A VERDADEIRA VIDA

Antoni BigCuore*

Evangelho: Mateus (Mt 16, 21-27)

Quem “Perder” a vida para ganhá-la!

***************************************************

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.

22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!" 23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: "Vai para longe, satanás!

Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!" 24Então Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.

25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta".

****************************************************

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE: Pelo texto, depreendemos que Pedro simbolizada uma “pedra”, um obstáculo, à missão de Jesus, naquele momento. Por isto, o Mestre diz: “afasta-te de mim Satanás”. Satanás é sinônimo de Adversário. Pedro não tinha, ainda, a percepção clara da missão que aguardava Jesus e, mesmo a sua, como Apóstolo e futuro chefe da Igreja de Cristo. Pedro pensava humanamente e Jesus divinamente, eis a grande diferença!. Posteriormente, ele vai entender tudo o que o Mestre lhe havia dito. Quando ele O nega três vezes, antes do galo cantar, “a ficha cai” na mente de Pedro e passa a entender o porque de todo aquele sofrimento.

Conclusão: Jesus nos propõe a verdadeira vida. Quem a perder (gastá-la com as coisas do Reino, com doações de si mesmo aos mais fracos e oprimidos) neste mundo, vai ganhar o cêntuplo na vida futura. Minhas irmãs e meus irmãos, façamos de nossas vidas, um instrumento de paz, alegria, harmonia, levando sempre, por onde passarmos, este Espírito de Jesus, que tanto fascinou os discípulos de sua época, bem como agora 2.011, continua a fascinar e fascinará até a consumação dos séculos!.Amém!

Santo domingo a todos meus leitores e leitoras! Shalom!

****************************************************

(*)autor é Escritor, cantor e compositor. Acesse e divulgue o seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com - (texto inspirado em sp.sp., 28.08.2011, domingo, às 8,55 hrs.)

****************************************************