AMOR ALTRUISTA : UMA DOUTRINA BÍBLICA NÃO É OPCIONAL E QUESTÃO DE OBEDIÊNCIA .

O amor é uma doutrina bíblica inqüestionável . Jesus nos deixou o ensinamento para amarmos ao próximo como nós mesmos . Ele nos ensinou a amar “ Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos depende toda a lei e os profetas. ( Mateus 22:37-40) .

No entanto nestes últimos tempos as profecias tem se cumprido e o amor de muitos tem se esfriado como Jesus disse que seria no final dos tempos . "Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:9-12].

Não tem como fechar os olhos estamos vivendo no final dos tempos , e muitos tem coraçoes vazios de amor , por causa do aumento do pecado , o amor tem desaparecido , se esfriado .

A Falta de amor destrói a igreja de Cristo . Isso por que muitos cristãos professos não demonstram ter amor no coraçao , nas suas atitudes envergonham o evangelho , fazendo com que muitos desacreditem da verdade do evangelho . O amor altruísta ,desinteressado tem sido difícil de encontrar até mesmo dentro das igrejas , entre aqueles que se dizem irmãos em Cristo Jesus .

Deus nos deixou um exemplo de amor altruísta , quando deu seu filho unigênito para morrer por toda a humanidade , deu seu único filho para morrer por nossos pecados . “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha vida eterna (Jo 3.16).

Mas o que é altruísmo ? O que significa ser uma pessoa altruísta , como fazemos para sermos assim ? No dicionário Aurélio a definição para altruísta é aquele que ama o ser humano que ajuda outras pessoas ou seja aquele que demonstra amor desinteressado ao próximo . Tem como sinônimos as palavras abnegado , desprendido e filantropo . Conhecer o conceito desses sinônimos pode facilitar a sua compreensão do significado de altruísmo .

Filantropo é uma pessoa que ama a humanidade e desenvolve trabalhos que ajudem a humanidade sem receber dinheiro por isso , a intenção é ajudar o outro .

Uma pessoa abnegada é aquela que tem a capacidade de renunciar a própria vontade , de se sacrificar pelo bem de outro , é generosa , tem um total desapego aos seus próprios interesses colocando o outro em primeiro lugar . Jesus em suas atitudes demonstrou total abnegação .

Agora que já sabemos o que é altruísmo podemos responder as outras perguntas . O que significa ser uma pessoa altruísta , como fazemos para sermos assim ? Você acredita em amor altruísta , voce possui este amor ?

A primeira pergunta só voce pode responder voce acredita em amor altruista ? Eu acredito no amor desinteressado , abnegado . Sei que possuo este amor , mas ainda preciso melhorar muito, ser aperfeiçoada na minha vida e atitudes , preciso amar mais , por que ser altruista e exatamente isso ser capaz de amar o outro mas que a si mesmo . Eu sei que estou no processo de aprendizado de vivencia de amor . Paulo descreveu com maestria o que é o amor altruista em 1co 13:“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.”

O amor altruísta é, como toda a forma de amar, algo que se adquire por hábito. Você não iria se contentar em amar o seu amado só de vez em quando, da mesma forma o amor altruísta não surge apenas de atos isolados de demonstração de "Amor ao Próximo". Para ser desenvolvido ele precisa do hábito. O altruísmo autêntico não está a serviço da vanglória, é o bem que apenas quer bem, nada mais!

Infelizmente o pecado tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade que se encontra deteriorada , corrompida pelo mal . O pecado tem entrado na vida das pessoas e se tornando algo comum . Assim muitos coraçoes tem sido endurecidos e o amor esfriado até mesmo entre aqueles que afirmam ser cristãos .

O amor tem desaparecido a medida em que a iniqüidade tem aumentado dentro das igrejas , nestes últimos dias , e a frieza espiritual tem se apoderado da igreja de forma tenebrosa .

"Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." [Mateus 24:9-12].

No brasil nós podemos pregar o evangelho tranqüilamente , ainda não sofremos perseguições , mas acredito que virá o tempo em que não será assim . Podemos perceber isso pela criação desta lei contra homofobia e onde na lista dos 10 maiores perseguidores do homossexualismo esta incluído 6 cristãos . Sendo que , em todos os casos de ataques contra homossexuais , nenhum ataque foi feito por um cristão . Nenhum cristão bate ou bateu nos homossexuais os amam , só não amam o pecado que praticam , e a pratica do pecado é que e condenada , mas por pregarem contra a pratica entraram para uma lista dos 10 inimigos públicos dos homossexuais , já podemos sentir ai , que muitas outras leis serão criadas com intuito de intimidar os cristãos a pregarem o evangelho .

Tem países que vivenciam verdadeira aversão a pregação da palavra , onde os cristãos são presos e mortos por defenderem sua fé . Como nos países muçulmanos , nos países que fazem parte da janela 10/40. È necessário que estejamos preparados para leis ainda mais severas contra a liberdade de anunciar o evangelho .

Sabemos que nos últimos dias surgirão falsos profetas e que estes enganarão a muitos , mas só se serão enganados as pessoas que não lêem a bíblia diariamente , que não amam a palavra de Deus e sua obra .

Como resultado dos problemas no mundo, do falso ensino, dos falsos profetas e da enganação, o amor de muitos se esfriará. Vemos o cumprimento dessa palavra já em nossos dias , o amor se esfriou no coraçao de muitos , as pessoas estão cada vez mais egoístas , com coraçao duro , vazio . O pecado tem sido socialmente aceito como algo comum , normal , permitido . Vivemos em uma sociedade permissiva , e a igreja esta se deixando deformar pelo mundo , em vez de transforma-lo.

Isso significa que as pessoas ficarão cada vez mais egoístas com coração duro . O pecado já esta em toda parte e tem sido socialmente aceito . Mas em romanos aprendemos que não podemos nos conformar com este mundo . Vejamos o que a Bíblia nos ensina :”E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhe disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e lhe não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. (Tiago 2:15-17)

Para muitos o amor altruísta parecido com o que Deus demonstrou pela humanidade é um lenda algo que não é possível ser vivenciado nos nossos dias .

No dia -a dia sejamos sinceros , esquecemos muitas vezes de demonstrarmos este amor altruísta pelas pessoas não porque não queiramos , mas na verdade por que não priorizamos demonstrar amor altruísta pelo outro . “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e trasbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”( Lucas 6:38)

Mesmo assim não deixo de acreditar que apesar de todos os empecilhos nós devemos demonstrar e viver este amor altruísta .”de graça recebestes, de graça dai. “- Mateus 10:8b.

Quando demonstramos e vivemos em amor para com nosso próximo até mesmo de muitos dos nossos pecados seremos livres . O amor nos liberta do pecado .”Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão dos pecados.” (I Pedro 4:8).