SER CRISTÃO II.

A paz do Senhor Deus seja com todos que tem aceso a este estudo, na esperança de conhecermos um pouco mais acerca de Deus e seu plano, convido aqueles que amam ao Senhor a juntos estudarmos sua palavra.

O nosso assunto tem por tema: SER CRISTÃO. Um assunto delicado e polemico, mas tendo na palavra a resposta para nossas eventuais duvidas, iremos através deste, melhorar o nosso compromisso com Deus e os nossos semelhantes; tomando por base uma passagem bem conhecida que se encontra no livro de atos dos apóstolos capitulo 11, verso 26, onde está registrado quando pela primeira vez foram os servos de Deus chamados pelo titulo de CRISTÃOS, vejamos o que está escrito:

(Atos 11:26)- E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.

Antes de qualquer coisa oremos...

O ser cristão, não é de forma alguma ter um vinculo religioso ou denominacional, e sim ser nascido de Deus, da água e do Espírito, o que mais adiante iremos abranger melhor; é ter o caráter de Deus sendo forjado em nós, nos identificarmos com ele no sentido religioso e pessoal, o que muitos tem simplesmente ignorado, vivendo assim um evangelho sem vida e sem o poder de Deus, fazendo com que os de fora desacreditem na verdade da palavra, temos a obrigação de sermos fieis ao Senhor e dele testemunharmos com todo o nosso ser, e isto só é possível quando temos o aval de sua palavra aplicada em nós.

O ser cristão sobrepuja a todas as religiões, pois não se prende por filosofias ou ideologias humanas, mas é o caráter de Deus no homem, nascido de novo, que vive intensamente está verdade; e ai sim, seremos como foram aqueles, considerados, chamados cristãos, pois assim funciona, relacionamo-nos com Deus na vertical quando nos relacionamos com os nossos semelhantes na horizontal, sobre isto disse o apostolo João:

(I João 4:20-21) - Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu?

- E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus ame também a seu irmão.

Fica claro que: amar a Deus se mostra no amor para com nosso semelhante, e isto as religiões não gera nos seres humanos, somente um novo nascimento e a direção do Espírito de Deus, nos capacita a termos este caráter, que é indispensável na vida de um cristão, em suma: ser cristão é deixar Deus expressar seu amor e vontade através de nós sempre.

Quantos são que: vivem uma rígida doutrina religiosa, que tem lá suas virtudes, mas são desprovido de um caráter brando, tenro e humilde como fora o Senhor Jesus em seu tempo na carne, o filho de Deus; alguns acham que podem ser interessantes para Deus em suas praticas religiosas sem a piedade e o amor para com o próximo, o que é simplesmente impossível.

Não nos esqueçamos que: os dez mandamentos se resumem em dois preceitos básicos e claros: os quais são descritos pelo próprio Senhor Jesus, para aqueles que se acham seguros em seus conceitos religiosos:

(Marcos 12:29-31) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.

- Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

- E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Primeiro: crer que Deus é um ser único e indivisível; segundo: amá-lo de todas as nossas forças e terceiro: expressar este amor amando os outros como a nós mesmos, isto é ser cristão, deixo-lhes uma pergunta: será que temos sido cristãos?

Quantos são os pastores que não amam seus filhos, esposas; ou servas de Deus que não amam seus filhos esposos, parentes, e alegam que amam ao Senhor, quantos são os que: vivem presos em uma rigidez religiosa, mas são desprovidos de um sentimento cristão, não seria está à razão de muitos se antipatizarem do evangelho? Como podemos dizer: O problema não é o evangelho e sim o evangélico, aquele que diz que é cristão e vive oposto de tudo aquilo que realmente diz a palavra sobre ser cristão.

Sejamos sinceros, temos sido verdadeiramente cristãos nos dias atuais? A maior prova da distancia deste caráter nos meios religiosos, são as diversidades das próprias; são tantas, são tantos que nem parece haver uma verdade, no meio evangélico não é diferente, queremos poder, mas não nos dispomos a gasta-los com os nossos semelhantes, ainda que fosse dito outrora pelos sevos de Deus que isto seria notório nestes dias, devemos nos voltar para aquilo que diz a palavra sobre o que realmente agrada ao Senhor Deus, expressar este amor, ser cristão, não só para nós ou supostamente para Deus, mas em todo o tempo e áreas de nossas vidas, para com todos.

Como vimos inicialmente, ser é não apenas dizer que é, e sim viver intensamente, e isto só é possível quando somos moldados e guiados por Deus, para isso temos que estar nele e ele em nós, como podemos ver:

(Romanos 8:1) - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

(Romanos 8:14) - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

É vivermos de acordo com sua palavra, tendo-a em nós sempre, é estar nele e sermos guiados pelo seu Espírito, em todas as áreas de nossas vidas.

