O CONVITE DO MESTRE DOS MESTRES...

TEXTO BÍBLICO:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.

Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

(Mateus 11:28–30).

INTRODUÇÃO:

Tanto no Antigo Testamente, quanto no Novo Testamento, existem convites de DEUS para o homem perdido. Como por exemplo:

Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; Ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.

SE QUISERDES E ME OUVIRDES, COMEREIS O MELHOR DESTA TERRA.

MAS SE RECUSARDES E FORDES REBELDES, SEREIS DEVORADOS À ESPADA; Porque a boca do SENHOR o disse.

(Isaías 1:18–20).

ELUCIDAÇÃO:

O Evangelho de Mateus apresenta JESUS como o MESSIAS, o SALVADOR que DEUS tinha prometido enviar ao mundo.

O Evangelho começa com a lista dos antepassados de JESUS, ligando–O assim à história do povo de DEUS. JESUS é aquele em quem se cumprem as promessas feitas ao rei Davi e a Abraão, o pai do povo escolhido.

Neste Evangelho (Mateus), para fins didáticos, a vida de JESUS pode ser vista, em três momentos:

1. Nascimento, infância e começo do ministério de JESUS:

2. O ministério público de JESUS: na Galiléia, e em diversas regiões de Israel;

3. Semana da paixão, morte e ressurreição de JESUS.

Da segunda parte, O ministério público de JESUS: na Galiléia, e em diversas regiões de Israel, escolhemos o texto transcrito, para reflexão sobre o tema: O CONVITE DO MESTRE DOS MESTRES...

Em PRIMEIRO LUGAR, quem está fazendo o convite:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28–30).

Quer se queira ou não, a identificação de quem faz um convite determina nossa reação ao mesmo.

Se, os convites de DEUS não alcançam uma quantidade significativa de aceitação, demonstra que muitas pessoas estão aceitando o convite com ressalvas... Isso não é uma coisa que estou afirmando por afirmar, mas tem a ver com o tipo de cristianismo que é possível perceber em nossos dias...

E, em todas as épocas DEUS estendeu SUAS mãos em direção ao ser humano, porque ao criar o primeiro casal, deu todas as condições para uma vida bem sucedida... Quando se lê a história da origem de todas as coisas (Gênesis 1 e 2), qualquer pessoa (não apenas aquelas dotadas de intelectualidade), irão entender que desde o início, DEUS concede ao ser humano, tanto as orientações necessárias, quanto a capacidade de aceitar SUAS CONDIÇÕES (ou não)...

Está escrito:

Tomou, pois, o SENHOR DEUS ao homem e o colocou no jardim do Éden para o CULTIVAR e o GUARDAR.

E o SENHOR DEUS lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás (haverá separação entre a criatura e o SEU CRIADOR).

(Gênesis 2:15–17).

Geralmente, pessoas dizem que DEUS seria uma espécie de ditador... MAS, analisando com a devida atenção, iremos perceber detalhes de que é bem democrático, senão vejamos:

Na condição de CRIADOR, poderia ter nos feito como soldadinhos de chumbo – manda quem pode e obedece quem tem juízo... MAS, não foi bem assim... Quando o ser humano errou o alvo, desobedecendo–LHE, DEUS age no sentido de impedir que o ser humano fosse restaurado... Senão vejamos o que está escrito:

(Gênesis 2:

Então disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

O SENHOR DEUS, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.

E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.

(Gênesis 3:22–24).

É interessante que, em todas as gerações, havendo pessoas contrárias ao que DEUS estabelece... AO INVÉS de pensar no que acontece quando, na condição de pais, somos contrariados pelos nossos filhos; PENSA logo em DEUS como uma espécie de desmancha prazeres, tirando doces da boca de crianças...

Tudo que seja essencial para um bom relacionamento entre o CRIADOR e SUAS criaturas, está escrito, podendo ser conferido não sendo coisa do achômetro de quem concorda com DEUS...

Conforme o último texto a que nos referimos, após a desobediência (ou pecado original), podendo fulminar ADÃO e EVA desobedientes, DEUS pensa em como protegê–los: assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.

DEUS protegeu (também) o caminho até a árvore, colocando uma espada em sua entrada: E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3:24). PENSE se após ser contrariado pelo filho (no primeiro momento) nós teríamos o equilíbrio necessário à uma decisão assim...

ASSIM, com essa disposição, JESUS nos convida: Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (Mateus 11:28).

Em SEGUNDO LUGAR, para quem está sendo feito o convite:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28–30).

JESUS, que veio para que tenhamos vida e vida em abundância (João 10:10); E nos convida a deixarmos em suas mãos o peso do fardo. JESUS, o Filho de DEUS é bom (isso não deixa nenhuma dúvida... MAS, quem somos nós??? Conforme o profeta Isaías, semelhantes a trapos de imundícia (Isaías 64:6):

MAS todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo de imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como um vento, nos arrebatam. (Isaías 64:6).

PENSE no sentido do texto e em como não somos grandes coisas (como alguns acham)...

Em TERCEIRO LUGAR, prazo de validade do convite:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. (Mateus 11:28–30).

JESUS não estabeleceu uma data conforme o calendário que usamos. MAS, é sabido que não se pode ter certeza do momento seguinte... POR ISSO, não devemos deixar pra depois o que deve ser feito agora...

Está escrito:

Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa Tiago 4:14).

CONCLUSÃO:

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai–o enquanto está perto.

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta–se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte–se para o nosso DEUS, que é rico em perdoar.

PORQUE os MEUS pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os MEUS caminhos, diz o SENHOR,

PORQUE, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os MEUS caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os MEUS pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

PORQUE, assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

ASSIM será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei. (Isaías 55 6–11).

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 18/09/2011
Reeditado em 18/09/2011
Código do texto: T3226274
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.