DISCIPLINA NÃO É ABUSO, É CORREÇÃO!

DISCIPLINA NÃO É ABUSO, É CORREÇÃO!

O Capítulo 13 de Provérbios trata de dois assuntos muito importantes que permeia as páginas de toda a Bíblia. Ele começa o texto falando sobre o refrear a língua e sobre a instrução aos filhos. Se pensarmos na importância desses temas e interessarmos em seguir as instruções, com certeza, evitamos muitos “choques relacionais”.

Cuidado com o que você falamos... O que sai de nossa boca são palavras construtivas ou são palavras de destruição? O Senhor Jesus diz que “o que contamina o homem é o que sai de seu interior”, ou seja, aquilo que está em seu coração. Cuidar daquilo que falamos é muito importante para nós, porque muitas vezes falamos o que não devemos, falamos o que não podemos falar, falamos algo e estragamos o cumprimento da vontade de Deus em nós e nos outros. Guardar nossa boca pode ser o remédio para evitarmos quebra de relacionamentos, problemas emocionais que são gerados por palavras torpes e nos previne contra possíveis queixas contra o próprio Deus. O teor dessa verdade é tão grande que a Palavra diz que “o insensato calado torna-se sábio”. Guardar a boca ou cuidar dos lábios também que dizer ter disciplina. No vs. 1, o texto afirma que o filho guarda a instrução de seu pai, mas o escarnecedor não lhe dá crédito. A disciplina é o lado mais corretivo do ensino, ela direciona o filho a seguir os bons preceitos da vida e a buscar as coisas agradáveis e de boa fama para sua vida. No vs. 24 fala sobre a correção de criança, a criança precisa de exortações, muita paciência e oportunidades para aprender como se comportar diante de situações difíceis da vida, incluindo aí o direito de falhar e aprender com os erros. A Bíblia faz clara distinção entre a disciplina e o abuso, ela condena a possível confusão que se pode fazer entre os dois termos. A DISCIPLINA NÃO É ABUSO, É CORREÇÃO! Nunca devemos causar prejuízos a uma criança por causa da correção, mas às vezes a disciplina é aplicada de forma dolorosa (sem danos físicos, morais ou espirituais), isso pode acontecer para o próprio bem da criança. A maneira como educamos influenciará muito em todos os aspectos de sua vida. A melhor herança que os pais podem deixar aos filhos é a BOA DISCIPLINA, porque ela não está sujeita a condição financeira, classe social ou racial. Dá uma boa disciplina aos filhos é sinal de honra para os pais. Cuide bem de seus filhos, porque eles são bênção para você e aos olhos de Deus.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 28/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 28/07/2011
Código do texto: T3124398
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.