UMA PERGUNTA QUE MUITAS VEZES PERTUBA OS CRISTÃOS : E SE EU PECAR ?
TEMOS UM ADVOGADO JUNTO AO PAI, JESUS CRISTO , O JUSTO.

     Quando nos convertemos tomamos uma resolução decidimos não levar mais uma vida de pecados , começamos uma nova vida de dependência total de Deus ,e obediência a sua palavra .
   Mas apesar de nossa determinação em não pecarmos mais , em nos santificarmos . Satanás intensifica os seus esforços para nos reconquistar . Temos que enfrentar diariamente uma realidade de luta contra as tentações e provações que vem sobre nós .
     Quando aceitamos a Jesus Cristo , é como se nos alistássemos em um exército . Na verdade nos alistamos mesmo no exercito de Cristo . E entramos para a guerra declarada contra o Diabo . Um inimigo perseverante que não aceita de forma alguma que perdeu as nossas vidas . Que não somos e nem queremos mais ser seus súditos .
    Infelizmente, muitas vezes perdemos algumas batalhas para este inimigo e pecamos . E surge a pergunta e agora eu pequei ? Se pecarmos temos um advogado , ele nos defende diante do pai .
     Muitas dúvidas enchem os nossos corações quando mesmo sendo salvos e tendo a certeza da nossa salvação , pecamos . Quando pecamos rompemos a nossa comunhão com Deus . E ficamos tristes e confusos , com muitas dúvidas : e agora perdi minha salvação ? Não consigo ser cristão ? Isso não é para mim ? "Não deis lugar ao Diabo" (Ef 4.27). Este é o momento de não darmos lugar ao Diabo , não podemos ouvi-lo . Por que a palavra de Deus nos afirma que em 1João 2.1 “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”
         Temos um advogado Jesus Cristo junto ao pai para interceder por nós . Evite e lute contra o pecado , mas se porventura pecar , não desista da sua fé , nem da salvação . Por que a bíblia está escrito que aquele que confessa e deixa alcança misericórdia , e que o nosso Deus é misericordioso .”O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” (Pv 28.13).
     É preciso encontrar forças para permanecer na guerra ainda que se perca uma batalha . Sinceramente espero que tomar conhecimento da possibilidade de pecar mesmo sendo salvo , e ter a certeza que Jesus te perdoa ,o ajude a continuar sua caminhada com o Senhor , a não desistir.
      A nossa vida tem um valor imensurável para Deus . Jesus deixou isso bem claro quando disse :”Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” (Mateus 16.26).
        Você acredita mesmo que um Deus que envia seu filho unigênito para morrer em nosso lugar , desistira da sua salvação tão facilmente . “Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15.7). Deus nos ama , e quando nos arrependemos de nossos pecados a alegria no céu . Neste momento , mate Satanás de raiva , e deixe o céu se alegrar , confesse o se pecado e o deixe . Você é um salvo em Cristo Jesus .
          A bíblia nos diz que aquele que está de pé olhe para que não caia . E também que Deus não nos dá provação maior do que podemos suportar . Nós não estamos sozinhos a mercê do Diabo .
       Vejamos o que a bíblia nos diz em (,1 Corintios 10.12-13)” Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia,”Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” Confie nessa promessa de Deus , ele nós dá o escape , mas depende de nós aceitarmos ou não a sua ajuda .Toda a nossa vida cristã esta baseada na nossa liberdade de escolher .
       Quando Satanás te apresentar o pecado , lembre-se que você pode escolher não pecar . Mas, se pecar lembre-se que podemos voltar atrás pedir perdão e continuar a nossa jornada , permanecer na guerra ."Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis" 1 João 2:1).
        Deus não retira de nós as provações e as tentações elas farão parte de nossa vida cristã sempre .Estamos em processo de aperfeiçoamento , e as provações e tentações são essenciais para o nosso crescimento e desenvolvimento espiritual ."Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmo nos enganamos, e a verdade não está em nós" S 1 João 1:8) . Acredito que quando o apóstolo João escreveu esta verdade ele não queria dizer que temos que conviver com o pecado , nem que ele deva fazer parte de nossas vidas .
       Ele só nos lembra da nossa condição de pecadores . Satanás quando nos tenta para pecarmos não mostra as conseqüências do pecado . Ele pinta um quadro bonito e te apresenta ele , mas a bíblia nos revela o quadro verdadeiro do pecado e suas terríveis conseqüências . O pecado e doloroso para nós e também para Deus . O senhor ama o pecador , mas abomina o pecado . Certamente se pecarmos romperemos nosso relacionamento com Deus .O profeta Isaías nos diz ;”Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça..”( Isaías 59.2)
        O filho de Deus que peca , pode ser purificado novamente pelo poder que há no sangue de Jesus Cristo . Deus criou um modo de nossos pecados serem perdoados .
        O sangue de Jesus tem poder para nos purificar de todos os pecados . Quanto a nossa pergunta inicial e se eu pecar ? A resposta Jesus já nos deu na sua palavra . Se você pecar,“Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro" (1 João 2:1-2).
       Que promessa maravilhosa , creia nesta promessa , não acredite nas mentiras de Satanás , ele tem turbado o teu coração , te enchido de tristeza . Ele tentará te destruir se você pecar , mas não se deixe destruir . Acredite nas promessas de Deus ,"Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 1:7).
        O desejo de Deus e curar seus filhos que por algum motivo se afastaram dele pecando .Diga a ele: "Pai, pequei . . . diante de ti" (Lucas 15:18). Não tenha vergonha faça como o filho pródigo , retorne aos braços do pai ."Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
     Por fim não se entregue , se a sua transgressão tem pesado sobre seus ombros , e você se encontra sem forças para sair deste pecado . Nesse caso, "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados" (Tiago 5:16). Busque um companheiro cristão para te ajudar na batalha ,para orar com você . Lembre -se você esta numa guerra , e na guerra quando um soldado é ferido o outro o ajuda .
      Não desista de servir a Deus , permaneça no Senhor . Seja um imitador de Paulo , que disse :"Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus" (Filipenses 3:12).
       Não somos perfeitos , mas devemos prosseguir nesse caminho que é Jesus . “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. Suporte a tentação com perseverança , por que aos aprovados Deus irá recompensar , com a coroa da vida . Não permita que nessa guerra o inimigo tire de você a sua coroa da vida eterna , que é o bem mais precioso que temos .