Quem é Jesus Cristo?

QUEM É JESUS CRISTO?

Que a paz e a graça de Deus venham invadir os nossos corações no decorrer deste estudo, dando-nos condição de melhor conhecê-lo em nome de Jesus Cristo.

Há muitos conceitos e definições acerca desta questão, também há uma diversidade de interpretações bíblicas sobre o assunto; mas vale ressaltar que só por revelação da parte de Deus, que tem por base sua palavra, é que nos proporciona reais condições para se ter a resposta.

Então quero deixar bem claro, que não são os nossos conceitos ou idéias, mas, o que Deus diz em sua palavra, que é a verdade; ele é o maior interprete, ouçamo-lo.

Antes quero fazer um breve comentário, para posteriormente estamos adentrando nas escrituras.

Jesus Cristo é o centro total de toda à escritura, de forma simbólica, profética e substancial; ele é o personagem mais citado.

Jesus Cristo é simplesmente o ser mais falado nos meios religiosos, culturais, em todas as épocas, locais e sociedades; é o único que tem essas prerrogativas: Como homem, nasceu de uma concepção total e absoluta do Espírito Santo; viveu em um corpo físico por espaço de aproximadamente trinta e três anos e meio, e nunca pecou; morreu de forma cruel e sangrenta pela sua causa, que são as almas, e nunca reclamou ou revidou; ressuscitou ao terceiro dia, andou com seus discípulos por um espaço de quarenta dias e, subiu aos céus em um corpo glorificado aos olhos daqueles, e prometeu voltar para levar sua igreja, a saber: Todos aqueles em todas as épocas e locais, que nasceram da água e do Espírito.

Ele também é o único que afirmou ser: O pão vivo que desceu do céu, a água viva, o exemplo a ser seguido, o enviado de Deus, o Cristo que é o mesmo que: Ungido, o filho do Deus vivo, o bom pastor, o caminho a verdade e a vida, a videira verdadeira, o Messias, a ressurreição e a vida, o primeiro e o ultimo, enfim só ele pode dizer acerca de si tais coisas, nenhum outro homem em todo mundo ou época teve ou terá o direito de afirmar tal de si mesmo, somente Jesus Cristo.

Ele não se manifestou para estabelecer uma religião, ou firmar-se como um líder político social; cumpriu em si mesmo as leis e o que disseram os profetas, servindo-nos de exemplo em tudo; amou incondicionalmente, investiu com tudo em pecadores, pregou o que vivia, é o personagem mais honrado, conhecido, criticado, falado, em toda a humanidade.

E tem mais, conhecê-lo conforme diz as escrituras, proporciona para o homem uma vida abundante em todas as coisas, e uma eternidade sem igual; andar com ele de todo o coração é a maneira mais clara de vitoria e felicidade em todas as áreas da vida, ele é simplesmente bom demais, tremendo é o Senhor Jesus.

Mas como vimos inicialmente, só é possível conhecê-lo quando somos por Deus revelados, e para se ter este privilegio, devemos buscar cultivar virtudes que lhe chamam a atenção como: humildade e sinceridade, um anseio de todo o coração para buscá-lo.

Antes de citar as escrituras fiz propositalmente este comentário, para chamar-vos a atenção, do quão importante é o Senhor Jesus Cristo, e para conscientizar o povo de Deus de forma livre e sincera buscar conhecê-lo de acordo com o que diz à escritura, e assim sendo crescermos na fé, esperança e no amor de nosso Senhor.

Evitarei tentar explicar os versículos citados, dando lugar à revelação do Espírito Santo, pois somente Ele é o interprete e esclarecedor; aconselho como um servo de Deus, que venhamos a analisar todo o texto dos versos citados para melhor compreender.

Abramos, pois juntamente com os nossos corações a bíblia sagrada, e estudemo-la.

Pois o nosso assunto é: QUEM É JESUS CRISTO?

(João 1:1-5) - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus

- Ele estava no princípio com Deus.

- Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

- Nele estava à vida, e a vida era a luz dos homens.

- E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

(Gênesis 1:1-3) - NO princípio criou Deus os céus e a terra.

