LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 31 julho 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 31/07/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

18º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Nesta reunião dominical, o Senhor nos alimenta gratuitamente com o Pão do Céu, realizando,

assim, a profecia dos novos tempos, quando todos poderão comer e beber com fartura sem nada pagar. O milagre da multiplicação dos pães já é indício de que o tempo da graça chegou. Celebremos, pois, esta Eucaristia, e alimen¬temo-nos com o Pão da vida e da imortalidade.

LITURGIA DA PALAVRA

Assim como as multidões ouviam com prazer as palavras de Jesus, ouçamos as leituras sagradas, para que possamos nos transformar em novas criaturas.

PRIMEIRA LEITURA (Is 55,1-3)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

Assim diz o Senhor:

1 “Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que

não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde

comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite, sem nenhuma

paga.

2 Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão,

desperdiçar o salário senão com satisfação completa?

Ouvi-me com atenção, e alimentai-vos bem, para deleite

e revigoramento do vosso corpo.

3 Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida;

farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as

graças concedidas a Davi”.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 144 (145)

(HL3 p. 141 - Fx 21)

Vós abris a vossa mão * e saciais os vossos filhos.

1. Misericórdia e piedade é o Senhor, * ele é amor, é paciência, é compaixão. * O Senhor é muito bom para com todos * sua ternura abraça toda criatura.

2. Todos os olhos, ó Senhor, em vós esperam * e vós lhes dais no tempo certo o alimento. * Vós abris a vossa mão prodigamente * e saciais todo ser vivo com fartura.

3. É justo o Senhor em seus caminhos, * é santo em toda obra que ele faz. * Ele está perto da pessoa que o invoca, * de todo aquele que o invoca lealmente.

SEGUNDA LEITURA (Rm 8,35.37-39)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos:

35 Quem nos separará do amor de Cristo? Tribulação?

Angústia? Perseguição? Fome? Nudez? Perigo? Espada?

37 Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele

que nos amou!

38 Tenho a certeza de que nem a morte, nem a vida, nem

os anjos, nem os poderes celestiais, nem o presente, nem

o futuro, nem as forças cósmicas, (39) nem a altura, nem

a profundeza, nem outra criatura qualquer, será capaz de

nos separar do amor de Deus por nós, manifestado em

Cristo Jesus, nosso Senhor.

-Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(HL 3, p. 213-214 - Fx 25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)

O homem não vive só de pão * mas de toda palavra que sai * da boca de Deus, não só de pão. * Amém! Aleluia! Aleluia!

10. EVANGELHO (Mt 14,13-21)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (13) quando soube da morte de João Batista,

Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado.

Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das

cidades e o seguiram a pé.

14 Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se

de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.

15 Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus

e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada.

Despede as multidões, para que possam ir aos povoados

comprar comida!”

16 Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora.

Dai-lhes vós mesmos de comer!”

17 Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães

e dois peixes”.

18 Jesus disse: “Trazei-os aqui”.

19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na

grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes,

ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção.

Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos.

Os discípulos os distribuíram às multidões.

20 Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que

sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios.

21 E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil

homens, sem contar mulheres e crianças.

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

No Evangelho de hoje, Mateus nos fala da grande multidão que seguia Jesus, para onde quer que Ele fosse, e usa uma palavra muito forte para se referir ao sentimento de Jesus, ele diz que o Mestre sentiu compaixão da multidão.

Compaixão é muito mais que uma simples preocupação, principalmente quando estamos falando de Jesus. Compaixão no seu sentido mais amplo, no seu sentido divino, é um sentimento que está muito longe do entendimento humano.

Para nós, compaixão está ligada à uma preocupação superficial, que chamamos de “pena”, “dó” ou qualquer outra coisa que sentimos por um doente, moribundo, ou marginalizado. Compaixão é algo que vai muito além de ficar penalizado ou doar o que nos sobra. Para Jesus, compaixão é sinônimo de amor.

Jesus se compadece da multidão, cura os doentes e dá o pão da palavra para aqueles que o procuram. Dá também o pão alimento, símbolo da vida. Multiplica e distribui o alimento que, ainda hoje é tão escasso em nossas mesas.

Milhares e milhares morrem de fome em todo mundo. Outros milhares dependem de leito hospitalar, remédios, exames complementares e até mesmo de uma palavra de conforto, e isso nos deixa (entre aspas) “extremamente compadecidos”.

Não basta sentimentalismo externo, é preciso ação. Como dissemos, compaixão é sinônimo de amor e, amor é doação, portanto, o amor só está presente na entrega, na partilha. Ninguém é feliz sozinho, felicidade para ser completa, tem que ser compartilhada.

Partilhar, repartir são verbos ainda muito pouco utilizados. Em compensação, um verbo que está sempre presente nas rodas de amigos, que tem presença obrigatória nos “papos” informais ou de negócios, é o verbo multiplicar. Só que não é a multiplicação de pães, nem de empregos. A preocupação é com a multiplicação de renda, de poder e de centralização de bens.

Com Jesus é diferente. Onde Cristo está presente, ali está a fraternidade. Os cinco mil homens que o evangelho se refere simbolizam o mundo da época, o povo de Israel. Porém, o mundo atual também sente fome de Deus e precisa ser saciado. O mundo precisa conhecer Jesus, o Verdadeiro Pão.

Os primeiros cristãos causavam inveja, porque tudo repartiam e por isso, não havia necessitados entre eles. Vamos imitá-los? Vamos provocar inveja nos que nos rodeiam, vamos viver a alegria de partilhar o pão, a saúde, o emprego, as riquezas, enfim, vamos viver a emoção maior de partilhar o amor.

jorgelorente@ig.com.br – 31/julho/2011

Liturgia de Missa
Enviado por Antônio Oliveira em 25/07/2011
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T3117159