Oitava Aula: O Povo Judeu na Época de Jesus. Classes Sociais. Casta Sacerdotal. Costumes

1) Como era a administração romana das nações conquistadas?

Roma preocupava-se mais com o comando militar e os impostos do que com os aspectos religiosos.

2) Quais os fatores que favoreceram a posterior divulgação do Cristianismo?

a) O mundo antigo ocidental praticamente unificado sob a administração romana;

b) O mundo ocidental unificado pela expansão da cultura grega;

c) o declínio do paganismo greco-romano e de outros povos;

d) a sustentação, por Israel, do monoteísmo, principalmente porque os judeus de diáspora tinham colocado em muitos lugares os fundamentos da fé em Deus e do conhecimento da sua lei.

3) Quem eram encarregados de impostos? Quantos tipos de imposto havia? Qual era o tipo mais detestado pelos judeus?

Os Publicanos eram os encarregados da cobrança de impostos e outras rendas.

Havia três tipos de impostos:

a) sobre as terras dos próprios judeus;

b) sobre toda a compra e venda de produtos;

c) uma contribução anual para o sustento dos soldados romanos que ocupavam a Palestina. Este tributo era o mais difícil de ser aceito pelos judeus.

O Public anos eram desprezados por todos e considerados "impuros", porque os judeus não aceitavam pagar impostos, especialmente para o sustento dos soldados romanos.

4) Que diferenças havia entre fariseus e saduceus?

Os Fariseus, que quer dizer separados (Parasch), aceitavam que Moisés "independentemente da lei escrita", tinha recebido do anjo Raziel uma lei oral, que transmitiu a Josué, este aos anciãos do povo, e estes aos membros da grande sinanoga.

Eles eram observadores servis e afetados das prátiocas exteriores do culto e das cerimônias, inimigos das inovações, mas sob as aparências de uma devoção meticulosa, escondiam costumes dissolutos e muito orgulho. A religião, para eles, era mais um meio de subir do que objeto de uma fé sincera. Acreditavam na imortalidade da alma, na eternidade das penas e na ressurreição dos mortos. Era um partido religioso popular.

Os Saduceus não acreditavam na imortalidade da alma e nem na ressurreição. Eram menos piedosos e mais políticos, sendo o partido religioso sacerdotal de Caifás e Anás.

5) Que era o Sinédrio?

O Sinédrio era uma assembléia de 70 anciãos, chefiada pelo Sumo Sacerdote. Ao porcurador romano, era facultado nomear ou depor o Sumo Sacerdote.

Os escribas e os fariseus eram juriconsultos de profissão.

Na época de Jesus, o Sinédrio era limitado à Judéia. Era o Supremo Tribunal da nação judaica.

Tinha tanto caráter religioso, como secular e a Lei Judaica (Torá) constituída a norma de suas decisões.

6) Quantas categorias de sacerdotes havia entre os judeus? Quais eram?

Havia três categorias de sacerdotes: os sacedortes menores que eram encarregados de serviços internos e que se subordinavam ao diretor do Templo. Os sacerdotes de graus maiores, os encarregados da administração civil e religiosa. E o Sumo Sacerdote que era eleito de dois em dois anos. Cobravam os tributos devidos ao Templo, tanto em dinheiro como em espécie, pois os israelitas eram obrigados a pagar dízimos, bem como a entregar parte da primeira colheita de suas plantações.

7) Os judeus esperavam um Messias guerreiro ou um pacificador? Explique.

Os judeus esperavam um Messias pacificador, pois segundo Emmanuel: "O Cristo reúne as assembléias de seus emissários. A Terra não podia perder a sua posição espiritual, depois das conquistas da sabedoria ateniense e da família romana".

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas

A Bíblia Sagrada

Atlas da Bíblia - item 12 - Edições Paulinas

(1) O Redentor - capítulos 14 e 34 - Edgard Armond

História Universal, volume quarto - capítulo XII - Cesare Cantu

A Caminho da Luz - Capítulo XII - Emmanuel

Enciclopédia da Bíblia - Edições Paulinas

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 13/07/2011
Reeditado em 17/09/2011
Código do texto: T3092714
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.