SEM BRINCAR DE ACHÔMETROS (1) ...

Texto Bíblico:

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai–O enquanto está perto.

Deixe o perverso o seu caminho, o iníquo, os seus pensamentos; converta–se ao SENHOR, que se compadecerá dele, e volte–se para o nosso DEUS, porque é rico em perdoar.

Porque os MEUS pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os MEUS caminhos, diz o SENHOR,

Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.

Porque assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come,

Assim será a palavra que sair da MINHA boca: não voltará para MIM vazia, mas fará o que ME apraz e prosperará naquilo para que a DESIGNEI.

(Isaías 55:6–11).

INTRODUÇÃO:

Por um lado, a BÍBLIA foi escrita em outro lugar, há muito tempo – coisa do passado muito distante... Por outro lado, o ser humano, achando que pode mais que DEUS, vive de achômetro em achômetro, complicando ainda mais o que pode ser entendido da BÍBLIA...

ELUCIDAÇÃO:

O livro do profeta Isaías, em termos numéricos, pode ser comparado a uma BÍBLIA; AFINAL, enquanto a BÍBLIA é um conjunto de 66 livros; Isaías escreveu um conjunto de 66 capítulos.

Para fins de estudo, o livro de Isaías pode ser resumido em três partes:

1. Mensagens de confronto com o povo rebelde;

2. Mensagem de consolo para Israel;

3. Mensagem de esperança no futuro.

Da segunda parte do livro, selecionamos o texto lido para reflexão sobre o tema: SEM BRINCAR DE ACHÔMETROS.

Quando refletimos sobre o tema: SEM BRINCAR DE ACHÔMETROS, implica dizer que, queremos levar a sério a mensagem que está sendo proclamada... Considerando que:

EM PRIMEIRO LUGAR: É necessário e urgente BUSCAR AO SENHOR.

Está escrito:

Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai–O enquanto está perto (Isaías 55:6).

Existe um adágio segundo o qual, em meio a correria desvairada da sociedade pós–moderna, muita gente está correndo do nada pra lugar algum, em busca de quê, ninguém sabe...

Isso até me faz lembrar daquela situação, em que, encontramos alguém apressado e perguntamos o que está buscando com tanta pressa e, a pessoa não sabe – sabe apenas que já está atrasado...

Conforme a BÍBLIA devemos buscar o SENHOR enquanto ELE pode ser encontrado...

Muita gente deixa sempre pra amanhã e, amanhã (conforme diz a letra do hino), pode ser muito tarde...

Conforme o Aurélio, BUSCAR significa:

1. Tratar de descobrir, de encontrar, conhecer, etc; Procurar;

2. Tratar de trazer ou levar, adquirir, etc.;

3. Esforçar–se por;

4. Imaginar, idear;

5. Recorrer;

6. Ir ter a (alguma parte).

Fico pensando sobre o quanto o ser humano tem se empenhado em fazer tudo isso e, muito mais, pelo progresso da ciência e da tecnologia e, como esse progresso tem aumentado a insatisfação do ser humano... Paralelamente, o progresso da ciência e da tecnologia substituiu a busca por DEUS e, consequentemente a busca por um significado relevante...

Por isso, é preciso rever nossos conceitos, princípios e valores... Quem sabe encontremos significado relevante, quando ao invés de preocupação pelo progresso da ciência e da tecnologia, começarmos a BUSCAR AO SENHOR enquanto ELE pode ser encontrado...

O mesmo texto da BÍBLIA (Isaías 55:6), afirma que o SENHOR está perto pra ser invocado...

Conforme o Aurélio, INVOCAR significa:

1. Implorar a proteção, ou o socorro, ou auxílio, de.

2. Rogar, suplicar.

3. Alegar em seu favor.

4. Evocar.

5. (Brasileiríssimo = Gíria: antipatizar, embirrar.

PORTANTO, é necessário e urgente BUSCAR O SENHOR ENQUANTO SE PODE ACHAR e INVOCÁ–LO ENQUANTO ELE ESTÁ PERTO...

CONTINUA NO TEXTO: SEM BRINCAR DE ACHÔMETROS (2).

Observação: Pela primeira vez estamos publicando um sertão em partes – esta é a primeiras de três...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 30/09/2011
Código do texto: T3249331
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.