Quem são estes?

A paz do Senhor Jesus, seja com todos os que tiverem acesso a este estudo; minha intenção aqui é simples e direta, buscarmos juntos uma análise bíblica acerca de salvação, algo que tem sido muito desconsiderado nos dias atuais, cumprindo assim uma profecia do Senhor acerca da situação dos homens nos últimos dias, mas se realmente queremos subir na sua vinda devemos voltar os nossos corações para o que diz sua palavra e considerá-la como a única fonte segura para sermos salvos, estas disposto abrir mão de algumas coisas que porventura não sejam bíblicas para voltar para a verdade que liberta? Se estas então eu convido-o a prosseguir neste estudo, com o coração aberto para o que Deus diz em sua palavra para nós.

Vamos começar com um texto bem conhecido do povo de Deus, e posteriormente iremos buscar outras passagens bíblicas, mas, aconselho a todos os que tiverem acesso, examinarem todo o capítulo dos versículos citados, pois a palavra fala por si mesma.

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7 21-23.

Vamos analisar a partir deste texto um assunto que tem por tema: Quem são estes que usam do poder do nome, mas serão excluídos? Pois segundo o texto Jesus disse, que nem todos os dizem Senhor, realmente são do Senhor, e vale deixar bem claro que: Muitos são os que fazem coisas tremendas em nome de Jesus, mas o texto nos mostra claramente que isso não é prova de serem estes de Deus, será que não estamos vivendo o mesmo equivoco? E para nos safarmos deste risco terrível voltemos para o que diz a palavra.

Vivemos em uma época que evangelho tem sido muito divulgado, isso é bom e ao mesmo tempo devemos tomar muito cuidado, pois no meio de tanta divulgação há também muitas heresias, que levam os homens a interpretações totalmente contraria a vontade do Senhor, e para que isso não nos incorra vamos apoiar nossa declaração de fé naquilo que está escrito, tendo a própria palavra por interprete de si mesma.

As culturas, tradições, costumes e muitas outras coisas, às vezes nos levam a uma mentalidade distorcida acerca do pecado, redenção, salvação e condenação, mas a palavra de Deus nos mostra claramente o que realmente precisamos para sermos salvos da ira do Senhor, pois como disse Paulo:

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3 23.

Todos sem exceção nascemos e vivemos pecando o tempo todo, independente de cultura, costumes, religiões, etc. A natureza humana é em si mesma pecadora, outra escritura confirma esta tese, como disse Salomão:

Na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. Eclesiastes 7 20.

Isso não quer dizer que devemos viver entregues a nossa própria vontades, mas que nossa natureza humana é pecaminosa, mas Jesus veio e morreu por nós para nos livrar desta condenação eminente que estava sobre a humanidade, desde que o primeiro homem transgrediu contra o criador e que após sermos salvos ao crermos nele e a ele obedecer, devemos lutar contra a nossa vontade para estarmos dentro de suas perspectivas para nós, o que não é fácil, mas necessário e possível quando a ele nos submetemos.

Então tendo todos os homens nascidos em pecados, nos tornamos alienados, afastados de Deus e seu propósito, apenas criaturas, e só nos tornamos filhos quando deixamos cumprir estas palavras em nós:

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; João 1 12.

E mais:

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Romanos 8 14.

Sim, quando o recebemos e cremos no seu nome, o que é crer no nome? Mais adiante vamos falar sobre esta questão, quando somos guiados pelo Espírito de Deus, o que nos faz entender claramente que os que não são guiados pelo o Espírito de Deus não são filhos, pois o Espírito é que nos guia em toda a verdade, e se não estarmos na verdade não somos seus filhos, e não vamos para a verdade pelos nossos próprios méritos, e sim pela a ação do Espírito de Deus, podemos então entender sem sombra de variação que: somente falar ou usar o nome de Jesus não é u suficiente para sermos seus, e sim nos submetermos ao senhorio deste nome, recebendo-o em nós, pois o nome de Jesus não é somente para ser usado como um talismã mágico que resolve os problemas, mas para ter em nossos corações, pois se somos guiados pelo Espírito Santo não negamos em hipótese alguma o seu nome.

