IR MAIS ALÉM.

IR MAIS ALÉM.

26 07 2008 by Holy Gost.

Continuar, prosseguir, são palavras de incentivo que recebemos de pessoas que querem nosso bem, e também nos é dado saber através das escrituras que Deus vem sempre nos impulsionando, como um pai querendo que seus filhos experimentem sempre algo mais; mas nos deparamos em nossas limitações, e acabamos por desistir, vivendo de forma superficial e propensa a derrota, perdendo com isto uma vasta e maravilhosa oportunidade de experimentar mais e mais a plenitude de Deus.

Para falar deste assunto vamos tomar por base uma passagem conhecida das escrituras que se encontra em Ezequiel, 47:3-9, onde lemos:

- E saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; e mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos.

- E mediu mais mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; e outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas que me davam pelos lombos.

- E mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar, porque as águas eram profundas, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar.

- E disse-me: Viste isto, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar para a margem do rio.

- E, tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia uma grande abundância de árvores, de um e de outro lado.

- Então me disse: Estas águas saem para a região oriental, e descem ao deserto, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, as águas tornar-se-ão saudáveis.

- E será que toda a criatura vivente que passar por onde quer que entrar estes rios viverá; e haverá muitíssimo peixe, porque lá chegarão estas águas, e serão saudáveis, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio.

Há alguns princípios neste texto dos quais quero enfatizar, são eles:

ME FEZ PASSAR, Notemos, não somos nós que vamos à experiência com Deus, mas Ele é quem nos leva, para dimensões maiores à medida que vamos nos submetendo a Ele.

VISTE FILHO DO HOMEM? Ou seja: dentro das experiências vividas, será que estamos aprendendo algo? Ou vamos sair dali sem ao menos ver a vontade e obra do Senhor?

ONDE ESTÁS AGUAS PASSAR, TUDO VIVERÁ, Aqui temos uma informação exata da eficácia da presença de Deus, que onde quer que passe faz a diferença, mudando para melhor, e isto iremos observar no decorrer deste.

Vamos agora olhar os quatro estágios crescente, na experiência com o Senhor, dos quais alguns já passaram, outros estão passando ou vão passar o que é inevitável e necessário na vida de um servo de Deus, e em qualquer que seja o estágio o qual esteja sempre com toda certeza devemos ir mais além.

Os estágios são: INCONSCIENTE E SEM HABILIDADE, CONSCIENTE SEM HABILIDADE, CONSCIENTE E HABILIDOSO E: INCONSCIENTE E HABILIDOSO. Agora analisemos com atenção estes estágios na vida de um servo de Deus.

INCONSCIENTE E SEM HABILIDADE.

Tendo por exemplo uma criança em seu desenvolvimento, até a fase adulta, ou simplesmente o andar de bicicleta; na primeira fase, ela é inconsciente das coisas e também não tem habilidade alguma, assim podemos entender as águas que dão nos artelhos ou tornozelos, nesta experiência não temos consciência das coisas do Senhor, e nem tampouco habilidade para realizá-las, somos crianças, sorrimos, brincamos, não sabemos de nada, ficamos ali sendo alimentados para crescer, a vantagem é que não vemos erros ou defeitos e aceitamos tudo de bom grado, é claro que corremos riscos, pois as águas que representam a presença de Deus só nos tornozelos nos dá chances de agirmos por natureza contra a vontade dele, pois quando entramos em águas onde elas só nos dão nos artelhos ficamos passível de nos movermos livremente, por conta própria, o que é altamente perigoso e danoso, por isto não devemos ficarmos só nesta experiência, mas devemos ir mais além.

CONSCIENTE E SEM HABILIDADE.

Este é o segundo passo nesta caminhada, agora sabemos algumas coisas, temos consciência do que é certo e errado, pois as águas estão nos joelhos, a muito de empolgação o que em parte tem suas vantagens, mas ainda é arriscado, pois sabemos que como aprendendo andar de bicicleta, só temos que pedalar e nos equilibrar, mais ainda caímos facilmente, por não termos habilidades necessárias, experiência que só se adquire com pratica e tempo, como uma criança que já sabe falar, comer sozinha, mais ainda faz coisas infantis que demonstra a todos sua imaturidade, são aqueles cujas águas estão nos joelhos, e se apenas levantarem a perna podem conscientemente voltarem a agir por conta própria, pois ainda não são completamente controlados por Deus; é sem duvida um estagio bom, mas não o suficiente, é necessário mas não podemos parar ai e sim irmos mais além.

CONSCIENTE E HABILIDOSO.

O terceiro passo é muito interessante, pois são águas até os lombos, ou seja: Já não temos todo o controle das situações, e sim Deus é quem controla,é o estagio onde temos consciência e habilidade, é como a juventude, onde temos destreza e sabemos algumas coisas a mais, somos usados para pregar, ministrar louvores, oramos pelos outros, temos consciência e somos até bem treinados, é algo maravilhoso, sentimos que somos algo em Deus e sua obra, vemos as curas o seu poder se manifestar através de nós é lindo, mas há um grande risco de acharmos que já temos aprendido e gozado ou experimentado tudo o que Deus tem para nós, e nos acomodarmos, e se assim acontecer iremos inevitavelmente voltarmos aos estágios iniciais, e o que é pior, neste estagio podemos nos tornar soberbos e nos fecharmos, para novas experiências, tornando-nos indispostos a ouvir, aprender, ser humilde, e voltar de forma catastrófica perdendo até o animo de se reerguer novamente; é na verdade um lugar gracioso, se procurarmos ir mais além, mas por outro lado é um lugar de risco quando nos acomodamos, pois com o Senhor não a fim é eterno, sempre mais e mais, então sem sombra de duvidas, devemos e podemos ir mais além.

