LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 27 NOVEMBRO 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 27/11/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

1º DOMINGO DO ADVENTO

Com o primeiro Domingo do Advento, iniciamos um novo Ano litúrgico. Pela liturgia somos convocados a entrar em clima de vigília, a fim de que nossos corações se voltem mais profundamente para o Mistério da encarnação de Cristo; mistério que culminou com a santificação por meio dos sacramentos. Estamos também em campanha pela Evangelização, com o intuito de fortalecer a Igreja no Brasil e as nossas Dioceses. Façamos, pois, deste tempo sagrado um mergulho no mistério de Cristo e no mistério da Igreja. É um tempo também para fazermos memória da Virgem Maria, em cujo seio Deus se fez homem. Por isso, Maria é consi¬derada Rainha do Advento e Estrela da Evangelização.

Ouçamos com piedade as leituras de hoje, a fim celebrarmos com maior fervor o Advento do Senhor.

PRIMEIRA LEITURA (Is 63,16b-17.19b;64,2b-7)

Leitura do livro do Profeta Isaías –

16 Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu

nome.

17 Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e

endureceste nossos corações para não termos o teu temor?

Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta

atrás.

19 Ah! se rompesses os céus e descesses!

As montanhas se desmanchariam diante de ti.

2 Desceste, pois, e as montanhas se derreteram diante de ti.

3 Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém,

jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito

tanto pelos que nele esperam.

4 Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria,

de quem se lembra de ti em teus caminhos. Tu te irritaste,

porque nós pecamos; é nos caminhos de outrora que

seremos salvos.

5 Todos nós nos tornamos imundície, e todas as nossas boas

obras são como um pano sujo; murchamos todos como

folhas, e nossas maldades empurram-nos como o vento.

6 Não há quem invoque teu nome, quem se levante para

encontrar-se contigo, escondeste de nós tua face e

nos entregaste à mercê da nossa maldade.

7 Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro;

tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

SALMO RESPONSORIAL 79(80)

CD VIII Fx 2

Mostrai-nos, ó Senhor, a vossa face. * E a vossa salvação nos concedei! (bis)

1. Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos, * aparecei cheio de glória e resplendor! * Despertai vosso poder, ó nosso Deus. * e vinde logo nos trazer a salvação!

2. Voltai-vos para nós, Deus do universo! * Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; * protegei-a e ao rebanho que firmastes.

3. Pousai a mão por sobre o vosso protegido, * o filho do homem que escolhestes para vós! * E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! * Dai-nos a vida e louvaremos vosso nome!

SEGUNDA LEITURA (1Cor 1,3-9)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, (3)para vós, graça e paz, da parte de Deus,

nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

4 Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da

graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus:

5 Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e

em todo conhecimento, (6) à medida que o testemunho

sobre Cristo se confirmou entre vós.

7 Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que

aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo.

8 É ele também que vos dará perseverança em vosso

procedimento irrepreensível, até ao fim, até ao dia de

nosso Senhor, Jesus Cristo.

9 Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com

seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(H1 p. 46 -CD VIII Fx 9)

Aleluia, aleluia! (bis)

Vem mostrar-nos, ó Senhor.(bis)

Tua grande compaixão.(bis)

Dá-nos tua salvação! (bis)

Aleluia, aleluia! (bis)

EVANGELHO (Mc 13,33-37)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos.

T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

33 “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando

chegará o momento. 34É como um homem que, ao partir

para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade

de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa.

E mandou o porteiro ficar vigiando.

35 Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa

vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao

amanhecer.

36 Para que não suceda que, vindo de repente,ele vos

encontre dormindo.

37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Apesar de faltar ainda um mês para terminar o ano civil, estamos no início de um novo ano, pois começa hoje o ano "B" do calendário litúrgico. Feliz ano novo para você e para toda a sua família!!!

Já estamos vivendo o primeiro Domingo do Advento. Tempo de espera e de preparação para a chegada do Messias que veio para nos libertar da escravidão do pecado. Aniversário de Jesus, o Salvador da humanidade.

O evangelho de hoje sugere cuidado e atenção. É preciso vigiar, estar atento para não ser encontrado dormindo. Ai daquele que não estiver em seu posto de trabalho e ajudando na construção de um mundo novo.

Estar atento, vigilante e cumprindo a tarefa é o nosso compromisso batismal. Compromisso com os pobres, humildes, marginalizados e injustiçados. Nossa tarefa é levar esperança e dignidade aos menos favorecidos.

O desemprego, as favelas, a violência, a precariedade nas áreas de educação e saúde demonstram o descaso para com o próximo. Demonstram que alguns "empregados" não estão assumindo as tarefas deixadas pelo "Patrão".

Qualquer hora é hora, portanto "ficai atento e vigiai". O Dono da Casa poderá vir à tarde, à meia noite, de madrugada ou ao amanhecer... não sabemos a hora mas, que virá, virá! Virá de repente e poderá nos surpreender dormindo sobre um mundo de problemas sociais que procuramos não ver.

Poderá encontrar-nos com os olhos fechados para a superlotação das cadeias e com as costas voltadas para os milhares de menores abandonados. Poderá surpreender-nos fingindo não ver essas crianças cheirando cola e fazendo do "craque" o seu refúgio. Poderá ainda, nos questionar sobre aquele mundo de jovens segregados e amontoados sob as marquises.

Feliz daquele que, nesse dia, tiver respostas satisfatórias, que assumiu as suas tarefas, que lutou por mudanças, por dignidade e por justiça. Bem-aventurado aquele que se comportou como aquele porteiro que não foi flagrado cochilando e que, nunca foi surpreendido dormindo.

Ainda há tempo, é agora a hora de mudar! O mundo precisa de cidadania, de paz, de justiça e de amor; o mundo precisa de Deus. Ainda temos a tarde toda e a meia-noite, temos a madrugada e o amanhecer... isso é tempo mais que suficiente para acordar e partir para a luta em favor da vida.

Vamos promover a união e a partilha, essa é a tarefa para quem almeja a Glória Eterna.

jorgelorente@ig.com.br – 27/novembro/2011

arquidiocese de são paulo e Jorge Lorente
Enviado por Antônio Oliveira em 21/11/2011
Reeditado em 21/11/2011
Código do texto: T3347314