O CORPO HUMANO NÃO É MÁGICO

Nosso corpo é uma máquina e, como tal, não é sobrenatural, não é místico, não é misterioso, não é inexplicável, respondendo fielmente a todas as leis da física e tudo nele pode ser explicado segundo essas leis. Portanto, todo o seu funcionamento segue a uma mecânica lógica e se aplicarmos nele ações em contradição com essa mecânica, o forçaremos a funcionar em condições impróprias e, tal qual as máquinas que conhecemos, produziremos nele desgaste excessivo, desajuste, mau funcionamento, degeneração precoce, colapso e falência antes do tempo. Logo, se quisermos ingerir determinado mineral em forma de barras de metal, não vamos achar que o corpo tem que aceitar, processar e assimilar, pois sabemos que ele não funciona assim. De igual modo, “se pusermos em nosso corpo alimentos que não produzem carne e sangue de qualidade, sofreremos as conseqüências”, que serão doenças, debilidade, sofrimento e morte precoce.

Com o avanço da ciência, conhecendo até o código genético, praticamente não há mal no corpo que não possa ser identificado e seu efeito revertido, seja em médio prazo, com a simples mudança de atitude quanto aos hábitos emocionais e alimentares, seja em curto prazo, com a administração de medicamento e ou cirurgia. Quanto às mudanças emocionais e hábitos alimentares, existem tratamentos capazes de curar o câncer, por exemplo, com a simples administração dos alimentos corretos. Quanto aos outros dois tratamentos, o medicamento serve para adicionar elementos químicos carentes e a cirurgia para remover partes danificadas e desobstruir o trabalho físico-químico de restauração e regeneração. Entretanto, para a eficácia de qualquer um destes, requer-se a mudança de atitude quanto às atividades do corpo, as atitudes emocionais e o tipo de alimentação e substâncias que ingerimos, ao custo de as doenças nutrirem-se e recobrarem força. Quando paramos de fumar, por exemplo, imediatamente o corpo inicia o processo de desintoxicação e restauração, o que ele faz sempre enquanto fumamos e intensifica logo que terminamos um cigarro. Entretanto, não lhe damos tempo para que seu trabalho chegue ao ponto de nos mostrar os primeiros resultados, pois, em bem menos de oito horas, já fumamos outro cigarro.

Se fumamos, portanto, e se bebemos ou usamos outro tipo de droga, pomos para dentro do corpo substâncias danosas que, além de dificultar os processos de manutenção, vida e regeneração, danificam o corpo, sobrecarregando-o com trabalhos desnecessários, que ele não dará conta e esses trabalhos, bem como os trabalhos necessários, irão se acumulando, transformando-se em deformações que irão modificando o código genético e transformando-se em hereditariedades que serão transmitidas de células para células e de indivíduos para seus descendentes.

Todavia, como foi dito, eliminando-se a ingestão de elementos agressivos, sejam drogas e alimentos impróprios, bem como a adição de intempéries climáticas e repouso insuficiente, o corpo dá início imediato ao processo de restauração do sistema e regeneração das partes e funções danificadas.

Um colega de trabalho contou a história do pai de seu amigo, um famoso ator de novelas brasileiras tempos atrás. Diz que o pai do jovem ator reuniu os filhos para contabilizar quanto gastaria com quimioterapia na luta contra o câncer que, ainda assim, o mataria em três ou seis meses. Sendo que morreria de um jeito ou outro, propôs aos filhos usar o dinheiro para fazerem uma viagem por todo o País de Jeep, realizando seu sonho antigo de proporcionar isto a si juntamente como seus filhos. Empreenderam a viagem pelo litoral brasileiro, indo de sul a norte e retornando além do tempo previsto para a morte. Intrigado, porém, por que motivo não morrera, o pai deixou passar mais três messes e procurou o médico para explicações. Após examinar os novos exames, o médico notificou perplexo que o câncer desaparecera.

Podemos chamar isto de milagre, pois a mudança de atitude humana é mesmo um milagre, o milagre mais difícil e o que mais custou e custa para Deus. Custou-lhe a morte de Seu Filho Unigênito.

Assim como é incômodo, cansativo e sofrível viajar com um carro em péssimas condições, é dolorido e improdutivo viver num corpo cheio de desajustes, falhas e doenças. E, como o carro mal cuidado, esse corpo também produz muito gasto e contratempo.

