GUARDA O TEU CORAÇÃO

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. “(Pv .4:23)

   Todos nós devemos guardar os nossos corações . Este é um princípio bíblico ,devemos cuidar de nossos corações de modo que ele não fique envolvido emocionalmente sem a proteção de um compromisso.
    Quando deixamos nosso coração desprotegido e nos unimos a pessoa errada , ele fica exposto a uma grande mágoa ou dano . Que deixarão cicatrizes , feridas .

    A maioria das pessoas estão ansiosas para encontrar alguém especial seja o homem ou a mulher .Se permitindo até mesmo um envolvimento físico quando sabem que não deveriam .Que a palavra de Deus é contrária a sexo , intimidade fora do casamento .
    Mas a ansiedade por viver uma linda história de amor , tem levado muitos corresponderem a primeiro homem ou primeira mulher que aparece . Acreditando ser a pessoa certa ,o príncipe encantado ou princesa perfeita .
    È fácil termos convicções o difícil e defendê-las , principalmente quando você tem que resistir a uma pessoa interessante pelo qual você se permitiu ficar apaixonada (0). Por que paixão é algo que cultivamos , que nos permitimos sentir .
   Não acredite na sua força para lidar com a situação de estar sozinha com uma pessoa pelo qual se sente atraída (0) .
    Toda relação é relativamente fácil de ser rompida , esquecida, se não houver um envolvimento físico .    Quando nos envolvemos fisicamente torna-se bem mais complicado romper os laços que nos une a uma outra pessoa .
   Para os jovens fica um conselho a virgindade é uma Dádiva linda, que você traz para o matrimônio .Tenha a consciência de que a virgindade não é garantia de felicidade matrimonial . Mas certamente que não acarretará problemas , ao contrário te será benéfico .Já que entrará no matrimônio sem vícios sexuais, feridas abertas por relações mal sucedidas nas quais seu corpo esteve envolvido .
   Numa relação há um envolvimento de corpo , alma e espirito . E neste caso sua alma até poderá já ter estado envolvida com alguém , mas teu corpo não .
   Qual de nós não lembramos com saudades e até nostalgia daquele primeiro amor ? Quando tínhamos uns 11, 12 anos . O amor platônico ? Que muitas vezes era mesmo um amor impossível , por um artista , um vizinho mais velho , um professor .
    Lembramos com saudades das pernas bambas , da falta de palavras , do rubor que cobria nosso rosto .Amor inocente . Sem envolvimento do corpo . Um amor de alma . Onde só a descoberta dos novos sentimentos estavam envolvidos .
     Na maioria das vezes os amores onde não há envolvimento físico , são isso uma doce ou amarga lembrança .Uma ferida cicatrizada . Já nas relações que se rompe onde houve envolvimento físico tudo é tão mais complicado .
    Fica cicatrizes, feridas abertas e muitas vezes filhos concebidos sem amor pagando um alto preço por um momento de prazer de seus pais .
    Sentimentos de ódio . As pessoas tendem a se sentirem usadas umas pelas outras . E sinceramente nenhuma modernidade , vai mudar isso .Quando nos envolvemos , sempre nos sentiremos usados quando não somos correspondidos .
   Em nome deste tipo de amor quantos tem morrido , matado , estão no cárcere .Não quero levantar bandeiras só expor um ponto vista .
     Mostrar para você jovem que ainda se encontra puro , cheio de incertezas de pessoa e momento certo nas suas relações que vale a pena se preservar .
     Há benefícios em se santificar , em não se macular com este mundo e suas ideologias contrárias a palavra de Deus .
     A bíblia nos traz dois relatos belíssimos de dois jovens íntegros que se preservaram e foram muito abençoados por Deus : Daniel e José que tiveram uma vida similar .
   Foram elevados ao cargo mais alto do reino (Dn 2:48), mantiveram suas vidas espirituais em meio a uma corte pagã, (Dn 6:10).
     Daniel  passou o começo de sua vida sob o reino de Deus, em Judá. Daí, como príncipe adolescente, foi levado junto com seus nobres companheiros judeus para Babilônia, para ali viver durante a ascensão e a queda da terceira potência mundial na história da Bíblia.

