SEM RESTRIÇÕES.

SEM RESTRIÇÕES.

(Provérbios 23:26)- Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.

Dentro deste versículo podemos extrair muitas lições das quais quero enfatizar uma: Entregar-se incondicionalmente ao Senhor Deus, o que vou intitular de:

SEM RESTRIÇÕES. Às vezes queremos muito de Deus, e até achamos que temos o direito, somos pressionados a buscá-lo por mero interesse de forma determinante, mas o que temos dado para Deus? Uma vez que reina uma regra áurea, onde a base é: Colhe o que se planta, dentro desta ótica podemos dizer de forma poética; a grandeza daquilo que você deseja em Deus, está relacionado ao quanto você se empenha para ele.

Não que Deus precise receber para dar, mas porque foi deixada está regra e se observarmos com um pouco de atenção iremos notar que: Quem nos serve, dá a vida, nos sustenta, dá as oportunidades, enfim opera em nós todas as coisas? Não é o Senhor? Então fica claro, que no tocante a dar ele é o primeiro, seria injusto se ele espera-se um pouco mais de nós? Lógico que não, pois ele é Deus e é merecedor de todas as coisas, devemos por direito e dever nos entregar a ele incondicionalmente, com todo o nosso ser, sem restrições.

Mas o que predomina é uma atitude totalmente egoísta, onde queremos sempre receber, e nem sempre estamos dispostos a dar, isto nos impede de gozarmos uma plenitude sem igual das grandezas divinas, uma vez que quando nos dispomos a dar, ou se entregar, iremos ter maior comunhão com ele, e por fim seremos incomparavelmente felizes.

Porque na verdade o que Deus quer é nos abençoar, e isto só se torna possível quando nos lançamos em seus braços, vejamos estes exemplos simples: se um filho chegar ao seu pai biológico e se expor dizendo: pai eu roubei seu dinheiro, ou, pai eu sou homossexual, pai eu matei fulano, pai eu fiz isso ou aquilo. O que você ou qualquer pai faria? Sendo pai iria pensar em varias maneiras de ajudá-lo a se safar desta situação e como um bom pai diria: Filho (a) nunca se esqueça, em toda e qualquer situação pode contar comigo, pois sou seu pai.

Isto demonstra que mesmo sendo nós seres humanos sujeitos a falhas, estamos dispostos a socorrer os nossos filhos quando eles falharem, pois os amamos, então imagine o que Deus fará para com aqueles que se lançarem a seus pés.

Posso com toda a certeza lhes dizer que isto é verdade, tenho uma família muito complexa, minhas tias viveram muitos relacionamentos delicados, e quando elas se engravidavam, minha vó mesmo que passasse um sermão, logo estava disposta a acolher aquela criança, pois a dor e a magoa ia-se quando se via aquela nova vida, seria minha querida vó melhor do que Deus? É claro que não.

Este comentário tem por objetivo e finalidade, nos mostrar o quanto é importante nos darmos mais e mais para Deus e usufruirmos das grandezas que ele tem para nós como podemos ver no versículo inicial, analisemos:

Dá-me filho meu, o teu coração: O coração é o centro das emoções, denota total e absoluta entrega ao Senhor, não é comum ouvirmos e ver os apaixonados procurando expressar seu amor com palavras melosas e poéticas como: O meu coração é todo teu; ou, eu te amo de todo o meu coração, e por ai vai; isto se aplica neste contexto, e surte um resultado sem igual, podemos ver que em todas as áreas quando o homem se entrega de todo o coração, este sobressai de forma esplêndida, isto nos mostra que as possibilidades que estão a nossa disposição em Deus são tremendas e inimagináveis, basta fazer e se entregar a ele de todo o coração. Podemos ver muitos exemplos no meio secular em geral, vejamos alguns:

Sempre houve dentre a humanidade aqueles que realmente se destacaram por terem se empenhado com afinco as áreas das quais eles tinham vocação natural, isto nos dá uma grande lição lógica que: o quanto mais nos entregarmos ao Senhor, mais ele nos ajudará a explorar o nosso potencial.

Quem não se emociona quando vê as jogadas de Edson Arantes do Nascimento, (Pelé) quando estava na ativa? Seu toque refinado, sua técnica, seus gols, enfim um exemplo de qualidade e perfeição, um atleta reconhecido mundialmente, e por quê? Porque ele amava o que fazia e se entregava de todo o coração aos treinos ao ponto de conciliar a vocação com a técnica, ele não somente amou o futebol como o viveu intensamente, e a resposta foi o êxito e sucesso, e o mesmo há de acontecer com todos os que se entregarem a algo de todo o coração.

