AFSTAR-SE DA PROSTITUIÇÃO

AFASTAR-SE DA PROSTITUIÇÃO

O capítulo 7 de Provérbios ressalta o cuidado que devemos ter com a mulher adúltera. Desde o inicio do livro esse tema (o ADULTÉRIO) é tratado com muita ênfase, visto que em toda a Bíblia é um dos temas apontados que pode desviar o homem dos caminhos do Senhor. Nos vs. 6-23 vemos uma história triste de um possível encontro entre um jovem e uma prostituta. Neste caso ele se apresenta aos simples, aqueles que necessitam de juízo e bom senso. Ele se apresenta com uma delicia de amores e se revela dando a esses desonra e morte. Os atos da prostituta são laços de morte e destruição, por isso somos instruídos a desviar-se delas. O texto não fala somente das profissionais do sexo, aquelas que vendem seus corpos, seus carinhos por dinheiro, mas alerta-nos também sobre a vizinha mal intencionada, a colega de trabalho insensata ou, talvez, a que se pode encontrar na rua. No vs. 14, diz: “Sacrifícios pacíficos tinha eu de oferecer; paguei hoje os meus votos”. Aqui o autor mostra que ela foi obediente a partes menores e letras (as partes mais fáceis) da Lei, esse texto mostra que ela tenta compensar sua imoralidade com um voto religioso. Assim uma religião formal e cerimonial pode observar um tipo de piedade mecânica, enquanto se rebela e está cega quanto as questões mais importantes a serem respeitadas da Lei, Jesus condenava severamente a negligência daquilo que era mais importante. O QUE NOS ADIANTA SERVIR POR PARTES? OU RESPEITAR SÓ AS COISAS MENORES DA LEI, AQUELAS QUE CONSEGUIMOS VIVER COM FACILIDADE? Dentro desse contexto há uma comparação daqueles que servem a Cristo parcialmente com uma prostituta, porque seguem só o que lhe convém. É um grande engano pensar que, ir à igreja todos os domingos, andar encapuzado, comer isso e aquilo não, orar 30 horas/dia e fazer campanhas de 365 dias, vai trazer benefícios se o coração não estiver totalmente ENTREGUE a Cristo, disposto a OUVIR o Espírito Santo e a viver a VONTADE do Pai Eterno. Não se engane! Deus ama as prostitutas e quer muito sua comunhão, mas abomina os atos pecaminosos delas!

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 22/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 22/07/2011
Código do texto: T3111612
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.