PRATICANDO A JUSTIÇA

PRATICANDO A JUSTIÇA

O Capítulo 11 de Provérbios começa nos primeiros nove versículos mostrando o viver do ímpio e do justo. A Sabedoria, a integridade e a justiça farão o diferencial na vida dos indivíduos, aqueles que não atentam para esses três aspectos na Palavra de Deus se fartarão nos seus próprios problemas e lutas na vida. A Sabedoria os livra do mal e instrui-os a viver nos melhores caminhos, passando por alternativas que lhe trarão vida e dando escapes para as circunstâncias mais difíceis do dia a dia. A integridade é a honestidade e a incorruptibilidade da pessoa, esses aspectos ajuda a pessoa que tem o conhecimento da Sabedoria a não desviar-se dos seus caminhos, ajuda a não misturar-se com o mal e as pessoas que maquinam a perversidade. E a justiça produz o efeito de agir como compete, sem abusos e pesos morais sobre outrem. A justiça é personificada como uma boa cidadã, apreciada por todos os moradores da cidade. Apresentada com alguém que, de fato, tem a medida exata e conforme os atos de cada um. A sociedade que não a tem como sua “amiga” perde-se por ter muitos juízes e falsos justiceiros. Mas quando trata a justiça como algo precioso então alcança sucesso, paz e crescimento. Quando a sociedade tem homens comprometidos com a justiça ela também terá segurança e bons conselhos em todos os momentos, e torna-se uma sociedade saudável.

Procurar viver o bem deveria ser algo muito importante para todos os homens, deixar os padrões de maldade de lado seria a melhor opção para um mundo mais sadio e com menos desgraça, mas o coração do homem é enganoso e sua tendência é fazer o mal. Porém a palavra de Deus nos afirma que todos serão julgados, a começar pelos justos e depois os perversos. Veja o texto no vs. 31: “Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!”.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 26/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 26/07/2011
Código do texto: T3119798
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.