E porque não falar de um ícone das artes marciais como o foi Bruce Lee, ele quando estava no ápice de sua forma física e técnica, tinha um metro e setenta divididos em músculos em 68 quilos, tinha uma força e velocidade insuperável, foi um dos pioneiros da introdução de artes marciais na mídia, um exemplo para todos os amantes deste esporte, e por quê? Porque treinou, treinou, treinou sim se dedicou com afinco de todo o seu coração, e qual foi o resultado? Nós sabemos bem.

Em sua biografia, o Zico, diz que ficava horas e horas treinando bater faltas, até acertar em uma camisa colocada por ele no ângulo da trave, e quando o estádio estava cheio de torcedores, em um jogo importante ele simplesmente pegava a bola e com maestria de um mestre colocava-a no gol e a massa explodia em gritos de alegria e por quê? Simples, enquanto todos estavam dormindo ou descansando ele colocava o coração em dedicações que chegavam bem próximo do extremo, e o resultado nós sabemos.

Eu fui grande apreciador da musica das décadas de 1960 a 1980, principalmente o rock and roll, e digo com toda certeza os melhores guitarristas, baixistas, vocalistas, bateristas, enfim os que trouxeram uma grande inovação musical foram aqueles que eram por muitos considerados malucos, seus fãs até se matavam para vê-los na ativa, influenciaram gerações, e por quê? Simplesmente por colocarem o coração naquilo que faziam, oh como é importante e valioso por o coração no que se diz amar, o resultado é simplesmente tremendo, e é isto que Deus pede para que façamos, não seriam estes exemplos dicas e lições de que vale a pena se entregar mais e mais?

Podemos dizer que a nossa dedicação é a atitude correta para mostrar que colocamos o nosso coração, ou o centro de nossas emoções na vontade do Senhor Deus, não só por interesse ou necessidade, mas por amá-lo e querer sempre mais e mais dele em nós.

Conheci um homem que ficou um ano inteiro se dedicando em aprender tocar violão, e pasme, ele ficou tão bom que os profissionais o procuravam para ele tocar com eles, eu mesmo tive uma pequena experiência com está verdade, permita-me comentar este fato:

Em 1986 eu me interessei grandemente por um esporte de artes marciais chamado: Tae Kwon Do pus no coração o propósito de entrar em uma academia a qualquer custo, mas veja bem: Não tinha condições físicas, psíquica ou financeira para a pratica daquele esporte, mas estava determinado a conseguir mesmo sem recursos nenhum, e fui com todo o meu coração atrás daquele sonho de ser um lutador de artes marciais, me lembro que nesta caminhada eu tive muitas lutas, mas confesso que alcancei um grande êxito naquilo o qual eu tinha colocado o coração, só para se ter uma idéia no Tae Kwon Do, são seis faixas até chegar ao grau Maximo ou faixa preta; as quais são: Branca, amarela, verde, azul, vermelha e ponta preta, mas eu fui graduando de forma extrema, pois eu passei da branca para a amarela, normal e depois da amarela para verde com ponta azul, ou seja, uma faixa e meia a cima do normal, e da verde com ponta azul para azul com ponta vermelha, novamente uma faixa e meia, e mais: no primeiro torneio que disputei fui campeão, melhor técnica e destaque do campeonato; fui quatro vezes campeão mineiro deste esporte de 1989 a 1993, fui participante por duas vezes consecutivas da seleção mineira de Tae Kwon Do, tive uma academia de 1990 à 1997, da qual saíram cinco campeões mineiros, dois adultos e três infantis; agora permita-me dizer uma coisa: Eu não tinha recurso nenhum, mas coloquei o meu coração naquilo que queria e fui em frente, muito treino, muita dedicação, muito esforço, muitas lutas, vitorias, derrotas, enfim uma experiência que me dá a certeza, daquilo que estou comentando; que, quando se coloca o coração no que se quer e faz, sem sombra de duvida, alcança-se êxito.

Mas o assunto aqui não é sobre minhas experiências com o esporte, e sim sobre dar o coração ao Senhor, e só usei deste acontecimento para dar maior ênfase a está verdade, imagine o quanto podemos ser usados por Deus se nos entregarmos a ele incondicionalmente? E olhe ele é quem nos pede que venhamos dar-lhe o nosso coração ou o centro de nossas emoções.

Agora não somente por interesse de sermos usados, ou melhor, em suas mãos, mas por que ele merece nosso esforço e dedicação, pois ele nos ama, e nos ensinou a amá-lo.

