A ALEGRIA RENOVA A ALMA

A ALEGRIA RENOVA A ALMA

O Capítulo 17 de Provérbios ensina-nos como ficarmos tranquilos, como revidar diante de situações complicadas geradas por relacionamentos desconectados e o valor de ter um amigo. Vivemos no mundo pós-moderno e isso nos faz agir de maneira perigosa, porque, algumas vezes, agimos fora do ensino e vontade de Deus. Se não ficarmos atentos somos sugados pelos pensamentos, desejos e vontades do mundo. Corremos um sério risco de viver uma vida desenfreada e de extremo ativismo. Quando isso acontece vivemos mais preocupados com as coisas desse mundo e deixamos aquilo que Deus dá de lado e torna-se insignificante. Os valores e necessidades mundanas se apresentam como o primordial em nossas vidas tirando-nos do foco que é a vida nos caminhos do Senhor e entregue a Ele. Ao deixarmos os caminhos, as verdades e os ensinos da Sabedoria nos afastamos daquilo que realmente deve ser o mais importante para nós. Se isso acontece passamos a viver de qualquer jeito e tudo o que vier é lucro. Nessa caminhada podemos encontrar pessoas que nos faça algum mal. Seja algo fácil de perdoar e esquecer ou algo que deixe uma ferida muito grande na alma. E o que esse Capitulo nos ensina é que não podemos pagar com a mesma moeda as injurias e prejuízos que nos causam. Somos muito tentados a retribuir aquilo que recebemos com a mesma intensidade, nível e ferramenta, mas somos ensinados a perdoar e afastar-se do mal por mais difícil que seja. Se seguimos os caminhos da Verdade divina, com certeza, por amor Deus nos dará muitas bênçãos. Uma grande bênção é ter um amigo. No vs. 17, o texto fala de amigo no sentido mais intimo, camarada, companheiro. Está claro que há a necessidade de termos bons amigos, aqueles com quem podemos contar nos tempos bons e difíceis da vida. O papel do bom amigo, segundo Provérbios, é amar seus companheiros independente de situações. O amor do amigo deve ser acima e superar todas as condições. Viver uma vida na presença de Deus, ser sábio para perdoar e amar os que nos perseguem e ter bons amigos gera dentro de nossa alma momentos felizes, MOMENTOS DE ALEGRIA COM O SENHOR! E essa alegria renova a alma!

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 01/08/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 01/08/2011
Código do texto: T3133585
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.