ESTUDO BÍBLICO - 6

ESTUDO BÍBLICO (Livro Sapiencial. Sabedoria1, 1-5)

ANTONI BIGCUORE*

Último livro do Antigo Testamento. Provavelmente escrito no ano 50 a.C., supostamente pelo Rei Salomão. Ele surgiu dentro de um contexto socioeconômico meio perturbado, pois a influência da cultura grega era muito forte, sobretudo, em Alexandria. Pois bem, nela moravam cerca de 200.000 judeus que sofriam muitas pressões para deixar de lado as suas crenças e incorporando a cultura politeísta grega da época.

O autor incentiva, através dele, a fé e a esperança em seu Deus Javé e sua justiça. O povo judeu entende que seu Deus Javé é o único Deus verdadeiro que o liberta sempre de suas tribulações.

O livro começa assim: “Amem a justiça, vocês que governam a terra. Pensem corretamente no Senhor e o procurem de coração sincero. Pois ele deixa encontrar por aqueles que não o tentam, e se manifesta para aqueles que não recusam acreditar nele.

“4-A sabedoria não entra na alma que pratica o mal, nem habita num corpo que é escravo do pecado. O Espírito Santo, que educa, foge da fraude, afasta-se dos pensamentos insensatos, e é expulso quando sobrevém a injustiça(5)”. (inspirado em 20.07.2011).

****************************************************

(*)autor é escritor, cantor e compositor em Sao Paulo,sp.

****************************************************