz perceber que quando somos forçados a lutar é porque Cristo quer revelar-se a nós. Então, devemos soltar o cabo da nau, soltar os remos e navegar com fé no Senhor. Ou seja, nos despojarmos de toda e qualquer preocupação e crer, apenas crer, que Jesus Cristo providenciará. Como nos diz Isaías: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que em ti espera (Isaías 64, 4). Nisto consiste o segredo da fé. Crer na provisão de Deus. O Pastor Silas Malafaya, em seu livro: UM EXEMPLO DE FÉ A SER SEGUIDO, admoesta-nos para que não andemos por vista, mas por fé! Quem age pela fé consegue discernir sua realidade e vislumbrar o resultado de suas escolhas. Não toma decisões precipitadas, baseadas em emoções, e sim na Palavra do Senhor, e o vê agir em seu favor (p. 21).

As pregações sobre a Fé são tremendas. Como está registrado na epístola aos Hebreus: a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Ou seja, é a certeza que você tem de alcançar algo, a despeito das circunstâncias contrárias. Confiando que o Senhor é fiel e poderoso para mudar qualquer rumo na história e operar todo e qualquer milagre.

Nonato Costa
Enviado por Nonato Costa em 12/07/2011
Código do texto: T3090195