LIVRE ARBITRIO OU  PREDESTINAÇÃO?

Vinte a Mim TODOS os que estais cansados e oprimidos e Eu os aliviarei" - Mt 11.28

Este é um assunto que divide opiniões e causa grande polêmica tanto nas igrejas históricas quanto nas pentecostais .

O que diferencia livre arbítrio e predestinação ? O conceito desses dois termos tem causado bastante confusão no meio evangélico . Muitos consideram a predestinação algo antibíblico , outros consideram bíblica .

Livre arbítrio - é a crença ou doutrina filosófica que defende que a pessoa tem o poder de escolher suas ações. A pessoa faz essa escolha baseando em um análise relacionada ao meio. A escolha é feita para beneficiá-la ou não.

Predestinação- é um conceito teológico, também relacionado a filosofia, que trata do relacionamento de Deus e o homem, no sentido de que Deus consegue prever ou até decidir previamente os acontecimentos no tempo e no espaço utilizando de Sua absoluta soberania e onisciência. Segundo algumas correntes teológicas, esta capacidade que Deus possui não significa que Ele tem que usá-la na sua totalidade, abrindo assim espaço à atuação livre do Homem.

Muitas vezes ficamos confusos quanto a nossa crença , já que existe vários versículos que parecem se contradizer quanto a termos ou não o livre arbítrio . Tanto os que defendem a teologia da predestinação quanto os que defendem o livre arbítrio tem argumentos bíblicos para tais interpretações . O melhor mesmo é pedir a Deus discernimento para que voce tenha confiança em que deve crer ,independente das argumentações de terceiros .

Particularmente eu não acredito na predestinação , se acreditasse assim acharia que o ide de jesus teria sido um grande engano para que sair pregando para todas as criaturas se só serão salvos os que estão predestinados a salvação tenham feito o bem ou o mal .

A grande comissão perde completamente o sentido se acreditarmos na teologia da predestinação.

Sei que tem teólogos , mestres e doutores que defendem esta teoria , este conceito como sendo bíblico .

Toda a raça humana nasce predestinada a salvação , mas a salvação não é compulsiva , nem obrigatória . Salvação vem pela fé na obra redentora de Cristo . Nascemos predestinados a salvação , mas se seremos salvos ou não , depende de nosso posicionamento diante desta verdade.

Se me disserem que é bíblico a predestinação , minha resposta seria sim . Mas , não da forma como ela é ensinada e pregada por ai . A predestinação que encontro na bíblia ao estudar e refletir na palavra e uma predestinação universal e unilateral , que Deus deixou para todos nós .

Sei que alguns afirmam categoricamente que quem afirma existir predestinação na bíblia estão distorcendo as escrituras , mas na verdade não estão . Por que realmente todo ser humano nasce predestinado a ser salvo , agora se será salvo ou não depende dele . As controversias surgem da forma que o termo tem sido conceituado e explanado .

A bíblia nos ensina que nossa salvação vem através do arrependimento , então mesmo sendo um ser humano predestinado a salvação deste nossa formação no ventre materno , só mesmo crendo em jesus cristo como filho de deus e nosso salvador , arrependendo dos nossos pecados podemos ser salvos .

“Arrependei-vos e crede no evangelho e ainda diz: Arrependei-vos pois e convertei-vos para que os vossos pecados sejam cancelados e ainda diz: Arrependei-vos e convertei-vos e cada um de vós seja batizado em Nome do Senhor Jesus para remissão dos vossos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo.”

Infelizmente por ter sido difundido de forma errónea muitos deixaram de acreditar na predestinação , ou ate mesmo condenam os que acreditam , mas a verdade é que existe sim predestinação , e ela é bíblica , o que não é bíblico e a forma que colocam esta predestinação .

Bem dizia João Wesley, famoso avivalista do século XVII: Se Deus determina antes mesmo do nascimento quem vai ser salvo e quem não vai ser salvo, é crer num deus que é pior do que do diabo. Ao menos com o diabo a gente tem alguma chance, de resistir a ele para que ele fuja de nós.

No meio de tanta confusão, devemos ficar com as palavras de Jesus e esquecer qualquer teologia que desautorize Jesus. Ele disse: Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que TODO o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3:16).