Há duas coisas importantes no contexto de relacionamento com Deus, que devemos considerar sempre, as quais são: O poder de Deus em nós, nos capacitando para as lutas e nos dando a vitoria; os dons espirituais e ministeriais; e, o sermos seus representantes no caráter e atitudes, que só se torna possível quando somos frutíferos, ou seja: As características do fruto do Espírito; coisas essas que são indispensáveis na vida de um cristão.

Como disse o apostolo Tiago, o que se pode definir a fé cristã:

(Tiago 1:27)- A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Podemos ver claramente que a santidade e a piedade andam juntas, e nunca se separam, devemos nos lembrar também que: Santidade é um processo e ser santo é um estado; e ser piedoso é sofrer pelos outros, o que se via no caráter de nosso Senhor Jesus.

Todos os servos de Deus foram enfáticos acerca desta verdade, como podemos ver nesta seqüência:

(Oséias 6:6) - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

(Mateus 5:43-48) - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

- Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejam filhos do vosso Pai que está nos céus;

- Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

- Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não faz os publicanos também o mesmo?

- E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

- Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

(João 15:12) - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

(João 15:17) - Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

(Filipenses 2:5) - De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

(Colossenses 3:12-14) - Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;

- Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.

- E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

(Hebreus 12:14) - Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;

Podemos ver nestes versículos que: A base de tudo é simplesmente o amor de Deus expresso através de nós, e que, a santificação que é um processo só se faz agradável quando temos uma vida piedosa; pois ambas as coisas andam juntas sempre, na vida de um cristão.

Agora não confundamos: piedade não é ser omisso a verdade ou compactuar com o erro, mas sim ser tenro e apto para servir e ajudar em qualquer instancia, e a santidade não é apenas se preocupar com o exterior, mas ter em mente que somos sujeitos a falhas, mas somos filhos de Deus e não devemos nos entregar as vontades de nossa carne, e que o vinculo da perfeição, o que Deus espera de nós é o amor vivido e transmitido, e isto sim nos faz ser respeitados como cristãos.

Creio que naqueles dias os servos de Deus ali tinham estas atitudes em suas vidas e por isto foram considerados cristãos, pois ao nascerem de Deus viviam realmente como seus filhos, lhe dando prazer e sendo por isto reconhecido pelos homens, o que nos dias atuais tem sido muito ausente, mas que através deste possamos nos conscientizar sinceramente e nos voltarmos para o que diz a palavra para realmente sermos agradáveis ao Senhor Deus, como seus filhos; verdadeiros cristãos.

Vamos ver algumas coisas que nos fazem distanciar dos princípios do Senhor, o que muitos têm como pretexto de humildade, e nos desvencilharmos disto.

Ser cristão não é ser moralista:

Há muitos que se acham agradáveis ao Senhor, pois são moralistas, se julgam perfeitos, por terem algumas virtudes ou certa ordem em seu viver diário; gente santa aos seus próprios olhos, mas que não consideram os outros e nem se importam com eles, só estão dispostos a cobrar e exigir, afinal de contas uma das características do moralista é: ser exigente.

Eu quero aqui dar alguns exemplos pessoais, não para denegrir ou expor alguém, por isto não darei nome e sim somente vou comentar sobre atitudes de pessoas que são moralistas, e se acham santas; para não seguirmos seus exemplos.

Uma vez convidei um irmão para juntos vermos um DVD de um pregador do evangelho, um estudo bíblico, e este irmão simplesmente ignorou dizendo: Eu não perco meu tempo com outros pregadores, pois eu tenho o que preciso na minha igreja; agora veja bem. Sabemos que realmente temos bons pregadores em nossas igrejas, mas seria demais sermos conscientes de que podemos e devemos aprender com outros? Não, o moralista acha que só no meio que ele se encontra é que tem virtudes, veja se isto é santidade ou uma atitude cristã! É claro que não, muitos são os que acham por terem certas virtudes são mais amados pelo Senhor; conheço irmãos que não gostam de futebol ou filmes e metem o pau nos que gostam, se sentem mais seguros que os demais, não confunda santidade não é moralismo e sim um processo de preparo para uma vida agradável ao Senhor e isto não se torna possível sem ser piedoso.