Quando o Engenheiro que planejou nosso corpo o concebeu, Ele planejou também todo um sistema de conservação, incluindo mecanismos de defesa, manutenção e restauração, servidos por um perfeito sistema supridor, capaz de prover os elementos químicos adequados aos diferentes trabalhos de construção, manutenção e regeneração das diversas regiões e mecanismos do corpo. Para cada mecanismo, uma gama de elementos químicos específicos. Para cada tipo ou condição diferente desses elementos químicos, tipos específicos de alimentos produzidos em terrenos e climas específicos. E, para a absorção, processamento e assimilação do corpo a esses elementos químicos contidos nos alimentos, condições físicas e estados emocionais específicos. Por isso o Engenheiro do nosso corpo criou ervas e frutas diversas, bem como estabeleceu um dia de descanso e restauração semanal. Gênesis 1: 29 a 31 e 2:1 a 3.

Além de construir-se por si só (o que faz desde a geração até quando terminamos de crescer), essa máquina nosso corpo faz sua própria manutenção, mantendo-se a funcionar e, com a energia produzida por esse funcionamento, executando as funções de viver e reconstruindo-se. Enquanto somos pequenos, ao mesmo tempo em que produz energia para vivermos, o corpo executa a função de construir-nos e reconstruir-nos, o que faz quando estamos doentes ou quando nos ferimos. Entretanto, embora não estejamos doentes ou tenhamos nos ferido, o corpo nos reconstrói diariamente, substituindo toda a carne a cada dois anos e todos os ossos a cada seis anos em média. E ele faz isso porque todas as coisas precisam ser renovadas, pois vão de desgastando, perdendo os ajustes, a força e a capacidade de funcionar bem, entrando em colapso e falência se isso não ocorrer. Por isso as células continuam a se multiplicar mesmo depois que já crescemos totalmente, pois células novas substituem as velhas quando estas morrem e assim nossos ossos, tendões, juntas, veias, neurônios e tudo o mais vão sendo renovados e mantêm-se em perfeito funcionamento, respondendo com presteza quando chutamos uma bola a gol, quando pensamos e quando as circunstâncias requerem agilidade e velocidade, por exemplo.

Em outras palavras, as peças de reposição da nossa máquina corpo são produzidas por ele mesmo e no lugar de funcionamento de cada uma. E, assim como é em toda fábrica de peças, o corpo, as constrói utilizando energia, trabalho e matéria prima ideais. A matéria prima para essa fabricação de peças de reposição é terra e seus componentes, os minerais e a água, por exemplo, que também é um mineral. Já, a energia é a mesma produzida pelo mesmo trabalho do corpo. Com a energia e o trabalho ele processa a matéria prima, separando energia e materiais de construção e fabricação, utilizando essa energia em forma glicose e matéria prima e forma de proteínas para produzir novas células que vão substituir células mortas, células danificadas e restaurar células enfraquecidas.

Em poucos momentos, e unicamente nesses momentos, cooperamos com o corpo em seu trabalho de construir-nos, manter-nos vivos e reconstruir-nos: quando descansamos (dormindo, contemplando, recreando), quando comemos e quando nos exercitamos (nos movendo e trabalhando). O resto tudo ele faz sozinho. E ele aproveita nosso intelecto nesse seu trabalho em pouquíssimas funções: requerendo-nos que descansemos adequadamente, pois assim ele tem energia e tempo suficientes para nos reconstruir e restaurar todas as células danificadas, eliminando as cancerígenas e adoecidas, que podem ser células musculares de um atleta, por exemplo, células de algum órgão como o cérebro, fígado, rins, etc.. Se não descansamos de forma inteligente, dormindo o tempo necessário, descansando o dia e horas ideais e nos desligando dos problemas e estresses o tempo suficiente, não damos ao copo as condições necessárias para nos livrar de um universo de doenças que irão resultando do acúmulo de restaurações por fazer, como uma casa onde há muito tempo não se faz faxina e a menor reforma; sua aparência e condições ficam deploráveis, se bater uma porta, cai o reboco. Em cada horário de repouso e sono o corpo faz um tipo de trabalho de restauração. Se não descansarmos as horas certas e a quantidade necessária, as restaurações competentes a certas horas e áreas jamais serão feitas e assim teremos debilidades e doenças naquelas áreas.

