A SABEDORIA NOS ADVERTE

A SABEDORIA NOS ADVERTE

O Capítulo 6 de Provérbios nos faz algumas advertências sobre situações que podem se tornar embaraçosas para nossa vida. Nele encontramos advertências sobre ser fiador, sobre a maldade, sobre a mulher adúltera e sobre a preguiça.

No cinco primeiros versículos o escritor, possivelmente, fala de uma experiência vivida sendo fiador de alguém. Ele expressa sua aversão a essa escolha. Para o autor é como se a pessoa estivesse preso a algo que é uma armadilha. Então ele aconselha “livra-te”. Essas palavras indicam quanto transtorno ele sofreu agindo como fiador de alguém. A questão não é simplesmente ser ou não, mas avaliar as consequências que lhe poderá trazer se este não cumprir com seu dever.

Nos vs. 6-11, observamos a exortação que ele faz sobre a preguiça. Neste caso é citado a formiga como o maior exemplo de esforço e trabalho. O instinto trabalhador do inseto envergonha a humanidade preguiçosa. Provérbios condena a passividade do malandro, a falta de iniciativa, o hábito da procrastinação, a obviedade para os resultados calamitosos, a falta de disciplina e, com certeza, a apatia espiritual. Provérbios ensina ao homem que planeje seus objetivos e procure alcança-los com seu trabalho e dedicação, não esperando tê-los de maneira fácil e sem trabalhar.

Os vs. 12-19, mostra o ensino sobre desviar-se do mal, o escritor nos ensina afastar-se daqueles que tem a perversidade como algo precioso em sua vida. O homem mal anda fazendo o mal e produzindo discórdias nos corações e ambientes que vive. No vs. 17 ele fala sobre a língua mentirosa, aqui a mentira é uma característica inata da personalidade, falando sem nenhuma preocupação ou cuidado com a verdade. A língua mentirosa destrói os relacionamentos e rompe sua comunhão com Deus, porque semeia a discórdia e separação. Devemos atentar nossos ouvidos e viver de maneira sábia as advertências da SABEDORIA para sermos livres de tais situações. Deus te abençoe e te dê sabedoria!

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 21/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 21/07/2011
Código do texto: T3109265
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.