- E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

- E disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Ele era o verbo, a palavra que estava com Deus, pelo qual Deus criou todas as coisas, não um ser distinto do Senhor, mas seu plano que sempre esteve com ele em toda a eternidade, por isso lhes afirmo: é claramente impossível dizer filho eterno ou Deus filho, termos estes que não são compatíveis com a palavra, mas o verbo de Deus que posteriormente se manifestou em um corpo humano chamado filho de Deus.

(João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

O verbo estava com Deus, e posteriormente se manifestou em carne como filho, o unigênito, único gerado pelo Espírito Santo, por isto é conhecido como filho de Deus, que significa simplesmente Deus manifesto em carne; mas lembrem-se: Deus não nasceu, ele gerou aquele corpo, para como homem andar no meio da humanidade, o corpo é o filho o que estava dentro é Deus, como diz a palavra.

(II Coríntios 5:19) - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

(Mateus 1:21-23) - E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

- Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

- Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

Podemos notar que tudo que diz respeito ao filho no passado é de forma profética apontando para o futuro, e quando ele nasceu é que veio a ser chamado filho, antes de nascer ele era o plano que estava com Deus em sua mente, assim como nossos pensamentos estão conosco, e não são seres distintos de nós, o que é incomparavelmente maior com respeito a Deus, que não só pensou sobre o homem mas fez se de homem para salva-lo, como podemos concordar claramente um grande mistério.

(I Timóteo 3:16) - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória.

(Colossenses 1:26-27) - O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;

- Aos qual Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;

Cristo em nós diz respeito a sua unção em nós, o que só se tornou possível, após sua morte sacrificial na cruz para sermos quando cremos por ele justificados, e assim podermos ter em nós sua natureza; na antiga aliança, Deus usava os seus servos e posteriormente se retirava, mas hoje através de nossa fé em Cristo, nos tornamos moradas do Espírito Santo, o qual em sua humanidade foi nos possível, quando morreu para nos tirar os pecados, tornando-nos santos para em nós habitar sua natureza divina.

(I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

Em sua humanidade ele reconciliou-nos com Deus sua divindade, em Jesus havia duas naturezas, a humana filho, redentor, salvador, e sua natureza divina é o próprio Deus, o Senhor dos senhores.

(Romanos 9:5) - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.

Por isto que ele como filho orava, e clamava ao pai, pois ali estava o homem gerado pelo o Espírito, que se igualava a nós em natureza humana em exceto o pecado, foi o homem perfeito, o qual é a imagem daquele que o criou, como Deus tinha projetado ao criar o homem.

(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Assim Deus ao comunicar com seus servos, acerca da criação do homem, citou sua imagem que ainda não tinha vindo a existir, mas como ele é um Deus que chama as coisas que não são como se elas já fossem disse acerca de sua imagem que posteriormente veio a se manifestar em Cristo.

(Colossenses 1:15) - O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

O primeiro a ser gerado na mente de Deus, o plano antes da fundação do mundo, do qual o homem veio ser feito sua imagem, é simplesmente tremendo.

Podemos sem sobra de duvidas afirmar que Jesus Cristo é o plano que Deus sempre teve em toda a eternidade, algo ligado diretamente a ele; o pensamento do Senhor, ele não estava lá como uma pessoa distinta, mas, como o próprio Deus em sua sabedoria e no tempo exato veio a se manifestar como homem aos homens.

(Provérbios 8:14-16) - Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.

- Por mim reinam os reis e os príncipes decretam justiça.

- Por mim governam príncipes e nobres; sim, todos os juízes da terra.

(Provérbios 8:22-31) - O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.

- Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.

- Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.

- Antes que os montes se houvesse assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.

- Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.

- Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;

- Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,

- Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.

- Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;

- Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.

Podemos ver claramente que: O texto fala de forma simbólica, pois se refere ao Senhor como que no feminino, a sabedoria; e também diz ser antes de tudo juntamente com Deus, e o que é a sabedoria de alguém se não ele mesmo? Exatamente, a sabedoria é na verdade uma característica do próprio Deus, pois na parte inicial do texto podemos ver que está sabedoria alega ser o Senhor, o que deixa bem claro que não há distinção de pessoas em Deus e sim uma diversidade tremenda de como ele se manifesta, pois sua unidade absoluta é incontestável, mas no momento exato ele se fez um homem para revelar-se ao homem, agora fica mais claro responder quem é Jesus, não é?

