PECADO EFETIVO

Em seqüência ao texto PECADO CAPITAL, que explica que o único pecado real é o independer-se de Deus, agindo em desacordo com a vontade dEle, este texto visa dar início a uma ampliação do entendimento do conceito, demonstrando o resultado prático dessa independência, que pode ser percebido no dia-a-dia, mesmo quando nossas ações são guiadas por boas intenções.

De fato, pecado é unicamente o independer-se de Deus, perdendo-o de vista como norma de conduta. O que chamamos comumente de pecado, que são as atitudes prejudiciais, nada mais são do que as conseqüências desse independer-se. Prova é que as atitudes formuladas sem o padrão acertivo de Deus, cujas ações harmonizam a tudo e a todos, produzem efeitos negativos, seja no indivíduo que as pratica, nas pessoas próximas, no grupo mais íntimo, ou no grupo maior e na humanidade e tais são as conseqüências desse independer-se de Deus. Não importa quão independentes, quão desconectados nos entendamos da humanidade e do mundo, nossas atitudes despojadas dos parâmetros acertivos de Deus sempre produzem efeitos negativos que afetam todos.

Podemos dividir esses efeitos em grupos com as seguintes denominações: PECADO CONTRA SI PRÓPRIO, PECADO CONTRA O PRÓXIMO, PECADO CONTRA A NATUREZA e, por fim, PECADO CONTRA DEUS, que todos os anteriores são. Todavia, estes não são propriamente pecado, mas produtos dele.

Por fim analisaremos os pecados guiados por boas intenções, entendendo porque tudo isto é pecado contra Deus, de que maneira podem afetá-lo e porque O afetam e que tipo de conseqüência produzem. Começaremos, entretanto, entendendo como pecamos contra nós mesmos, vendo o texto O PECADO CONTRA NÓS MESMOS, que logo será publicado, e de que forma esses pecados afetam os outros indivíduos, o grupo íntimo, o grupo social e a humanidade.

Wilson Amaral

Se desejar saber mais, além dos textos que publicarei, entre em contato: wilsonrhwamaral@yahoo.com.br, para estudarmos a Bíblia, ou faça gratuitamente cursos on line no site Bíblia On Line: http://www.bibliaonline.net/cursos/?lang=BR

Também pode conhecer a menssagem de Deus para estes dias na Rádio Novo Tempo: http://rnt.novotempo.org.br, ou numa Igreja Adventista do Sétimo Dia: http://www.dsa.org.br.

Wilson do Amaral Escritor
Enviado por Wilson do Amaral Escritor em 05/01/2007
Código do texto: T337031