LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 09 Outubro 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 09/10/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Deus deseja conceder a vida e a salvação a todos nós, que nos reunimos em nome de Cristo. Neste mês missionário, redobremos nossos esforços para que a Igreja de São Paulo seja, cada vez mais, atuante na evangelização da cidade. Enquanto houver pessoas e grupos refratários ao apelo do Evangelho, nossa missão tem muito ainda que fazer. Movidos por esta preocupação, celebremos com fervor este Domingo e preparemo-nos para comemorar com jubilo, na próxima quarta-feira, a solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Com o coração dócil, ouçamos os apelos que as leituras de hoje nos fazem, para que sejamos mais unanimemente envolvidos no projeto da missão.

PRIMEIRA LEITURA (Is 25,6-10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

6 O Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos

os povos, um banquete de ricas iguarias, regado com vinho

puro, servido de pratos deliciosos e dos mais finos vinhos.

7 Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava

todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as

nações.

8 O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará

as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra

do seu povo em toda a terra, o Senhor o disse.

9 Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele,

até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado:

vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”.

10 E a mão do Senhor repousará sobre este monte.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 22(23)

(HL3, p. 147 - Fx10)

Na casa do Senhor habitarei, eternamente.

1. O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Para as águas repousantes me encaminha e restaura as minhas forças.

2. Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei!

3. Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.

4. Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

SEGUNDA LEITURA (Fl 4,12-14.19-20)

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses

Irmãos:

12 Sei viver na miséria e sei viver na abundância.

Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer

situação, estando farto ou passando fome, tendo de

sobra ou sofrendo necessidade.

13 Tudo posso naquele que me dá força.

14 No entanto, fizestes bem em compartilhar

as minhas dificuldades.

19 O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza

todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus.

20 Ao nosso Deus e Pai, a glória pelos séculos dos

séculos. Amém.

-Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO (Fx11)

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia. (bis)

Que o Pai do Senhor, do Senhor Jesus Cristo nos dê do saber, do saber o Espírito, conheçamos, assim, assim, a esperança à qual nos chamou, nos chamou, como herança!

10. EVANGELHO (Mt 22,1-14)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo,

1 Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes

e aos anciãos do povo, dizendo:

2 “O Reino dos céus é como a história do rei que preparou

a festa de casamento do seu filho.

3 E mandou os seus empregados para chamar os convidados

para a festa, mas estes não quiseram ir.

4 O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos

convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais

cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para

a festa!’

5 Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para

o seu campo, outro para os seus negócios, (6) outros

agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.

7 O rei ficou indignado e mandou suas tropas para matar

aqueles assassinos e incendiar a cidade deles.

8 Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de

casamento está pronta, mas os convidados não foram

dignos dela.

9 Portanto, ide até às encruzilhadas dos caminhos e convidai

para a festa todos os que encontrardes’.

10 Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram

todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa

ficou cheia de convidados.

11 Quando o rei entrou para ver os convidados, observou

ali um homem que não estava usando traje de

festa (12) e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui

sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.

13 Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e

as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão!

Ali haverá choro e ranger de dentes’.

14 Por que muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Esse convite é para mim e para você. Todos nós somos convidados para o banquete de núpcias. O Rei preparou uma festa e está lhe fazendo um convite todo especial. Ele quer ver todos os seus súditos sentados ao redor da mesa, comemorando e brindando por seu Filho.

Outros foram convidados, milhares deveriam estar presentes e, no entanto, estão ausentes. Recusaram o convite alegando uma série de compromissos, cada qual encontrou uma desculpa. Diante da negativa, ele convidou todos aqueles que se encontravam pelos caminhos.

Este exemplo do banquete é para nós uma séria advertência. Mostra que Deus não nos esquece, está permanentemente nos convidando para estar ao seu lado, quer nossa companhia, mas é rigoroso e não admite recusas. Não aceita desculpas “esfarrapadas”.

Deus é bom, é misericordioso e também exigente. Exige fidelidade nos compromissos assumidos. Vamos tentar entender essa parábola, entender essa festa nupcial e esse banquete. Na verdade o banquete é a própria imagem do Reino de Deus. Uma contínua festa.

Todos somos convidados a participar do banquete de vida e santidade. A todo o momento os enviados do Rei estão aí, convidando-nos, insistindo mesmo. Recusamos o convite, nos escondemos atrás de milhares de justificativas, nem sempre convincentes.

Algumas vezes dizemos: “Pode contar comigo, estarei lá!” E não vamos. Externamos emoção ao receber o convite, deixamos transparecer uma enorme alegria, lágrimas rolam na face, mas assim que o mensageiro vira as costas, rasgamos o convite e o jogamos no lixo.

Outras vezes somos ásperos, a ponto de maltratar, expulsar e se preciso for, até mesmo eliminar os enviados; capazes até de matar os mensageiros do Rei. Nossos negócios, os compromissos sociais, a tevê e tantas outras coisas nos impedem de participar do banquete da vida e da partilha.

Como dissemos, esta parábola de Jesus deve servir-nos de alerta. O convite está feito, é dizer sim ou não. Não adianta enrolar, é pegar ou largar. Se não aceitamos, outros serão chamados, outros se apresentarão vestidos à rigor, com vestes próprias para a ocasião.

Ah, as vestes... como valorizamos, como são importantes essas tais vestes. Na minha época, ao ser convidado para uma festa de formatura, aniversário ou casamento, vinha descrito no convite o tipo de traje que devia ser usado. As alternativas eram duas; rigor ou social.

Da festa de hoje, do banquete da alegria e da amizade de Deus, só participa quem apresentar-se com as vestes da conversão, do amor e do perdão. O convite está feito e estas são as duas alternativas: Rigor no modo de agir e muita luta pelo social. Revestidos de amor ao próximo, jamais seremos barrados nem excluídos do convívio e da amizade com Deus.

jorgelorente@ig.com.br - 09/outubro/2011

Arquidiocese de São Paulo
Enviado por Antônio Oliveira em 05/10/2011
Reeditado em 06/10/2011
Código do texto: T3260124