VENCENDO A INSÔNIA : PARA DORMIR DESCANSADO 
CONFIE EM DEUS .

“E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro. E deitar-te-ás, e ninguém te espantará; muitos acariciarão o teu rosto”. (Jó 11:18,19 ).


    Quem nunca passou uma noite insone , sem dormir , sem sono , horas a fio , contando carneirinhos , pensando , triste, aflito , com medo , mesmo aqueles que não sofrem de insonia podem ter tido uma noite insone em suas vidas .
   Vejamos a definição de insônia no dicionário para entendermos melhor o que é esta doença e como ela se manifesta : é um distúrbio de sono caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo. Do ponto de vista polissonográfico, é acompanhada de alterações na indução, na continuidade e na estrutura do sono. Geralmente aparece no adulto jovem, é mais frequente na mulher e tem um desenvolvimento crônico. É o transtorno de sono mais comum, respondendo por cerca de 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problemas do sono. Cerca de metade dos pacientes com insônia também tem depressão maior. Frequentemente o paciente com diagnóstico de insônia primária apresenta dificuldade para começar a dormir e acorda seguidamente durante a noite, sendo incomum uma queixa isolada de sono não reparador.
  Para dizer como vencermos a insonia pela fé na palavra de Deus , é necessário termos um bom conhecimento do que é a insonia , e o que os médicos dizem sobre este distúrbio do sono que incomoda muita gente , inclusive cristãos .
   Em seu site o Drº Drausio Varella , disse que a insônia se caracteriza pela incapacidade de conciliar o sono e pode manifestar-se em seu período inicial, intermediário ou final.
   O tempo necessário para um sono reparador varia de uma pessoa para outra. A maioria, porém, precisa dormir de sete a oito horas para acordar bem disposta. Pesquisas recentes sugerem que aqueles que consideram suficientes quatro ou cinco horas de sono por noite, na realidade, necessitariam dormir mais. Aparentemente, pessoas mais velhas dormem menos. Entretanto, o tempo que passam dormindo pode ser exatamente o mesmo da mocidade, dividido em períodos mais curtos e de sono mais superficial.
   Localizar as causas da insônia pode ser facilitado pela poli-sonografia, um exame que monitora o paciente enquanto dorme.
   A insônia pode ser tratada com medicamentos que devem ser prescritos pelo médico. Não se automedique. È importante procurar o diagnostico de um medico para que se descubra as causas da insonia .
   Segundo o Drº Drausio Varella em seu site ,(http://drauziovarella.com.br ) a insonia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste quotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.
  O referido Doutor também faz algumas recomendações interessantes aqueles que sofrem deste distúrbio ,algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica aqui citarei apenas algumas mas no site você encontrará todas as recomendações do médico: .
* Limite o consumo de cafeína presente no café, chás, colas, chocolates, etc. Até a cafeína usada como ingrediente de alguns alimentos pode prejudicar o sono das pessoas mais sensíveis;
* Converse com seu médico sobre os remédios que esteja usando. Certos medicamentos descongestionantes podem ser tão estimulantes quanto a cafeína;hi
* Exercite-se regularmente, mas não perto da hora de dormir. Atividade física regular é essencial para quem sofre de ansiedade e ajuda a dormir melhor. No entanto, a prática de exercícios vigorosos à noite pode atrapalhar o sono;
* Estabeleça uma rotina para seu horário de dormir e de despertar. O relógio biológico responde melhor se habituado a horários regulares. Mesmo nos finais de semana, tente manter o esquema estabelecido para os dias úteis;
* Tome um banho morno. Deixe a água escorrer pelo corpo durante algum tempo, pois isso ajuda a relaxar os músculos tensos
   O Doutor também faz uma advertência importante em seu site : Insônia crônica requer avaliação profissional. É indispensável descobrir o que está causando essa dificuldade para dormir, pois a ausência do sono reparador pode prejudicar a saúde física e mental dos indivíduos. Por isso, não é à toa que torturadores impedem que o acusado durma quando querem arrancar deles uma confissão.
