Qual é o principal ensinamento que nos traz a "Parábola do Joio e do Trigo" ?

O homem que semeou a boa semente é Jesus.

O campo é o mundo.

O trigo simboliza os bons, os que se esforçam para seguir a Lei Divina e praticá-la.

O joio são as pessoas que ainda se comprazem na prática do mal, que infrigem a Lei de Deus, mas no entanto, têm a aparência de bons.

Essa "semente de joio" pode inserir-se em todos os setores da atividade humana como em um grupo de pessoas, em uma comunidade, ou mesmo em uma filosofia ou doutrina.

Todos os Espíritos foram criados iguais. As diferenças que existem é apenas no grau evolutivo de cada um.

Deus oferece a oportunidade de aprendizado a todos. Para que ocorra esse processo de crescimento espiritual, é necessário a diversidade, para que uns aprendam com os outros.

Constitui um dever cristão, o ato de partilhar o conhecimento e exemplificar as virtudes.

Quando persiste a indeferença do Bem, a resistência às mudanças, ao joio restará renascer em outras searas, compatíveis com sua fase evolutiva, até que aprenda a renovar-se (o joio atirado ao fogo).

Em "A Gênese", capítulo XVII, ítem 63, Allan Kardec escreve:

"O Bem devendo reinar na Terra, é necessário que dela sejam excluídos os Espíritos endurecidos no mal, e que poderiam aí levar a perturbação.

Deus os deixou nela o tempo necessário ao seu melhoramento, mas tendo chegado o momento em que o globo deve-se elevar-se na hierarquia dos mundos, pelo progresso moral de seus habitantes, a permanência nele, como Espíritos e como encarnados, será interdita àqueles que não tiveram aproveitado as instruções que estiveram em condição de receber. Serão exilados para mundo inferiores, como o foram outrora para a Terra os da raça adâmica, sendo substituídos por Espíritos melhores".

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém

Kardec, Allan - O EVangelho Segundo o Espiritismo - Editora FEESP

Kardec, Allan - O Livro dos Espíritos - Editora FEESP

Godoy, Paulo Alves - Casos Controvertidos do Evangelho - Editora FEESP

Schutel, Cairbar - Parábolas e Ensinos de Jesus

Almeida, José de Sousa e - As Parábolas - Editora FEESP

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 16/01/2012
Código do texto: T3444006
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.