De igual modo, se não nos alimentamos de forma inteligente, escolhendo os alimentos corretamente, bem balanceados e saudáveis, nos alimentando nas horas e de forma corretas, não damos ao corpo a energia necessária e os materiais ideais para a execução de seu trabalho e produção de peças de reposição e restauração ideais, pois a energia será deficiente e muitas peças serão fracas e deformadas, prejudicando a qualidade dos ossos, dos músculos, das juntas, da circulação e da qualidade e do sangue, do combate às células danificadas, do raciocínio, etc.. Alimentos impuros fazem o corpo adoecer e, doente, ele precisa desviar trabalho e energia para sua própria recuperação, produzido então células “nanicas”, fracas, deformadas, etc., não renovando adequadamente os tecidos e tudo o mais. E, assim, a pessoa vai ficando debilitada, com sempre mais dificuldade de raciocínio, embrutecendo e se tornando tosca, violenta e má, envelhecendo precocemente e perdendo a capacidade de suportar condições urgentes e extremas. Assim as crianças crescem pouco e têm dificuldade para aprender, se relacionar e determinar-se na vida adulta e realizarem-se social e financeiramente.

Se não usaríamos materiais de segunda qualidade para a restauração de um carro que gostamos, pois saberíamos que não ficaria bonito, bom e confiável, não utilizaremos material inadequado na reconstrução de nosso corpo, pois, como o carro, ele ficará comprometido. Ingerirmos certos alimentos e bebidas seria como utilizar folhas de parreira para fazer um remendo na lataria do carro ou pôr feijão em vez de óleo no cárter. Certamente o motor não funcionará direito, fundindo-se logo, e a lataria logo ficará bem deteriorada.

Para construir-se um bom motor de carro é necessário o melhor metal e a têmpera correta para que o aço fique resistente ao máximo. O mesmo requer nosso corpo que é um complexo de motores auxiliando-se mutuamente. O carro feito com material adequado poderá funcionar em condições extremas por algum tempo, mas respeitando limites, e com combustível ideal, óleo certo e refrigeração eficiente, além que todos os mecanismos têm que estar bem ajustados. Com o corpo não é diferente, requerendo ajuste e precisão em todos os proventos e mecanismos. Se abusarmos no uso do carro, não respeitando o limite de seu motor e demais mecanismos, esquecendo também da qualidade do seu material, do combustível, do óleo e da água, que são seu alimento, bem como da eficiência do sistema de ar, o motor se fundirá e a vida do carro chegará ao fim muito antes do que nossa necessidade dele requer, podendo deixar seus ocupantes no caminho. No caso do corpo, o dano de um mecanismo leva à sobrecarga dos demais, ao dano de muitos deles e à um efeito em cascata sem fim, chegando à falência geral, que somente acontece, seja cedo ou na velhice, por causa do acúmulo de serviços de restauração não executados. Se não fosse isso, o corpo jamais permitiria que morrêssemos. Todavia, o obrigamos a morrer porque desencadeamos essa cultura da forma errada de prover-lhe os subsídios, essa forma carente ou excessiva de suprir os nutrientes para a construção, manutenção e reconstrução do corpo, e essa forma opressora de conceder-lhe as condições temporais e emocionais para que execute seus trabalhos. E, por isso, reduzimos nosso tamanho, nossa capacidade geral, nosso gosto pela vida e a própria vida, falindo completamente cada dia mais cedo.

Se utilizamos a inteligência também no mover-nos, saindo do sedentarismo, fazendo exercícios físicos adequados e na quantidade certa, caminhando, trabalhando, não abusando quanto a quantidade de trabalho e, tampouco, quanto aos dias de trabalho, o ajudamos a reconstruir-se e não perder suas habilidades, se tornando pesado e lento, atrofiando-se, pois toda máquina bem ajustada precisa funcionar também, pois essa é a finalidade da máquina e é justamente para isso que ela é construída, mantida e reconstruída – para funcionar adequadamente, sem desgastes excessivos, sem inatividade que a atrofie e com a devida restauração para manter a máquina sempre renovada e funcionando bem.

Se refletirmos sobre tudo isso e fizermos o melhor no suprir nosso corpo com os elementos ideais e quantidades necessárias, se dermos a ele o tempo necessário e as condições emocionais ideais para que execute seu trabalho de nos manter e restaurar corretamente, se seguirmos toda a cartilha de saúde deixada por Deus na Bíblia, ainda assim não recuperaremos a vida eterna, por enquanto, mas somente quando Jesus voltar e nos restaurar em tudo, pois fatores como a opressão do intenso ritmo de trabalho moderno, o ar danoso, o solo impróprio, os inseticidas, etc., não poderemos mudar. Mas ainda assim, até que Jesus volte, viveremos melhor e mais.

Wilson do Amaral.