UM ENCONTRO ESPECIAL : JESUS E SAULO NA ESTRADA DE DAMASCO     
    A conversão de Saulo é muito relevante para todos os cristãos justamente por que ele foi um perseguidor feroz dos seguidores de Cristo . E o ato de sua conversão na estrada de Damasco traz importantes revelações do cuidado de Cristo com seus seguidores ,e seu amor para com seus perseguidores . ”Saulo, porém, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote, e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, caso encontrasse alguns do Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém”. (Atos 9:1-2) .
  Refletindo nesses versículos notamos que Saulo elaborou um plano para destruir os Cristãos , mas Bíblia nos ensina que o coração do homem faz planos mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor foi o que aconteceu aqui . “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR.” (Pv 16:1).
  Quando Estevão o primeiro mártir do cristianismo morreu Saulo estava lá .“as testemunhas deixaram suas vestes ao pés de um jovem chamado Saulo” (Atos 7:58), que “Saulo consentia na sua morte”.Saulo tinha um profundo sentimento de ódio pelos seguidores de Cristo . Ele procurava cristãos de casa em casa , arrastando homens e mulheres para a prisão .
  Pelo texto notamos que o interesse dele era mantê-los em Jerusalém , e destruí-los , sem que tivessem tempo para disseminar o evangelho para outros lugares .( Atos 8.3).
 Mas, muitos já tinham fugido para Damasco , e na tentativa de impedir a propagação do evangelho , ele monta seu plano e persuade o sumo sacerdote a lhe da carta branca ou seja autorização escrita as sinagogas de Damasco para que, caso achasse alguem da seita dos nazarenos ele pudesse traze-lo presos .
  Saulo um homem com tanto conhecimento e nas coisas de Deus um completo ignorante , tanto que via o Cristianismo como uma seita . Ele foi um exterminador de Cristãos , prendeu, castigou e matou a muitos que seguidores de Cristo .
  Nos dias atuais não é diferente , temos muitos “Saulos” livres , perseguindo cristãos autênticos por ignorância , acreditando ser o cristianismo algo ruim, que dissemina violência e preconceitos , enquanto na verdade os Cristão pregam o amor , o respeito ao próximo , comunhão e unidade .
  Entretanto no Caminho para Damasco Saulo teve seus projetos, planos , e a vida mudados por Jesus . Foi transformado de perseguidor cruel a perseguido , de feroz assassino e exterminador de cristãos , em um cristão convertido, fiel e batizado .
   Certamente que Jesus já tinha falado muitas outras vezes a Saulo através de seus seguidores . Particularmente, eu tenho verdadeira paixão pela historia de Saulo , acho lindo a forma como Deus por sua graça infinita se revelou a Saulo , falou com ele , o chamou para o seu reino .
   Jesus tomou a iniciativa de ir até Saulo , mas este tinha a escolha de seguir ou não Jesus . “Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu; e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. Os homens que viajavam com ele quedaram-se emudecidos, ouvindo, na verdade, a voz, mas não vendo ninguém. Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via coisa alguma; e, guiando-o pela mão, conduziram-no a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.” (Atos 9:3-9)
    Muitos dizem que Saulo se converteu repentinamente , mas na verdade ele já vinha como perseguidor vendo Jesus na vida de cada um que prendia , que matava como no caso de estevão . Sua mente cheia de enganos e preconceitos o impediam de acreditar no que os servos de Deus pregava , mas ele já tinha ouvido e muito sobre Jesus .
   O que aconteceu no caminho de Damasco foi que as escamas dos seus olhos caíram , seus olhos se abriram ele pode ver que tudo que já tinha ouvido até ali , eram verdades , e não mentiras , como ele acreditava . Jesus lhe disse: “Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões” (Atos 26:14) . Provavelmente muitas das convicções de Saulo já estivessem , apesar de sua determinação em destruir os cristãos abaladas . Ele consentia na morte de Estevão provavelmente ouviu a pregação , e a oração deste por todos os seus opressores e matadores .
    Quando já estava quase completando sua viagem Jesus lhe aparece e lhe pergunta por que ele lhe persegue . Notamos alguns aspectos interessantes a serem observados nesse encontro :
   Primeiro Jesus chama Saulo pelo seu nome , ou seja perseguidor ou perseguido todos nós somos conhecidos do Senhor , Jesus sabe quem somos nós , estejamos fazendo a sua vontade ou não .
  Segundo quem persegue os servos de Cristo perseguem o próprio Cristo . Por que Saulo nunca perseguira o próprio cristo em pessoa , mas os seus seguidores .
Terceiro Jesus trata com nossos perseguidores só precisamos ter a mesma postura dos primeiros cristãos , que oravam como estevão orou para que o pecado não lhes fossem imputado .
   Naquele dia ele ouviu Jesus , e para Saulo Jesus estava morto , e tudo que diziam sobre ele eram mentiras . Mas, Jesus falou com ele , ele viu a luz resplandescente . Agora ele sabia que Jesus cristo estava vivo e que toda sua historia era verdadeira .
