AS DUAS MULTIDÕES

           VAMOS EXAMINAR AS DUAS MULTIDÕES CONTIDAS NO RELATO DO LIVRO DE LUCAS 7:11- 17
     ALI ENCONTRAMOS O DISCÍPULO NOS RELATANDO DO GRANDE E ESTRANHO ENCONTRO ENTRE DUAS MULTIDÕES DISTINTAS. AMBAS SEGUIAM ACOMPANHANDO ALGUÉM EM DESTAQUE: JESUS  E UMA VIÚVA ANGUSTIADA , QUE SEGUIA EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE SEPULTARIA SEU ÚNICO FILHO, SEU JOVEM FILHO, SUA ÚLTIMA ESPERANÇA!
           COMO ACABAMOS DE LER , A PRIMEIRA MULTIDÃO SEGUIA JESUS, FILHO DE DAVI, QUE , COM SEU COMPORTAMENTO  SIMPLES E DETERMINADO, ANDAVA SEGUIDO POR PESSOAS QUE DESEJAVAM OUVI-LO, TER SUAS NECESSIDADES ATENDIDAS, VER SUAS ENFERMIDADES CURADAS.
            ERAM DUAS MULTIDÕES DISTINTAS E COM OBJETIVOS COMPLETAMENTO DISTINTOS, TAMBÉM
         NA PRIMEIRA   ENCONTRAMOS PESSOAS ESPERANÇOSAS POR SABER QUE JESUS TINHA O PODER DE CURAR, DE RESTAURAR, DE ENSINAR E CORRIGIR O QUE ESTAVA ERRADO. RESOLVER PROBLEMAS, RESTAURAR RELACIONAMENTOS, SACIAR  SUA FOME, PROVENDO ALIMENTO EM QUANTIDADE SUFICIENTE PARA AQUELES QUE O BUSCAVAM. JESUS TINHA SOLUÇÃO PARA TUDO E PARA TODOS! COM CERTEZA, TAMBÉM, SABERIA RESPONDER A TODAS AS PERGUNTAS POR INTRINCADAS QUE FOSSEM, E POR ISSO O SEGUIAM SEM PROCURAR SABER PARA ONDE ESTAVAM SENDO CONDUZIDOS.
             NA SEGUNDA MULTIDÃO A SITUAÇÃO ERA BEM DIFERENTE, ALI QUEM COMANDAVA A CAMINHADA ERA UMA POBRE E INFELIZ VIÚVA, QUE DESEPERADA E ATINGIDA PELA DOR IMENSURÁVEL DA PERDA, IA EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE SEU ÚNICO FILHO SERIA SEPULTADO, NAQUELA SOMBRIA E TRISTE TARDE.COM ELE SERIAM SEPULTADAS, TAMBÉM, AS ÚLTIMAS EXPECTATIVAS DE VIDA DAQUELA POBRE E INFELIZ VIÚVA. SUA ÚLTIMA ESPERANÇA! SIM, PORQUE NAQUELA ÉPOCA, QUANDO UMA MULHER FICAVA VIÚVA, QUEM GARANTIA A SUA VELHICE  ERAM OS FILHOS DELA. ENTÃO , POR SER VIÚVA E SÓ TER UM FILHO, QUE ACBARA DE MORRER, O QUE MAIS PODERIA ESPERAR DA VIDA AQUELA POBRE MULHER/ ELA ESTAVA SÓ E SEM AMPARO! COMO PODERIA VIVER COM DIGNIDADE A SUA VELHICE? A QUEM RECORRERIA AGORA?
              COMO PODEMOS  OBSERVAR,NAQUELA ÉPOCA,OS FILHOS REPRESENTAVAM A APOSENTADORIA DOS PAIS, ENO CASO DELA, ENTÃO, NÃO HAVIA OUTRO MEIO DE SOBREVIVÊNCIA.QUANDO NÃO PUDESSEM MAIS TRABALHAR QUEM OS SUSTENTARIAM? QUEM CUIDARIA DELES?
               PARA AQUELA MULHER, ENTÃO, NUMA SOCIEDADE MACHISTA, O ESPOSO E O FILHO ÚNICO, ERAM AS ÚNICAS ESPERANÇAS. MAS, ALÉM DE SER VIÚVA, ACABARA DE PERDER SEU FILHO, NÃO É MESMO?