Quantas são as irmãs que por não cortarem seus cabelos o que realmente tem virtude, se acham melhores do que as outras, ao ponto de discriminá-las, quantos são os irmãos que só porque não vestem roupas esportes se sentem mais santos do que os que fazem uso de tais roupas? É literalmente um absurdo, pessoas desprovidas do amor de Deus agindo de forma moralista e falsa como se fossem donos da verdade, fazendo com que os outros simplesmente se antipatizem do evangelho, seria isto ser cristão?

Veja o que diz Deus acerca de tais atitudes:

(Romanos 15:1) - MAS nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

Veja se é isto que temos feito, pois se for o contrario somos apenas moralistas e hipócritas tendo por pretexto a humildade, e o Senhor reprovou nitidamente está pratica:

(Mateus 23:27-28)- Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

- Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

Será que não é isto que estamos vendo e vivendo nos dias atuais? E camuflando de evangelho ou cristianismo? Uma grande e terrível hipocrisia disfarçando nossa falta de amor e caráter de Deus? Seria isto que viveram os primeiros seguidores de Cristo, para serem considerados cristão? É lógico que não, isto realmente mostra uma falta muito grande da presença divina em nós, podemos parecer aos olhos humanos que somos santos, mas na verdade não passamos de falsos e moralistas, pois o principio de um cristão é expressar o amor para com todos, assim como foi o nosso Senhor.

Ser cristão não é ser fervoroso e eloqüente.

E sim ser manso e humilde de coração; muitos são na verdade fantoches da mídia evangélica, que tem lançado vários profetas ou supostos, alegando que sejam eles os homens usados por Deus, por serem fervorosos ou eloqüentes muitos são os que se expressam para multidões de forma inteligente e impressionante, mas não são agradáveis ao Senhor, alguns por terem certas habilidades acham que são aos olhos do Senhor mais importantes, mas não confunda espiritualidade com qualidades humanas ou até mesmo dons e vocações, pois se enganam os que acham que é a mesma coisa, veja bem: na palavra de Deus encontramos muitos exemplos de homens que foram grandemente usados por Deus e não eram ou foi tão bom em suas vidas, isto é compatível com que está escrito:

(Romanos 11:29) - Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.

Sabemos que no texto Paulo fala sobre a vocação do povo israelita, no tocante ao chamado e as promessas, e que isto não lhes fora dado por méritos pessoais e sim pelo desígnio de Deus, isto nos faz entender que Deus não dá aos homens algo por serem eles merecedores, mas para ajudá-los a fazer melhor sua obra e por amá-los, e uma vez tendo recebido dele se torna irrevogável; veja que exemplo interessante: satanás que outrora fora chamado Lúcifer o portador da luz, recebeu de Deus poder e força, os quais até quando ele caiu não lhe fora tomado, mas ele por ser mal, o usa para seus intentos malignos, mas lá estão os dons e vocações, então não se impressione por supostos homens de Deus, pois ser e fazer são duas coisas diferentes, muitos são os que fazem, mas nem todos são realmente cristãos.

Estamos vivendo uma anomalia religiosa, onde há uma avalanche de homens de Deus ou artistas famosos no meio evangélico, e o que é pior, são aceitos apenas por terem virtudes ou vocações para determinados fins, mas nem sempre são por Deus considerados, tornando-se ídolos dos povos, e isto no meio de um povo que diz ser cristão, veja o que diz o Senhor sobre tal fenômeno:

(Mateus 7:21-23) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

- Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

- E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

E então! Tens sido conhecido por Deus ou pelos os homens? Não deveríamos dizer como disse um grande profeta:

(João 3:30)- É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Grande é o Senhor e muito digno de ser louvado é o seu nome, aleluia; sim meus queridos por mais que possamos ser usados ou uma benção, a gloria é dele, somos apenas vasos e ele é o oleiro, as nossas habilidades não são nada sem ajuda dele, eloqüência, dons, virtudes ou qualquer coisa que realmente tenha valor, só são importantes para Deus e os homens quando somos por ele guiados, instrumentos não tocam sozinhos e sim pelo o regente. Não se iluda pelas virtudes humanas, mas seja sensível ao Espírito Santo.

Ser cristão não é viver uma religiosidade sem sua essência que é o amor.

Sim meus queridos de tudo que podemos dizer o amor é o mais importante, olhe com atenção, nos capítulos 12 e 14 de primeira carta do apostolo Paulo aos Coríntios fala de dons espirituais e dons ministeriais, e exatamente no meio destes capítulos, no capitulo13 fala das características deste sentimento, o amor que a essência de Deus, seu próprio caráter, e sem isto não podemos dizer nunca que somos cristãos.

(I João 4:7-8) - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

- Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 20/12/2011
Código do texto: T3398547
Classificação de conteúdo: seguro