   Cristo jamais obrigaria Saulo a crer nele , a graça de deus alcançara aquele alma perturbada , inquieta e cheia de duvidas , para lhe trazer alivio . A diferença é que em vez dele vir ate jesus , e ser aliviado , Jesus foi até ele , e lhe deu uma oportunidade de salvação . Jesus o humilhou fazendo – cair no chão , fazendo-o conhecer o poder de Deus . Jesus o levou a pensar , quando lhe perguntou “Por que me persegues?”, apelando, assim, à sua razão e consciência, a fim de conscientizá-lo da tolice do mal que estava fazendo.
   A Bíblia não relata de a comitiva de paulo , converteu ou não , mas ele ouviram a voz, contudo não viram ninguém , ficaram emudecidos . E mesmo sem entenderem bem o que acontecia guiaram Saulo até a cidade . Aqueles que se exaltam serão humilhados . E foi exatamente o que aconteceu com Saulo , ele que ia a damasco todo orgulhoso , auto- confiante no papel que trazia assinado pelo sumo sacerdote , agora entrava na cidade cego e guiado pelas mãos dos outros . Um dia é da caça outro do caçador , diz um dito popular e aquele foi o dia do caçador virar caça , e ser capturado por Cristo a quem ele se opunha declaradamente . Jesus Cristo mudou a trajetória da vida de Saulo , escreveu uma nova historia para ele , acabou com sua carreira de perseguidor .
  O seu intenso desejo de destruir a todos que encontrassem e proferisse o nome de Jesus , mostra que ele estava perturbado com tudo que se relacionava a Cristo , e seu Seguidores .
    Saulo só se converteu pela graça soberana de Deus , e esta graça foi gradual , aos poucos Jesus foi entrando na mente e na consciência de Saulo , ate atingir o clímax na estrada de damasco .A graça divina não atropela a personalidade humana. Pelo contrário, faz com que os seres humanos sejam verdadeiramente humanos , pensem racionalmente .
   É o pecado que encarcera; a graça liberta. Portanto, a graça de Deus nos liberta da escravidão do nosso orgulho, preconceito e egocentrismo, fazendo-nos capaz de nos arrepender e crer.
  Em (atos 9:10-25), vimos como a igreja em Damasco recepcionou a Saulo este novo convertido ao evangelho de Cristo .
“Ora, havia em Damasco certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! Respondeu ele: Eis-me aqui, Senhor. Ordenou-lhe o Senhor: Levanta-te, vai à rua chamada Direita e procura em casa de Judas um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; e viu um homem chamado Ananias entrar e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. Respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; e aqui tem poder dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.
Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos,
disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo. Logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista: então, levantando-se, foi batizado.
E, tendo tomado alimento, ficou fortalecido. Depois demorou- se alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco; e logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus.

    Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes? Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo.
   Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá- lo. Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida, os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto. “

  Paulo começou a experimentar o gostinho da perseguição logo no principio de sua vida com Cristo . É maravilho ver a transformação que começou a aparecer imediatamente em suas atitudes, em seu caráter e, de modo especial, em seu relacionamento com Deus, com a igreja cristã e com o mundo incrédulo.
   Ananias, instruído a ir e ministrar ao novo convertido, foi informado de que ele estava orando (Atos 9.11).
Haviam passado Três dias desde o seu encontro com o Senhor ressurreto, durante os quais nada comeu nem bebeu (atos 9.9), ou seja logo após sua conversão ele passou três dias orando e jejuando . A sua primeira atitude como Cristão foi falar e ouvir Deus , ele passou a ter um novo relacionamento com Deus e também com a igreja a qual ele foi apresentado por Ananias .
   Certamente Ananias era um homem que gozava de prestigio e respeito entre os cristãos por isso Deus o escolheu para orientar Saulo , naqueles primeiros instantes de sua nova vida com Cristo .Ele mesmo relutante a principio foi lá e fez exatamente o que Deus lhe mandara fazer . Foram dele as primeiras palavras fraternais que Paulo ouviu . Ananias chamou-o de “Saulo, irmão”, ou “Saulo, meu irmão”.
    Ananias explicou como o mesmo Jesus que lhe apareceu na estrada, o tinha enviado a ele para que pudesse recuperar sua vista e ficar cheio do Espírito Santo (Atos 9. 17).
   Imediatamente lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver , depois disso, ele foi batizado (Atos 9. 18), sendo assim recebido de forma visível e pública na comunidade de Jesus.
  Saulo permaneceu em Damasco alguns dias com os discípulos (Atos 9. 19b). Ele sabia que agora pertencia àquele grupo que havia tentado destruir anteriormente, e mostrou isso claramente, ao pregar nas sinagogas a Jesus, afirmando que era o Filho de Deus.( Atos 9.20)