              SE VOLTARMOS NO TEMPO E CONSULTAR-MOS O LIVRO DE ESTER PODEREMOS PERCEBER QUE NOEMI, TAMBÉM, VIVEU A MESMA SITUÇÃO DESESPERADORA. ENTROU EM DEPRESSÃO, TOTAL DESÂNIMO E DECIDSIU RETORNAR À SUA TERRA DE ORIGEM PARA MORRER EM CASA, PELO MENOS! PERDERA SEU ESPOSO E SEUS DOIS FILHOS, QLÉM DO MAIS AINDA EXISTIAM SUAS DUAS NORAS QUE TAMBÉM ESTAVAM NA MESMA SITUAÇÃO QUE ELA! DECIDIU PARIR E DEIXAR SUAS NORAS LIVRES PARA SEGUIREM SEUS CAMINHOS, POIS ERAM, AINDA JOVENS, E, TINHAM CHANCES DE RESTAURAREM SUAS VIDAS
              IMAGINEM, ENTÃO, COMO ESTAVA O CORAÇÃO O CORAÇÃO DAQUELA VIÚVA E MÃE, QUE ACOMPANHADA POR SEUS AMIGOS, SEUS VIZINHOS E CONHECIDOS, COMO TAMBÉM  DESCONHECIDOS, ALÁS, UMA GRANDE MULTIDÃO,QUE SOLIDÁRIA A SUA DOR E A SUA DURA REALIDADE, SEGUIA EM DIREÇÃO AO LOCAL ONDE SERIA A ÚLTIMA MORADA DO SEU AMADO FILHO! POBRE E INFELIZ MULHER, NADA MIAS LHE RESTAVA, NADA MAIS PODIA ESPERAr  A NÃO SER CONTAR COM A COMPAIXÃO DE ALGUNS DENTRE AQUELES , PARA AJUDÁ-LA A ENTERRAR SEU AMADO, E, DEPOIS, ESPERARIA A MORTE CHAGAR, NÃO SABENDO COMO OU QUANDO
              MAS NÃO ERA ESSE O PLANO DE DEUS PARA AQUELA MULHER, ELE PROVIDENCIOU AQUELE ENCONTRO INESPERADO E INUSITADO, LEVOU UMA MULTIDÃO AO ENCONTRO DA OUTRA E DE REPENTE JESUS PARA, E, MOVIDO DE ÍNTIMA COMPAIXÃO POR ELA DISSE-LHE: NÃO CHORES. E, CHEGANDO-SE TOCOU O ESQUIFE (E OS QUE O LEVAVAM PARARAM), E DISSE: "MANCEBO, A TI TE DIGO: LEVANTA-TE. E O DEFUNTO ASSENTOU-SE, E COMEÇOU A FALAR. E ENTREGOU-O A SUA MÃE (LUCAS 7:13-15). COMO ACABAMOS DE VER, JESUS CONTEMPLOU AQUELA SITUAÇÃO ANGUSTIANTE E OLHANDO NOS OLHOS DAQUELA MÃE DESESPERADA, VI USUA DOR, SEU SOFRIMENTO E DISSE: "NÃO CHORES!" TOMA PELA MÃO AQUELE JOVEM E LEVA-O ATÉ SUA MÃE, QUE AINDA ESTÁ PERPLEXA COM TUDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO.
               ELA CHORA DE ALEGRIA, LOUVA A DEUS, DÁ GLÓRIAS À JESUS, E , FELIZ, ABRAÇA O SEU FILHO JUNTO AO SEU PEITO QUE AGORA ESTAVA CHEIO DE ESPERANÇA E PAZ!
               VOCÊ JÁ PENSOU COMO ESTARIA O MUNDO HOJE SE JESUS AINDA ESTIVESSE ANDANDO COM SEUS DISCÍPULOS, OPERANDO GRANDES MILAGRES, PRINCIPALMENTE RESSUCITANDO OS MORTOS?
               VOCÊ JÁ PENSOU QUÃO MARAVILHOSO SERIA PARA OS DESESPERANÇADOS? VOCÊ JÁ PAROU PARA ANALISAR EM QUE PONTO NOS ENCONTRAMOS NA HISTÓRIA DESSE MUNDO?
               PARA O POVO DE ISRAEL HAVIA A PROMESSA DA VINDA DO MESSIAS. ELE VEIO, MAS ELES NÃO O RECEBERAM! PARA NÓS EXISTE UMA PROMESSA CUMPRIDA! JESUS VEIO, FOI CRUCIFICADO, RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA, PASSOU 40 DIAS ENTRE O SEU POVO, MOSTRANDO-LHES TUDO QUE ELES NÃO HAVIAM CONSEGUIDO PERCEBER, SUBIU AO CÉU, CONFORME ESTAVA PROFETIZADO,E,ANTES DE SUBIR, PROMETEU: "VIREI OUTRA VEZ PARA VOS LEVAR, PARA QUE ONDE EU ESTIVER ESTEJAIS VÓS TAMBÉM!"
