O SACRIFÍCIO DE JESUS CRISTO

O sacrifício de Jesus Cristo redimiu o homem do pecado, dando-lhe a salvação e permitiu-lhe ter de volta amizade e intimidade com o seu Criador. Nisto reside a fé cristã, em saber “que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo (...) porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada” (Gl 2.16). “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós” (Gl 3.13), uma vez que levou “ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas, fomos sarados” (1 Pe 2.24). É esta compreensão que nos possibilita afirmar que os nossos esforços para conquistarmos a salvação são em vão. O homem não deve fazer boas obras para alcançar a salvação, mas fazê-las sim porque é salvo em Cristo Jesus; e ter a convicção de que foi para as boas obras que Deus o criou. O apóstolo Paulo claramente nos afirma ” pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2. 8,9).

Ser salvo é ter a certeza de que Cristo Jesus é o Filho do Deus vivo, pois “se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo, visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Ro 10. 9,10). Este ato o faz um seguidor de Cristo, e demonstra que você reconhece a grandiosidade do sacrifício realizado pelo Senhor e que a sua vida está, agora, na dependência de Deus. Então, ele vai moldá-lo segundo a vontade dele. Os seus pecados pela fé estão justificados, e Deus o toma por instrumento de justiça, “porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estás debaixo da lei, mas debaixo da graça” (Ro 6.14). Assim, as coisas velhas passam e tudo se faz novo, “pois se alguém está em Cristo, nova criatura é”. (2 Co 5.17).

Nonato Costa
Enviado por Nonato Costa em 13/07/2011
Código do texto: T3092974