(I Coríntios 1:24) - Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.

(I Coríntios 1:30) - Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção;

(I Coríntios 2:7-8) - Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;

- A qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.

A sabedoria de Deus, o verbo de Deus, a palavra de Deus, o filho de Deus, o plano de Deus, o mistério de Deus, enfim o próprio Deus se manifestou em carne visto e conhecido como filho, em sua humanidade fez a redenção da humanidade, em seu ministério de filho age no coração daqueles que crêem levando-os a serem salvos, mediante a purificação e redenção que há em seu sangue, e na eternidade passada e futura ele é o único e verdadeiro Deus que está assentado no alto e sublime trono.

Agora vamos analisar o que dizem os homens e as religiões sobre Jesus Cristo e chegarmos a uma conclusão desta verdade; tendo por base a palavra de Deus, espero não estar sendo incomodo para quem quer que seja, pois nossa intenção é conhecer ao Senhor e a ele dar devida honra, pois disto depende nossa vida; então vejamos:

Quem não é Jesus Cristo? Ele não é de forma alguma o eterno filho de Deus, pois se fosse o eterno filho entraria em contradição bíblica que afirma que ele como filho nasceu em um determinado momento, teve um inicio como podemos ver claramente:

(Gálatas 4:4) - Mas, vindo à plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,

Podemos ver com isto que ele nasceu em um momento, não existia como filho na eternidade, mas havia na mente do Senhor um plano que se fez carne na plenitude dos tempos, então podemos dizer claramente que Jesus Cristo é o filho de Deus que nasceu de uma virgem para cumprir seus propósitos e nunca o filho eterno.

Jesus Cristo não é a segunda pessoa da divindade, como afirmam alguns, ele não é uma parte de Deus ou pessoa deste e sim exata pessoa do seu ser a revelação de Deus para os homens de forma humana, a imagem visível do invisível, como diz sua palavra:

(Colossenses 1:15-16) - O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;

- Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

(Apocalipse 1:8) - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

(Apocalipse 1:17-18) - E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

- E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.

Isto deixa claro que ele não é uma pessoa de Deus e sim a manifestação de Deus como homem, Deus no homem como se nos ensina a palavra:

(Isaías 7:14)- Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

(Mateus 1:23) - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

(II Coríntios 5:19)- Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

Isto nos faz entender que: Jesus Cristo tinha duas naturezas, humana, filho o cumprimento do plano; e, divina Deus eterno que sempre existiu e sempre existirá.

(Romanos 9:5) - Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.

Duas naturezas e não duas pessoas, como filho, nasceu, viveu como homem exceto no pecado, sentiu fome, frio, dor, tristeza, alegria etc. Como Deus sempre existiu e está assentado no meio do trono, agora com aquele corpo glorificado a lâmpada do qual sai à luz que ilumina todas as coisas, sim é Ele Jesus Cristo.

Ele já de antemão se preocupava com o que as pessoas diziam acerca dele como podemos ver nesta passagem das escrituras:

(Mateus 16:13-20) - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

- E eles disseram: Uns: João Batista; outros: Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

- Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

- E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

- E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

- Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

- E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

- Então mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era Jesus o Cristo.

Podemos ver neste texto que: A mesma duvida que a nos dias atuais havia naqueles dias, acerca de quem é Jesus Cristo; mas vale ressaltar que assim como Pedro por revelação divina soube responder, a igreja atualmente também sabe, pois este mistério fora para ela revelado; o Cristo, o filho do Deus vivo o que vem a ser isto? Se não o meio pelo qual o Senhor redime a humanidade? O enviado o Messias, o Ungido, e o que muitos não entenderam Pedro teve a revelação do que era, e por ter tido este privilegio foi lhe dada às chaves do reino dos céus que literalmente significam, autoridade ministerial que só tem realmente aqueles que têm está revelação, de quem é Jesus Cristo.

Muitos são os que alegam terem autoridade ministerial, mas não tem a revelação, será possível tal coisa? É claro que não, só se tem a autoridade de Deus aqueles que tem a revelação de quem é Jesus Cristo, a saber: A igreja.

