Diante dos problemas, não deixe de buscar a Deus

“E partimos do rio de Aava, no dia doze do primeiro mês, para irmos para Jerusalém; e a mão do nosso Deus estava sobre nós, e livrou-nos da mão dos inimigos, e dos que nos armavam ciladas” (ED 8:31)

Irmãos, hoje a Palavra que Deus me deu irá combinar esse versículo de Esdras e o capítulo 1 do primeiro livro de Samuel.

Esdras nos dá uma informação essencialmente importante nesse versículo: quando decidimos seguir o caminho de Jesus, o diabo não gosta, se enfurece e vem sobre nós com o intuito de nos desestabilizar, pois ele sabe que com Deus nossa vitória é garantida. Muitas pessoas dizem que quanto mais comunhão têm com o Senhor, parece que mais lutas aparecem, e isso é explicado pela própria Palavra, que já nos advertiu para esse fato: “Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas” (SL 34:19). Quantas são as aflições do justo? MUITAS. Porém, ele sai vencedor de todas elas, para a glória de Deus. E foi exatamente isso o que aconteceu com Esdras e com o povo que estava voltando com ele para Jerusalém, ou seja, para a presença de Deus. A Bíblia diz que havia inimigos querendo impedir a volta deles para Jerusalém e é isso que acontece quando nos voltamos para Deus. O diabo nos faz querer desistir, coloca um monte de empecilhos, de dificuldades, de lutas, com a intenção de abalar nossa fé e confiança em Deus, querendo nos fazer pensar “Poxa, quanto mais eu busco a Deus, pior as coisas ficam. Não vou buscar mais”. É essa a intenção do diabo, portanto não dêem esse prazer a ele. Ninguém disse que não haveria lutas para os que seguissem a Jesus, pelo contrário, Ele próprio disse que os apóstolos seriam perseguidos por amor ao nome Dele: “Acautelai-vos, porém, dos homens, por que eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores e reis por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles e aos gentios” (MT 10:17-18). Ou seja, Jesus nos advertiu de que essas coisas iriam acontecer. Mas a Palavra diz que o Senhor livra o justo de TODAS as suas aflições, justamente para que ele possa servir de testemunho da glória de Deus.

No primeiro livro de Samuel capítulo I, é contada a história de Elcana e suas duas mulheres: Ana e Penína. Penína tinha filhos, mas Ana não os podia ter, o que era motivo de muita tristeza para ela, de muito sofrimento. Além disso, Penína a irritava, ficava “cutucando” a ferida de Ana, o que agravava o sofrimento desta. Lembramos que Ana era uma mulher de fé, que confiava em Deus, mas isso não impediu que Ana sofresse dentro da sua própria casa humilhações, fosse ferida, magoada. Apesar disso, Ana não teve sua fé abalada e continuou confiando no Senhor. É interessante reparar que Ana tinha um consolo muito grande: seu marido, Elcana. A Bíblia diz que, mesmo Ana não podendo ter filhos, Elcana a amava: “Porém a Ana dava uma parte excelente; porquanto ele amava Ana, porém o Senhor lhe tinha cerrado a madre” (I SM 1:5). Outra parte que mostra o amor de Elcana por sua esposa: “Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” (I SM 1:8). Deus colocou um consolo para Ana, que era o amor de seu marido, além, é claro, da fé em Deus. Elcana podia preferir Penina, pois ela podia dar-lhe filhos, mas quem ele amava era Ana, e a confortava e se importava com ela. Deus também nos dá consolo nas nossas aflições: a Palavra de Deus é o nosso consolo, o Espírito Santo de Deus, a certeza de que Cristo pagou um alto preço por nós por que nós temos sim valor para Deus e por que Ele é um Pai zeloso que se importa e se preocupa com Seus Filhos. E Ana sabia disso, pois mesmo na situação difícil em que se encontrava,derramou o coração na presença de Deus, buscou a Ele e foi atendida. Mas até na hora da oração a Deus, houve um empecilho.

Ana estava orando, completamente entregue na presença de Deus, em comunhão com o Altíssimo, quando Eli, o sacerdote, a viu. Mas ele via apenas a boca de Ana se movendo, sem ouvir o som, e a deu por embriagada. Eli diz a ela: “E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho” (I SM 1:14). O sacerdote de Deus não conseguiu reconhecer uma manifestação verdadeira de fé. Ana humilhada, sofrendo, pedindo misericórdia a Deus, ainda é confundida com uma bêbada pelo próprio sacerdote! Tudo a levava a desistir, mas não foi o que ela fez. Ela manteve a fé em Deus e foi abençoada com um filho, Samuel.

Irmãos, o fato de buscarmos a Deus não vai nos livrar de passar por aflições. Porém, Jesus disse: “Tenho-vos dito isto para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (JO 16:33). Jesus venceu nossas aflições na cruz. O diabo é um derrotado, que sabe que não tem muito tempo e quer derrubar o máximo de pessoas possível. Portanto, tenham fé, busquem a Deus. Não importa a situação, a vitória é sua, basta permanecer constante na fé, pois Deus estará ao seu lado e vocês sairão mais que vencedores.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 18/01/2012
Código do texto: T3447025