Veja o quanto de exemplos temos de homens que foram grandemente usados por Deus e obtiveram sucesso em suas vidas por darem seus corações ao Senhor! Homens como eu e você, que tinham falhas, dificuldades diversas, limitações, mas se entregaram sem restrições não será isto que esteja faltando nos dias atuais? No meio evangélico? Homens, mulheres, jovens, crianças que venham se entregarem ao Senhor Deus com todo afinco? Pois o que estamos vendo e vivendo nos dias atuais é sobremodo alarmante, um evangelho superficial e interesseiro, onde as pessoas vêem para Deus movido por meros interesses e sem o mínimo de prazer em servi-lo, enquanto ele carinhosamente clama aos nossos ouvidos: dá-me filho meu o teu coração, me deixe ser o centro de tudo na sua vida, deixe suas emoções mais profundas se envolverem por mim; é difícil, ou impossível? Ou simplesmente não queremos?

Gosto muito de ver alguns personagens bíblico, o quanto eles foram fieis e dedicados ao Senhor e o quanto eles foram benção em suas mãos; quem pode esquecer-se de Paulo, um guerreiro na fé, que em seus dias fez de tudo para andar com Deus, se esforçou com afinco e muito zelo, temos dele na palavra descrito que: Era Hebreu com cidadania romana, fariseu zeloso, circuncidado ao oitavo dia como costume do seu povo, sofreu por Cristo e muito, por cinco vezes recebeu dos judeus uma quarentena de açoites menos um, três vezes foi açoitado com vara, apedrejado três vezes, sofreu naufrágio, passou uma noite e um dia na voragem do mar, o que ele chama de abismo de tão terrível que fora, sofreu em trabalhos fadigas, perseguições entre todos e tudo e ainda tinha que cuidar das igrejas que lhe foram confiadas, quando foi colocado guardas para o prender teve que descer por uma janela em um cesto como uma mercadoria qualquer, sofreu terrivelmente, mas podia dizer sem medo diante de tudo: não vivo mais, mas Cristo vive em mim; ou, pois para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro; quem pode fazer tais afirmações sem ter se entregado totalmente ao Senhor como o fez Paulo? E por ter sido tão dedicado ao Senhor e ao ministério que fora confiado ele é no mínimo um dos homens mais usados por Deus em todas as épocas, o maior escritor do novo testamento, considerado por todos em todas as religiões, porque colocou em pratica aquilo que Deus nos diz: Dá-me, filho meu, todo o seu ser, põe-te totalmente em minhas mãos.

Oh queridos irmãos e amigos, não existe nada mais importante para o ser humano do que se entregar a Deus incondicionalmente sem restrições.

Porque Davi foi e é considerado como um homem segundo o coração de Deus? Por ele nunca ter falhado? Por ele ter sido o maioral em sua época? Por não ter tido nada que o desabonasse? Não meus amados, simplesmente porque ele viveu intensamente a verdade do que um dia ele afirmou ser necessário, como podemos ver:

(Salmos 37:5) - Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará.

Entrega o teu caminho, foi o que fez, tudo, seus negócios, família, projetos, rendas, saúde, tempo, força, lutas, vitorias, espírito alma e corpo, por isto ele o louvava com tudo que tinha, um homem que literalmente amava ao Senhor Deus, e expressava em suas atitudes; ele é um dos homens que a bíblia nos mostra ser um dos maiores adoradores, em todo tempo e lugar estava disposto a adorar, pois tinha sua vida entregue nas mãos de Deus sem restrições.

Não devemos fazer isto só por interesse nem obrigação, mas voluntariamente, quem sabe podemos começar agora, em nossas casas, serviços, na congregação, com os nossos filhos, cônjuges, ter o Senhor e o seu reino como prioridades em nossas vidas?

Pois veja o a seqüência do verso: e os teus olhos observem os meus caminhos, sim, quando nos entregarmos a ele sem restrições, teremos dele a direção, pois os nossos olhos, que é a fé, serão levados a irem por caminhos certos, por isto há quem seja vitorioso e derrotados, pois uns se entregam outros não; o que estamos esperando, pode ser difícil e meio complexo em certas áreas, mas é o apelo divino que resulta em bênçãos para nós, e por fim a vida eterna, só os que já tiveram está gloriosa experiência sabe o quanto ela é magnífica, e creio que todos no fundo do coração querem experimentar tal maravilha, olhem o quanto é engraçado? O que mais queremos e precisamos Deus tem e quer para nós, ao ponto de clamar como se fossemos os seres mais importantes de todo o universo:

(Provérbios 23:26)- Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.

Que o Senhor venha nos abençoar grandemente em seu Santo e poderoso nome.

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 15/12/2011
Código do texto: T3390631
Classificação de conteúdo: seguro