VIVER É COMO DAR NÓ EM PINGO D’ÁGUA...

VIVER É COMO DAR NÓ EM PINGO D’ÁGUA...

Está escrito:

JESUS, aproximando–se, FALOU–lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

Ide, portando, fazei discípulos de todas as nações, batizando–os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO;

Ensinando–os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século.

(Mateus 28:18–20).

Conta–se de um açougueiro que, uma vez por semana (geralmente aos sábados), ia fazer a entrega de carne na casa de um ricaço, membro de uma igreja da cidade...

Certa vez, chegou na hora do café da manhã, e foi convidado a sentar–se para o café... O dono da casa, disse: Irmão: Participe das bênçãos que DEUS me concedeu (e enumerou algumas iguarias que estavam sobre aquela mesa...

E, após o café, o açougueiro saiu pensando: devemos cultuar deuses diferentes, porque lá em casa, tem dias que é uma “fartura” só... Farta pão, farta café, farta até o açúcar...

Conforme o Manual Bíblico da SBB, o autor deste EVANGELHO deve ter sido um cristão (de origem judaica) que escreveu para uma igreja composta principalmente de cristãos como ele. Ele se esforçou por apresentar JESUS como o tão esperado MESSIAS, o CRISTO prometido no Antigo Testamento.

Mateus concentra sua mensagem no ensino de JESUS, fazendo uma cuidadosa organização do seu material e alternando entre narrativa e ensino.

Na parte final do evangelho, JESUS fala sobre o futuro distante e, selecionamos o texto transcrito acima, para reflexão sobre o tema:

VIVER É COMO DAR NÓ EM PINGO D’ÁGUA:

Em Primeiro Lugar – NEM SEMPRE EXISTIRÁ UMA PORTA, MAS DEUS COLOCA UMA NO CAMINHO:

JESUS, aproximando–se, FALOU–lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra (Mateus 28:18).

Em meu achômetro, nessa vida existem muitos problemas e a solução será o ser humano depender de DEUS independente de situação (se apresentando como é... DEUS espera de nós que o adoremos como o ÚNICO e PODEROSO SENHOR... Geralmente, a religião de nossos dias, espera que a sociedade veja um DEUS único e poderoso a quem os cristãos adoram...

Não importa o cristão se apresentar como alguém que tem caráter, que age com ética, numa sociedade ode se é comum viver sem caráter e sem ética...

É nesta sociedade que surgiram movimentos como a MARCHA PRA JESUS; onde são construídos mega–templos... Onde importa encher igrejas, ainda que de gente vazia de DEUS...

No primeiro momento que se olha em volta, essa vida se parece com um jogo de xadrez, a maioria não entende nada... E, começando a caminhar, veremos que viver e ter disposição de dar nó em pingo d’água... É assim que DEUS é, cheio de perfeição, único, verdadeiro, poderoso, soberano absoluto... Capaz não apenas de abrir portas, mas de colocar portas em lugares onde não existam...

DEUS é SENHOR e deseja do ser humano que o reconheça como DEUS, PAI e SENHOR. Ainda que não se encaixe nos moldes de membro de alguma denominação...

Em Segundo Lugar – NEM SEMPRE HAVBERÁ MEMBROS, MAS DEUS ESPERA DISCÍPULOS DE CRISTO:

Ide, portando, fazei discípulos de todas as nações, batizando–os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO (Mateus 28:19).

No primeiro momento quando lemos o texto, damos ênfase na palavra IDE, esquecendo o resto da frase... MAS, será que a ênfase não seria na frase toda, especialmente no FAZEI DISCÍPULOS de todas as nações???

A frase não está dizendo que devemos nos lançar de forma incansável para fazer todos como discípulos; antes que devemos fazer discípulos de todas nas nações...

SE, a capacidade de ação da pessoa é algo dado por DEUS, porque será que o ser humano faz de conta que tudo dependerá dele ter coragem de ir???

DEUS não ensina que todos devam ir; Mas que dos que forem (indo) façam discípulos... O resultado da análise equivocada é que tem muita gente frustrada por não haver ido... AGORA, imagine que ficar frustrado é se acomodar e não fazer nada; quando seria mais proveitoso ficar produzindo fruto pra DEUS do que ir e ficar frustrado porque se não for enviado por DEUS, jamais poderá produzir frutos...

Muita gente conta vantagem, dizendo que deu uma forcinha e, graças a si, muitos foram enviados aos seminários... Lembro de um caso em que, o rapaz queria ir pra o seminário... Notando sua falta de vocação, disse; Você sabe que DEUS deseja também missionários cuidando bem da família e da vizinhança???

Com o tempo percebi que aquele rapaz passou a se sentir menos sobrecarregado pra ter um relacionamento correto com DEUS... E, hoje, já casado e pai de família (como dizem), tem sido mais útil que fazendo de conta que era vocacionado (por DEUS) para um campo missionário...

Em Terceiro Lugar – NEM SEMPRE SEREMOS LÍDERES DE STATUS SOCIAL, IMPORTA TER STATUS DE SERVO DE CRISTO:

Ensinando–os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século (Mateus 28:20).

Contam em nosso meio que, quando o camarada não é bom pra uma profissão liberal, os pais lhe mandam pra algum seminário, fazendo dele um pastor... E lembro de um episódio acontecido em nossa comunidade, em que, um missionário (entre aspas) havia pisado na bola e, alguém falou: DEUS devia levar pra um local distante e tratar do seu problema por lá... Em meu achômetro, devemos cuidar do faltoso entre nós, porque esperar que DEUS cuide dele distante de nós é o mesmo que pensar que o que a gente não quer, envia pra longe...

Certamente, existe muito disso em nosso meio... Quando pelo que está escrito, CRISTO está conosco, pra que a gente possa pagar o preço de correr riscos... E, uma coisa é certa: O que ELE nos ordenou deve ser ensinado (Mates 28:20) e, olhando em volta, a igreja está deitada em berço esplêndido, esquecida disso... Não acho que o ensino deva se resumir aos membros de uma igreja... MAS, de forma geral devemos ensinar princípios básicos à vida, a sociedade como um todo... Dela sairão pessoas capacitadas para serem membros (as) de uma igreja... De dentro de uma igreja saudável, se tira membros saudáveis para representarem DEUS na sociedade...

POR ISSO, VIVER É COMO DAR NÓ EM PINGO D’ÁGUA...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 03/12/2011
Código do texto: T3369847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.