     Daniel um jovem judeu levado cativo em Babilônia. Foi trazido perante o rei Nabucodonosor em sua juventude e instruído na língua e nas ciências babilônicas mas que estava determinado a guardar seu coração .
     Devemos nos lembrar que o sexo é uma boa coisa criada por Deus (Gn 2.18).Trata-se de um instinto natural que não pode ser ignorado. Basta lermos a Bíblia. A força do sexo é antiga.
   As práticas sexuais indevidas existem desde que o homem é homem.Em Gênesis (Gn 39), vemos a vitória de José sobre a tentação do sexo.

    Todas as práticas sexuais pervertidas que Deus condena estão exemplificadas em sua palavra: o sexo fora do casamento, o homossexualismo, o estupro, etc.
    O chamado homem moderno, portanto, não inventou nada. Há mais facilidade para os encontros, inclusive “virtuais”.
    Ser sexualmente íntegro é uma demanda difícil da santificação. José é um exemplo de integridade sexual. Isso só foi possível por causa da sua postura de compromisso , fé e fidelidade a Deus .
    Mesmo vivendo em uma sociedade saturada de sexo , os pais devem discutir sobre sexo em casa , ter um diálogo com seus filhos assim como os maridos e esposas .
     Quando comparamos a vida destes dois jovem , podemos perceber que muitas vezes Deus não nos fala diretamente, mas nos conduz através das circunstâncias.
  Eles foram conduzidos através das circunstâncias . E você tem se deixado conduzir através das circunstâncias ?
   Foram um modelo de perseverança em confronto com as normas de vida moral e religiosa de uma sociedade corrompida  do ambiente em que estavam vivendo naquele momento de suas vidas .
    Vale a pena imitar o jovem Daniel e José ambos tiveram um comportamento diferenciado um no Egito e o outro na Babilônia .
   Como guardar o nosso coração ? Esta pergunta ecoa muitas vezes em nossas mentes .
    Pensamos será que é possível ? Acredito que sim . Naturalmente que requer esforço da nossa parte , vigilância com nossa imaginação , só assim podemos cuidar bem do nosso coração .
     Não desperdice horas preciosas do seu dia , fantasiando sobre homens ou mulheres por que isso pode se transformar em desejo .
   Evite ficar imaginando que alguém está interessado em você quando muitas vezes a pessoa só está sendo amigável .
     Não fique imaginando que o seu colega de trabalho olhou para você de forma diferente ,nao se iluda que só por que o vizinho te disse um oi acompanhado de um sorriso que ele esta a fim de você . Não alimente paixonites .
     Por que se o homem ou mulher com o qual você perdera tempo imaginando , sonhando , desejando não estiver interessado , você ficará magoado e se tiver alimentado muito sua imaginação você pode até ficar deprimida(o).Tudo isso por que perdeu tempo analisando sinais , buscando gestos significativos , quando na verdade não tinham significado algum para a outra pessoa .
   Faça bom uso do seu tempo . Leia um bom livro . Leia a bíblia tem resposta para tudo e é o livro mais lido no mundo todo .Não acha que tem algo de especial nela ?
   Não sou ou estou sendo negativa . È necessário encarar a realidade sobre as pessoas que nos demonstram atenção .
  Se estivermos ansiosos por uma relação. Corremos serio o risco de acreditarmos que qualquer  homem ou a mulher que se aproximar de nós são mais ternos , divertidos , inteligentes ,  ,mais bonitos , interessantes do que realmente são .
  Se formos vigilantes evitaremos envolvimento em relações inadequadas somente para não ficarmos sozinhos . Não vale a pena , as perdas a longo prazo não compensam os instantes ou momentos efêmeros de prazer .
   Você mulher não pense que um homem é sua chance de sair desta situação não coloque em uma relaçao todas as sua expectativas .Reflita quantas vezes acreditou nisso ? E quantas vezes terminou com o celular na mão esperando uma chamada que nunca chegou ?
    Quer ser feliz ? Ter uma relação abençoada . Não tenha pressa . Espere no Senhor . Escolha alguém que você sinta que realmente ame , para se envolver mais profundamente , ou melhor só se envolva profundamente com alguém com o qual você realmente tenha uma relação .
