como vencer nossos medos ...

Infelizmente o medo faz parte da existência humana , muitas vezes ele está mascarado . Podemos mascarar o medo de prudência excessiva ou de modéstia . Sentir medo não é vergonhoso . Até mesmo Jesus o filho de Deus teve medo .

Permanecer com medo é que não é correto .
O medo tem sido a causa de muitas doenças levado muitas pessoas a ruína, em sua vida familiar, profissional e sentimental.“Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1-7.

Existe medo de tudo de animais, medo de altura, medo do futuro, medo das pessoas, medo da morte, medo da solidão, medo da escuridão, medo do ridículo, medo de desagradar, medo de ofender, medo da incompreensão, medo da desaprovação, medo de ser criticado, medo de ser dominado, medo de fracassar em qualquer uma das áreas da vida seja espiritual, sentimental ou profissional .

Você alguma vez teve medo quando saiu sozinho à noite? Você alguma vez já sentiu medo de ficar velho? E de ter que fazer operação ou de perder seu emprego? Você alguma vez já se sentiu com medo de mudar-se e fazer novos amigos e perder velhos amigos? Você já se sentiu com medo de não conseguir chegar ao Céu e perder a vida eterna?

Os medos tem que ser curados. Por que se não houver a cura, para tantos medos muitos acabam se submetendo a tratamentos e usando medicamentos antidepressivos, tranqüilizantes e outras drogas que agem na mente e amenizam o mal estar.

Muitas são as razões que levam uma pessoa a se tornar refém do medo . Dentre elas , está os traumas , que deixam marcas profundas na alma , que é o centro das emoções .

Mas o medo é algo de que precisamos ser libertos e e existem meios para que isso ocorra . Um desses meios e procurar um lugar de segurança: Acasa de Deus.

O medo é uma das conseqüências do pecado quando Deus criou o homem ele não existia . Vejamos em Gênesis 3:10 “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.”. Foi um sentimento que surgiu quando o homem pecou.

Até aquele momento ele o medo não fazia parte da alma do homem , ele sequer o conhecia . Mas o pecado infectou a alma , as emoções de Adão .

Romper o relacionamento perfeito com Deus causou um trauma em Adão e este foi atingido emocionalmente , e então o medo passou a existir . E, nem os animais ficaram isento de sentir medo, pois foi estendido para todos os animais da terra. Gênesis 9-2: “todos os animais selvagens, todas as aves, todos os animais que se arrastam pelo chão e todos os peixes terão medo e pavor de vocês. “

Alguns de nossos pais na fé também tiveram medo. Vejamos Jacó : Gênesis 31-31: “então disse Jacó a Labão, eu fiquei com medo porque pensei que o senhor ia tirar as suas filhas à força. “
Em 1 reis 19- 9 a 13 nos fala de Élias se escondendo em uma caverna com medo de Jezabel.

Em Mateus 14- 30, nos fala sobre o episódio de Pedro quando Jesus autorizou para que ele andasse sobre as águas, diz: “mas sentindo o vento forte; teve medo e começou a ir para o fundo.”

E existem outros relatos bíblicos de medo Em Deuteronômio 2-25 nos fala sobre o medo dos povos. Em Salmo 91-5 nos fala sobre o medo do terror da noite. Em João 19-38 diz sobre o medo de pessoas. Em Hebreus 2-15 nos fala sobre o medo da morte. Em Isaías 2-21 fala sobre o medo de Deus. Em Mateus 6-30, nos fala sobre o medo do futuro.
Em Romanos 8-37, está escrito : “em todas estas coisas somos mais que vencedores.”

Por isso é necessário deixarmos Jesus Cristo ser Senhor de nossa vida se quisermos a libertação . É o nosso “eu” que dá livre acesso ao medo, este deve  ser crucificado com Cristo como disse o apóstolo Paulo em Gálatas 2: 20 , “já estou crucificado com Cristo, e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim, e a vida que tenho, tenho no Filho de Deus, o qual me amou e se entregou por mim”.

 A ciência médica diz que devemos aprender a conviver com o medo ignorá-lo e superá-lo.Existem milhares de livros de auto-ajuda , ensinando métodos e fórmulas mágicas para a vitoria contra o medo .

Mas só jesus pode nos da a cura deste mal .Não devemos alimentar o medo ele é uma doença da alma e precisa ser curado .

Sabemos que na nossa atual sociedade o medo impera , as pessoas estão com medo de tudo e todos , só que nós cristãos temos que ter uma postura diferente .

Não fique em casa trancado com medo, sendo que jesus te convidou e ordenou para você fazer parte da grande comissão: ir e fazer discípulos. no salmos 146 –5 “ bem aventurado aquele cuja esperança está em Deus”.


Se você está passando por lutas não dê lugar ao medo, porque esta provação está alimentando a sua esperança, e isto contribui para a cura definitiva do medo. No capitulo 5 de Romanos versículo 5 “diz que a esperança não traz confusão porque o amor de deus está derramado em nossos corações.”

O medo é uma porta que deixamos aberta para que o inimigo possa usar, para nos lançar opressão.

È necessário que nós cristãos sejamos livres pela fé , amor e esperança . O medo é uma arma que o Diabo usa para nos oprimir e tentar nos levar a cometer pecado . 

O primeiro passo para você que ainda não aceitou Jesus , e vive com sua alma aprisionada por Satanás em vários tipos de medos é reconhecer a soberania do Senhor Jesus para te libertar de todos os medos .

Você quer vencer o medo ?  Existe um caminho : Fazer  da oração um hábito , ore em todo tempo , oração é falar com Deus e saber que podemos confiar nele como Senhor e ajudador .

Quando orar, ore com intensidade, até Deus responder ;orar com vigilância.; vigiar é olhar para Deus. Olhe para o hoje, deixe o amanhã para Deus.

.E diante dos problemas não devemos jamais fugir , mas sim, ficar e enfrentar o problema . Não vamos fazer como Jonas que fugiu das sua missão dada por Deus por medo .

Não somos cristãos por nascimento e sim por escolha
Então fica a pergunta como posso enfrentar meus medos que são tantos ? Partindo para cima deles . 

Como cristãos  so devemos  ter medo de confiar em nossa própria força . E medo de largarmos as maos de Deus e  tentarmos trilhar nossa jornada cristã sozinhos . 

O amor de Jesus expulsa o temor e faz a diferença. A Bíblia diz que o amor perfeito lança fora o temor. ( I João 4:18).

















Sofia Panachevsky
Enviado por Sofia Panachevsky em 18/07/2011
Reeditado em 19/07/2011
Código do texto: T3103775
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.