Agora antes de comentarmos sobre o quarto e maravilhoso estagio, quero chamar sua atenção para uma breve análise comparativa, por exemplo: uma pessoa, quando esta começa a aprender a andar de bicicleta, é inconsciente e sem habilidade, há necessidade que alguém o ajude, segurando para que não caia, é algo novo e interessante mais sem a devida ajuda só se machuca e não consegue ter êxito, águas nos artelhos.

Mas depois de certo tempo de empenho e dedicação e muitas quedas ao continuar este ciclista, se conscientiza que pode equilibrar, ainda que não tenha total habilidade para manobras mais radicais, pois ainda é notória a inexperiência, tem sim certa consciência, mas falta habilidade, águas nos joelhos.

Já no terceiro estagio, há certa harmonia, pois sabe e tem habilidade, não é verdade? Já anda rápido, faz manobras mais arriscadas, pois já aprendeu e tem consciência dos riscos e vantagens, ainda que seja um lugar perigoso, pois passa a confiar em si mesmo excessivamente, achando já ter o domínio de tudo e que já não precisa mais aprender, e infelizmente só reconhece quando se leva um tombo daqueles, o que para alguns pode ser fatal, o que podemos definir como comodidade, que se não observada atentamente leva ao comodismo, lugar bom mais digno de atenção, águas nos lombos, mas com certeza Deus quer que venhamos ir mais além.

INCONSCIENTE E HABILIDOSO.

O quarto e continuo estagio; águas profundas, ai a palavra diz que não podemos atravessar a não ser nado, pois são profundas, isto nos faz entender de forma clara e simples, que: Não é nossa sabedoria, inteligência, força, virtudes ou qualquer outra coisa e sim Deus, pois ai somos como se diz no esporte, cheios de reflexos, na legislação de transito, automotismo; ou como se diz no espiritual cheios do poder e guiados pelo Senhor; somos neste estagio inconscientes e habilidosos, o que quero dizer é que fazemos não por termos consciência, mas por termos experiência com o Senhor que nos levar a agir de forma espontânea e natural, é como dirigir, já não olhamos para os pedais ou marcha apenas os usamos quando necessários; é como saber tocar um instrumento, não olhamos os acordes nem para o instrumento mas fazemos automaticamente, por já estar em nós; é como andar, normal e comum e tão importante, somos maduros, levados pelo Senhor de forma tão simples e poderosa é tremendo.

É um estagio que aquilo faz parte de nós e naturalmente flui por ser parte de nossa vida e experiência, é a fase onde todos os filhos de Deus devem estar, pois é o que ele quer e tem para nós sempre mais e melhor, ainda que encontremos grande dificuldade, por tentar fazer segundo nossas próprias forças, mas podemos e devemos ir a este lugar confiados no Senhor e em sua vontade para nós, sempre tendo em mente estas verdades:

1) É um lugar onde Deus quer que estejamos nunca se esqueça disto, Ele é o maior interessado em nos levar a esta experiência

2) Não vamos ou chegamos neste estagio mediante as nossas próprias virtudes ou forças, esta é uma verdade indiscutível, ao qual se ignorarmos não sairemos do lugar de fracasso, em suma precisamos de Deus sempre.

3) É um lugar de delicias, mas também de lutas e adversidades, muitas pessoas são equivocadamente ensinadas que servir e estar em harmonia com Deus nos isenta de todas as lutas, olhe os personagens bíblicos mais usados e íntimos com Ele, e verás o quanto eles lutaram, pois há uma verdade clara, quando crescemos no Senhor atraímos mais a ira dos demônios, mas uma coisa é certa, Deus nunca nos desampara.

4) Neste estagio, não se julga ter tudo, mas sempre reconhece precisar de mais, é ao mesmo tempo excelente e incomparável que nos leva a ter mais fome de Deus.

5) Quem está ali, passa a olhar não para os erros alheios e sim para si mesmo, ou seja: Não é soberbo, mas humilde, sensível e parecido com Cristo, pois Cristo passa a expressar-se nele.

6) Nossas idéias, conceitos, intenções são moldadas por Deus, de modo que não brigamos para nos justificar, pois confiamos totalmente no Senhor.

7) Somos servos, por mais que temos e alcançamos, dispomo-nos a servir, voluntariamente, e é ai que brilha a luz da gloria de Deus; enfim: todos os filhos de Deus, antes de querer qualquer coisa, por melhor que pareça, deve ardentemente almejar estar nestas águas profundas, totalmente nas mãos do Senhor Deus.

Que Ele nos abençoe em nome de Jesus Cristo, amém e amém.

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 13/12/2011
Código do texto: T3387230
Classificação de conteúdo: seguro