    O medo de ficar sozinha ou sozinho não deve ser o principal motivo para uma relação ou casamento .
    Só porque um homem demonstra algum interesse não é uma boa razão para supor que ele seja o homem certo para você e se jogar nos braços dele sem pensar .
     Infelizmente muitas mulheres estão ansiando por uma relação mais do que anseiam agradar a Deus.
  Muitas se apaixonam pelo amor . Mas o casamento é uma união de corpo , alma e espirito para glorificar o nome de Deus .
    Você pode pensar que não existe nada pior que está solteiro ou solteira ? mas existe sim . Esta casado com a pessoa errada . Preso em um matrimônio sem amor , sem respeito , sem carinho .
    O vazio da alma humana de um homem ou mulher jamais será preenchido por outro homem ou mulher .Apenas  Deus preenche o vazio de nossas almas .
    O mundo oferece uma forma de amar, namorar , ficar , diferente da idealizada por Deus para nós em sua palavra . 
    Os estragos feitos pela forma de entregar o coração em relações erradas no mundo , já conhecemos . Se dê a oportunidade de conhecer algo diferente , direcionado por Deus .
    Até o presente momento talvez todas as pessoas que passaram por sua vida e destroçaram seu coração você não tenha pedido a benção divina . Mude hoje a direção das suas relações .
  Coloque um ingrediente a mais , a fé e o comprometimento com a palavra de Deus .certamente que encontrarás a pessoa certa sob orientação divina .
    Não se relacione intimamente com seus amigos . E mais fácil perder o amigo ou amiga que ganhar um namorado , esposo ou esposa .
   Uma amizade pura e decente entre um homem e uma mulher , pode ser mantida independente de ele ser solteiro ou casado .
    Outro fato importante para guardar o coração e evitar passar muito tempo sozinha na companhia de um homem ou vice-versa seja você solteira ou casada .
  Quantos relacionamentos se inciaram assim : "somos bons amigos," "conversamos por horas ", "nem minha esposa (o) me compreende tanto ", "temos os mesmos gostos ."E acabaram em sexo sem compromisso, em destruição de lares , em adultério ou fornicação .
   Isso não quer dizer que você não possa ter amigos do sexo oposto . Claro que pode . Acredito nas amizades verdadeiras entre homens e mulheres .Desde que ambos estejam dentro da presença de Deus, fazendo a vontade de Deus . Se surgir a tentação do sexo como aconteceu com José que possam sair vitoriosos.
  Tome cuidado com as amigas bem intencionadas que por te verem sozinha ou sozinho , querem te empurrar alguém ,dizendo ele é tao lindo .
  Lembre -se que se ele for lindo e você souber que é impio não vale a pena investir nesta relação .
   Jugo desigual pode até algum dia se equilibrar , mas até equilibrar terá causado muito sofrimento , decepções .Tem experiências que é melhor nem vivencia-las .
    Finalmente, quando estiver em dúvida, rejeite. Não permaneça numa relação sobre a qual você tem dúvidas.
   Não case com alguém acreditando que ele vai mudar . Isto é insensatez . Se não te agrada as atitudes dele quanto bondade , seu caráter, sua teologia, o relacionamento dele com seus pais, seu estilo de vida ou qualquer outra coisa, recue, e talvez você devesse “cair fora”.
    Medite nos conselhos e opinião de seus pais. Mas não se case ou se relacione com alguém somente para agradá-los.
   Tenha uma visão bíblica de casamento. Faça amizades em grupos de cristãos. 
   Cultive um caráter bondoso em você porque o casamento amplifica tudo que você é. Procure um homem que pense como você: vocês concordam na doutrina? Vocês são culturalmente semelhantes? Ele é atraente pra você?.
    Esta história de que os opostos se atraem pode ser uma canoa furada , opostos podem se atrair mas também se destruírem .
   Seja realista, confie em Deus e fique satisfeita. “A benção do Senhor é que enriquece; e não acrescenta dores.” (Provérbios 10:22).