Há muitos ministérios que na verdade usufruem das bênçãos de Deus, mas não o conhecem devidamente como diz as escrituras, que tal avaliarmos como cremos e ver se esta de acordo com o que está escrito, se temos a revelação não devemos temer, mas se não, porque não voltar para o que é certo?

(João 7:38) - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

Observe isto: Como diz as escrituras, não como dizem os homens, e o que diz as escrituras acerca dele? Vamos ver resumidamente?

A porta: (João 10:7) - Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.

A ressurreição e a vida: (João 11:25)- Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

O segundo Adão: (I Coríntios 15:45)- Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

O advogado: (I João 2:1) - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

O alfa e o Omega: (Apocalipse 1:8) - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

O amém: (Apocalipse 3:14)- E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

O apostolo da nossa confissão: (Hebreus 3:1) - POR isso, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai a Jesus Cristo, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão,

O autor da salvação: (Hebreus 2:10) - Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles.

O autor da vida: (Atos 3:15) - E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas.

O autor da eterna salvação: (Hebreus 5:9) - E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;

O autor e consumador da fé: (Hebreus 12:2) - Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

Bem aventurado único e soberano: (I Timóteo 6:15) - A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

O bom pastor: (João 10:11) - Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

O braço do Senhor: (Isaías 51:9) - Desperta, desperta, veste-te de força, ó braço do SENHOR; desperta como nos dias passados, como nas gerações antigas. Não és tu aquele que cortou em pedaços a Raabe, o que feriu ao chacal?

O cabeça da igreja: (Efésios 1:22) - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,

Desejado de todas as nações: (Ageu 2:7) - Abalarei todas as nações, e o desejado de todas as nações virá, e encherei esta casa de gloria, diz o Senhor dos exércitos.

O que tem um nome tremendo: (Isaías 9:6) - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

O Eu sou: (João 8:58) - Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

E o que mais poderíamos dizer acerca daquele que é tudo em todos?

O filho de Deus, Messias, Luz verdadeira, Nossa páscoa, Escolhido de Deus, Pastor e bispo de nossas almas, Pedra angular, Raiz de Davi, Renovo, Rocha, Pedra de esquina, Santo de Israel, Semente da mulher, Sol nascente, Verbo de Deus, O Todo poderoso, sim: Jesus Cristo é como diz claramente sua palavra:

(I João 5:20)- E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Poderíamos e temos o direito de falar muito mais sobre Jesus Cristo, mas creio que estes títulos seja o suficiente para expressar um pouco de sua glória e nos trazer a certeza de quem ele realmente é; e crendo assim como diz a palavra tenhamos fluindo de nós rios de águas que correm para a vida eterna.

Como disse inicialmente, o que diz ou pensa os homens sobre quem é Jesus Cristo só tem valor quando por ele é revelado, pois por melhor que seja a intenção dos homens em dele falar ou tentar afirmar. Não tem sentido algum se não estiver de acordo com o que está escrito, por isto lhes convido a juntos orarmos para que Deus abra os nossos olhos espirituais e venhamos ver como ele é. Como orou Paulo em sua carta a Efésios:

(Efésios 1:16-20) - Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações:

- Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;

- Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;

- E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,

- Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus.

Que tenhamos este mesmo sentimento para com os homens, e oremos ao Senhor para que ele revele a eles quem ele é realmente, para que sejam salvos e uma benção, pois sabemos que esta é sua vontade, que o conheçamos e valorizemos está grande verdade:

(I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

(Apocalipse 3:11) - Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

Podemos sem sombra de duvidas dizer, tendo por respaldo a bíblia sagrada que Jesus Cristo é o único Deus verdadeiro, que veio aqui em carne como filho com um propósito definido, está conosco como Espírito Santo, e em breve voltará com aquele corpo glorificado para levar todos aqueles que crêem e o servem verdadeiramente, mas para isto é necessário que o conheçamos, e guardemos até o fim estas maravilhas e delas testemunharmos em todo o tempo; então sabes quem é Jesus Cristo?

Deus nos abençoe em nome daquele que é que era e que há de vir. JESUS CRISTO.

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 22/01/2012
Código do texto: T3455079
Classificação de conteúdo: seguro