CONTRASTE ENTRE O JUSTO E O PERVERSO

CONTRASTE ENTRE O JUSTO E O PERVERSO

O Capítulo 10 de Provérbios apresenta uma comparação dando um contraste entre o justo e o perverso. Agora a alegria e a tristeza são sentidas por ambos, antes mostrada somente a figura do pai, neste momento a mãe se apresenta como alguém que babe muito bem o valor e se interessa em conhecer os caminhos do filho. Por motivo da construção poética e tradicional daquela cultura em quase todos os casos o pai é mais exposto demonstrando a função de sacerdote, líder e responsável pelo lar e toda a sua família. Justo neste contexto significa aquele que teme ao Senhor e procura ouvir as palavras da Sabedoria Divina. O insensato pode ser uma alusão àquele que escuta as palavras sábias, mas trata-as com desdenho e não lhe dá muita atenção. Observamos com clareza a diferença que há entre a vida dos justos e dos insensatos. O sábio de coração aceita os ensinamentos do Senhor e os guarda para que aja sucesso em sua vida e seus dias se prolonguem. Quando isso acontece então as bênçãos do Senhor o alcança trazendo vida e tornando-o grande perante os homens, porque ela não acrescenta dores nem perturbações. O justo por ser temente a Deus passa por lutas, tempestades, desafios, tribulações e temores, mas a mão do Senhor está com ele para sustentar e livrar de todos esses momentos difíceis. Passado todos esse período difícil em sua vida a alegria faz morada no coração do justo, Deus dá-lhe a esperança necessitada para que ele viva pelos caminhos de vida. O insensato perverte seus caminhos e seus lábios arruínam a vida com suas palavras torpes e mentirosas. O tesouro dos insensatos é a impiedade, por isso eles caem em poços de maldade e perversidade. No vs. Vemos o grande desejo dos insensatos: “Para o insensato, praticar a maldade é divertimento...” e na sua boca só há palavras maldosas e de destruição. Para terminar reflita neste texto do vs. 30: “O justo jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra”.

FOCO NA PALAVRA: Edinaldo Formiga. São Paulo: 25/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 26/07/2011
Código do texto: T3119710
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.