                SABEM QUERIDOS, EU JÁ PRESENCIEI UMA MÃE VIVENDO A MESMA DOR AO PERDER SEU FILHO, ACOMPANHEI-A POR DOIS MESES NUMA UTI NEO-NATAL NA ESPERANÇA DE VÊ-LO CURADO; ACOMPANHEI-A DURANTE O VELÓRIO E ATÉ O CEMITÉRIO ONDE ALI DEPOSITOU O SEU CORPINHO SEM VIDA.
                 COMO EU DESEJEI ENCONTRAR JESUS NAQUELE MOMENTO PARA QUE ELE RESSUSSITASSE AQUELE MENINO! COMO EU DESEJEI VÊ-LO TOCANDO NELE E DIZENDO: "LEVANTA"!. NÃO QUERO COM ISSO DIZER QUE EU NÃO O CONHECIA, NEM ACREDITAVA NA POSSIBILIDADE DE UMA CURA. TAMBÉM NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÃO ME SUBMETI À SUA VONTADE. ANTES DO DESFECHO FINAL, EM NOSSAS ORAÇÕES SEMPRE TIVEMOS A CORAGEM DE DIZER: "QUE SEJA FEITA A TUA VONTADE"! CHORAMOS MUITO, SOFREMOS MUITO, FIZEMOS TUDO QUE ESTAVA AO NOSSO ALCANCE PARA QUE ELE FICASSE CURADO, MAS, DE NADA ADIANTOU! ORAMOS CONSTANTEMENTE PELA SUA RESTAURAÇÃO, MAS NÃO ERA ESSE O PLANO DO NOSSO PAI.
                  O FILHO DELA SE FOI E EU FIQUEI COM ELA CAÍDA,DESFALECIDA, AFLITA E ANGUSTIADA EM MEUS BRAÇOS, DIZENDO: " MINHA MÃE, PORQUE TEVE QUE SER ASSIM? EU O QUERIA TANTO! IA CUIDAR DELE MUITO BEM, NÃO QUERIA PERDÊ-LO ASSIM"! NÃO IMAGINAM A DOR QUE SENTI, E, AINDA HOJE SINTO, AO REVIVER AQUELES TRISTES MOMENTOS,
                  AQUELE MENINO ERA MEU FILHO DUAS VEZES, MAS EU NÃO TINHA O DIREITO DE SOFRER MAIS QUE MINHA FILHA. QUISERA EU PODER TER OUVIDO JESUS DIZER PARA ELA: " NÃO CHORES, TOMAR NA MÃO DO SEU FILHO E ERGUENDO-O COM VIDA ENTREGÁ-LO DE VOLTA PARA ELA! MAS, NÃO VI. TAMBÉM TENHO PODER SOBRE A MORTE, ESSE PERTENCE A QUEM DÁ VIDA "JESUS"! MAS UMA COISA EU PUDE FAZER, MEUS QUERIDOS; ABRACEI MINHA FILHA JUNTO AO MEU PEITO E CHORANDO BAIXINHO LHE DISSE: "QUERIDA, VOCÊ SE LEMBRA DA PROMESSA QUE JESUS NOS FÊZ ANTES DE SUBIR AOS CÉUS? ELA MENEOU SUA CABEÇA E DISSE : SIM. CONTINUEI, POIS BEM MINHA FILHA, QUANDO ELE VOLTAR NÓS RECEBEREMOS O TEU FILHINHO DE VOLTA. ELE RESSUSSITARÁ E NUNCA MAIS HAVEREMOS DE CHORAR! NUNCA MAIS NOS SEPARAREMOS!
                    MESMO VIVENDO AQUELA INTENSA DOR, ELA RESPONDEU: SIM MINHA MÃE EU CREIO, E, PROMETO QUE VOU ESPERAR COM ANSIEDADE POR ESSE GRANDIOSO DIA. SAÍMOS DO CEMITÉRIO E VOLTAMOS PARA O NOSSO LAR.
                    HOJE O NOSSO MAIOR ANSEIO É VER JESUS VOLTANDO NAS NUVENS DO CÉU, COM PODER E GRANDE GLÓRIA, PARA NOS LEVAR PARA VIVERMOS ETERNAMENTE, COM ELE E NOSSOS QUERIDOS QUE O AGUARDAM NO PÓ DA TERRA!
                    ROGO AO SENHOR QUE NOS CONCEDA ESSE PRIVILÉGIO NAQUELE GRANDIOSO DIA! E A VOCÊ MEU IRMÃO, MINHA IRMÃ QUE ME LÊ AGORA!
QUE ELE NOS ABENÇOE E NOS AJUDE! AMÉM!!!

DODORA
Dodora
Enviado por Dodora em 10/12/2011
Reeditado em 01/01/2012
Código do texto: T3381195
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.