    Estes são as recomendações de um médico , da ciência , que são válidas e de suma importância , mas como Cristã e alguém que já enfrentou este problema na pele. Tenho outras recomendações muito importantes para fazer a todos aqueles que sofrem com este distúrbio .
    A meditação na palavra de Deus , a oração ou seja o ato de falar e ouvir Deus , segue abaixo alguns versículos nos quais medito sempre que a insonia quer dar o ar da graça na minha vida , desde que conheci a Jesus . Esta é a forma que eu encontrei de obter vitória sobre este mal e que graças a Deus tem funcionado comigo , espero que ajude a você que também tem tentado vencer este distúrbio , nunca fiz uso de remédios , e nem faço para insonia . Tenho o melhor de todos remédios Jesus Cristo .
   Antes de dormir sempre oro ou seja converso com Deus , e ele para mim é uma pessoa com a qual converso mesmo , e que sei pela fé que mesmo eu não o vendo ele esta me ouvindo e cuida de mim . Na minha oração sempre peço ao Senhor um sono reparador , tranqüilo .
  Me deito e começo a meditar nesses versículos logo após orar a Deus dentro de poucos minutos estou dormindo . Sou Pedagoga , por isso que não me atrevi a da uma opinião sobre o assunto sem buscar o respaldo de um médico . Inclusive indicando o site de um médico respeitado por todos os brasileiros como Doutor Drausio Varella .
  Por meu próprio testemunho eu sei que existe razoes emocionais e espirituais relacionadas com com a insonia , que sempre nos deixa marcas no dia seguinte sejam físicas ou emocionais : olheiras , mau humor , desatenção . A ciência aponta saidas , mas eu encontrei a minha saída deste labirinto , Jesus Cristo .
   Hoje eu deito e durmo , fico meditando nos versículos , no que esta escrito e simplesmente durmo .”Eu me deitei e dormi; acordei, porque o SENHOR me sustentou.”(Salmos 3:5 ). Disse o salmista Davi ,sua confiança na proteção de Deus o fazia dormir traquilamente , hoje durmo tranquila por que confio em Deus . “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.”(Salmos 4:8).Esse famoso personagem da história de Israel não teve uma vida fácil, pois foi guerreiro, enfrentou perseguições, rebeliões e problemas familiares, no entanto fala do sono com a maior tranquilidade.
  Hoje deito em paz ainda que esteja cercada pelo perigo, violência , e durmo sem ter meu sono interrompido por pesadelos e medos , por que tenho plena confiança em Deus , assim como o rei Davi hoje tenho um sonho tranquilo e reparador durmo absolutamente bem, em qualquer circunstância e seja onde for.
   Não temo nada , por que confio em Deus .”Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,” (Salmos 91:5) . Um dia difícil não me faz mais perder o sono .” Quando te deitares, não temerás; sim, tu te deitarás, e o teu sono será suave.”(Provérbios 3:24). Por que confio na palavra de Deus e meu sono é suave , teve um tempo que nem sonhava mais , por que não dormia . Hoje não agradeço a Deus por cada um dos sonhos .
   A Bíblia cita o caso de três reis que tiveram insônia : Assuero, rei da Pérsia, Nabucodonosor, rei da Babilônia e Dário, rei da Pérsia. Ester 6.1,2; Dn 2.1 e Dn 6.18. Tendo um tempo recomendo ler os textos , até por que a palavra de Deus , foi quem trouxe alivio para eles .
    Por isso recomendo que você também se livre das noites em claro, de ver o dia amanhecer , deixe o futuro nas mãos de Deus , esqueça o passado ele não pode ser mudado mesmo , viva o presente , pois é ele quem define seu passado e futuro , ou seja , que te garante um bom sono e sonhos futuros . Confie em Deus , e tenha bom sono e sonhos .