Acredito no livre arbítrio , na escolha e responsabilidade pessoal . Jesus morreu para que pudéssemos ser Salvo , se existisse a predestinação da forma que muitos pregam , não haveria razão para Jesus ter morrido . E a evangelização tarefa primordial da igreja e todos os cristãos não é justamente para buscar os perdidos ? seria uma perda total de tempo já que Deus predestinou quem sera e quem não sera salvo ? Muitas são as interrogações advindas desta afirmacão da forma que é colocada por alguns estudiosos da bíblia .

E a ação de satanás como fica para os que difundem este tipo de predestinação , tentar aqueles que já foram salvos por exclusiva ação de Deus ou reunir e liderar os demais que por determinação divina não poderão ser salvos , mostrando -lhes a direção do inferno ? Isso é tão sem lógica que fica difícil acreditar que tais conceitos sejam difundidos por teólogos e estudiosos da bíblia .

Não cai um passarinho que não seja da vontade de Deus fala da sua Soberania, do Seu controle sobre tudo.

A predestinação que a Bíblia se refere é que todos nós fomos predestinados, ou seja, feitos por Deus para a salvação.

Deus presciente, sabe quem será salvo, todavia, ele não interfere na liberdade da criatura. O livre arbítrio é um dom dado pelo próprio Deus ao homem.

Deus é o justo juiz e onde estaria sua justiça se salvasse uns e rejeitasse outros ? E para que teria enviado seu filho para o calvário se a predestinação seria a solução ?

O que na verdade existe é presciência divina muitas vezes confundida com predestinação . Deus sabe todas as coisas . Sabia que caim mataria Abel por inveja , que Jacó seria o herdeiro da benção , que Esaú desprezaria o seu direito legal , assim como sabia que judas seria o traidor .

Seguir a Cristo nos dá certeza da salvação. Ao passo que na predestinação, nada se sabe. E Deus não esconde nada do homem. O seu plano, a sua palavra, é aberta a todos. Se a predestinação é bíblica, todo esforços e sacrifícios dos missionários é inútil. Porque foi escolhido para ser salvo, será de qualquer forma. Quem for escolhido a ir para o inferno irá de qualquer forma.

Não há como ter duvida quanto a predestinação ser bíblica ou não . E claro que é bíblica . A bíblia trata do assunto diversas vezes como podemos ver em efésios 1.11 diz que fomos predestinados Nele, no versículo 5 desse mesmo capitulo diz que nos predestinou para sermos filhos de adoção.

A confusão surge da maneira como os dois lados entendem o assunto os que acreditam e os que não acreditam na predestinação . Na interpretação é que surge o grande nó da questão afinal sem fé e impossível agradar a deus , e nas nas palavras de Jesus quem crer será Salvo, quem não crer já está é condenado e nao predestinado( João 3:18 Marcos 16:15-16)

A predestinação nao pode ser uma licença para pecar, viver no pecado e depois ir para o céu mesmo sem crer, isto sim, é heresia(no minimo) ao céu só irão os que creram no nome de Jesus, pois somente assim ele deu-nos o poder de sermos feitos filhos de Deus: A sabe, aos que crerem no seu nome.

A predestinação está ligada a onisciência, ou pré-ciência se preferirem, quer dizer que Deus já predestinou o lugar para cada pessoa, já preparou de antemão, antes da fundação do mundo o céu para os que crerem e também o inferno para os que não crerem. Deus já sabe de antemão todos os que serão salvos e todos os que serão perdidos. Ele nao faz acepção de pessoas, pré-destinar uns e desgraçar outros,

O HOMEM PRECISA CRER EM JESUS COMO SALVADOR, somente assim ele se salvará, por isso que precisamos pregar, JESUS CONVIDA A TODOS: vinde a mim todos os cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei, Deus amou ao mundo de tal maneira, para que TODOS OS QUE NELE CRER e não alguns predestinados.

Em síntese em Cristo TODOS SÃO PREDESTINADOS AO CÉU, fora de Cristo, TODOS SÃO PREDESTINADOS AO INFERNO.

Deus concedeu ao homem o direito da livre escolha entre aceitar ou rejeitar á salvação oferecida por Ele. (LIVRE ÁRBITRIO).