Sexta Aula: Moisés e sua Missão. Os Hebreus na Terra Prometida

1) Qual a principal missão de Moisés?

A Missão de Moisés era libertar o povo hebreu do jugo egípcio e codificar as leis divinas de caráter universal (O Decálogo). Sua Missão tem caráter planetário.

2) Qual o nome dado à libertação dos israelitas do jugo do Egito?

Inicia-se o Êxodo (saída dos hebreus do Egito), mas, arrependendo-se, o Faraó persegue-os até as margens do Mar Vermelho, onde os soldados egípcios são tragados pelo mar, depois da passagem de Moisés e seu povo (Ex, capítulo 14).

3) Onde Moisés recebeu as Tábuas da Lei, o Decálogo? O que continham?

Moisés chega ao Monte Sinai e lá recebe os Dez Mandamentos (Tábuas da Lei, ou Decálogo).

4) Por que Moisés fez as Leis Transitórias? Por que são assim chamadas?

Kardec diz (ESE, capítulo I) que "há duas partes distintas na lei mosaica: a Lei de Deus, sobre o Monte Sinai, e a Lei Civil ou Disciplinar, estabelecida por Moisés".

A Lei de Deus, ou Decálogo, é uma lei de todos os tempos e de todos os povos, e tem um caráter divino. Todas as demais leis estabelecidas por Moisés, contidas no Levítico, Números e Deuteronômio (livros do Pentateuco), eram transitórias, porque o grande legislador foi "obrigado a manter pelo temor um povo naturalmente turbulento e indisciplinado, no qual tinha que combater abusos arraigados e preconceitos adquiridos durante a servidão do Egito".

Para dar autoridade às suas leis, ele teve de lhes atribuir uma origem divina, como o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem devia apoiar-se na autoridade de Deus.

5) O que é Pentateuco? Quais são os livros?

Pentateuco é o nome que se dá aos cinco primeiros livros da Bíblia.

São eles: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

6) O que é Canaã? Que outro nome tinha?

Com dimensões reduzidas é rota obrigatória do comércio e corredor militar entre as grandes potências do Leste e do Oeste.Ela tinha o nome de Terra Prometida.

7) O que era o Governo dos Juízes? Quais os que se destacaram?

O Governo dos Juízes atuava como um Governo Democrata e delegava poderes e cobrava responsabilidade. Os Levitas eram os preservadores e transmissores da fé, não tinham território próprio e tinham uma cidade em cada tribo.

Os Juízes que mais se destacaram foram: Débora, Barac, Gedeão, Jafté, Sansão e Samuel. Este foi o último e maior de todos os Juízes. Era Profeta.

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas

Mapa da Bíblia - Edições Paulinas

Atlas da Bíblia - Edições Paulinas

O Evangelho Segundo o Espiritismo (ESE) - Capítulo I

O Consolador - perguntas 261 a 281 - Emmanuel

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/07/2011
Código do texto: T3091204
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.