Muitos e não poucos que fazem e acontecem em nome de Jesus, mas o negam, quando simplesmente não o recebem como fizeram os primeiros cristãos no batismo nas águas, pode até parecer uma tentativa de forçar uma doutrina, mas vejamos o que diz a palavra acerca disto:

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Atos 2 21.

Observemos: que está declaração é tão importante que outros servos de Deus a citaram, como podemos ver:

E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar. Joel 2 32.

Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo. Romanos 10 13.

Em todos estes textos podemos ver que a tônica é salvação, e uma interpretação simples nos responde o seguinte: uma vez que para ser salvo tem que invocar o nome do Senhor, quem não o invocou como será salvo? Ai está à resposta se formulando, os que usam do nome para curar, profetizar, expulsar demônios, podem também não terem recebido este nome, mas fazem uso do seu poder que já foi liberado para o homem, não importando a maneira que ele creia, pois Deus não faz acepção de pessoas no tocante a abençoar e dar seu Espírito, mas não nos deixemos enganar, uma coisa é ser usado e outra estar de acordo com o plano de salvação, e podemos tanto ser usados como sermos salvos, basta somente nos submetermos a sua palavra, e você já invocou o nome do Senhor em sua vida, onde? Pois só há como diz a bíblia uma maneira e é no batismo como podemos ver no testemunho de Paulo:

E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor. Atos 22 16.

O que te impede sua denominação? Sua tradição? Sua cultura? Suas tradições? O que te impede de invocar o nome e não somente dele usufruir, pois os que tal coisa fazem já estão determinados pelo próprio Senhor, ele dirá sem restrição: afastai-vos de mim, pois eu não vos conheço os que praticam a iniqüidade, vejam com atenção: todos pecaram, todos precisam ser salvos, e só há salvação no nome de Jesus.

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4 12.

Filhinhos escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. 1 João 2 12.

E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. Apocalipse 22 4.

Você tem o nome dele em sua fronte? Não serão estes que ficarão de fora quando Jesus voltar, porque em contrapartida, ao não conhecer do texto inicial vê que ele diz em outra passagem o oposto:

Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3 8.

Sabemos que Deus conhece todas as coisas, pois ele é onisciente, mas ao dizer não vos conheço, ele se refere a não estar de acordo, e conheço, é o mesmo que dizer: concordo com vocês, e vale ressaltar que: há duas características citadas em apocalipse 3 8, que são: guardar a palavra e não negar o nome, novamente se vê a citação da importância do nome, o que todas as escrituras mostram claramente, e muitos cristãos simplesmente ignoram como se fosse algo comum e sem valor algum, e usam de argumentos e supostas interpretações para se justificarem, mas o Senhor é quem vai julgar entre crente e crente, pois há os que crêem para gozar das bênçãos, e os que crêem para serem salvos, e atualmente quase não se percebe a diferença, pois a grande maioria não considera a questão do batismo em nome de Jesus como algo importante no contexto de salvação, e até zombam dos que são assim batizados, chamando-os de heréticos e seitas, mas o que queremos considerar não são os pensamentos e interpretações, e sim o que diz a palavra e o valor que ela dá ao nome de Jesus, não somente para curar, profetizar ou expulsar demônios, mas para tudo na vida de um cristão, pois sem o nome aonde iremos ou poderemos dizer que somos dele?

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Colossenses 3 17.

Vê? Tudo na vida de um cristão deve ser feito em nome, pois como vimos os testemunhos bíblicos, não outra maneira de sermos filhos de Deus ou cristãos, se não temos o seu nome, e sabemos pela informação da palavra onde recebemos este nome, e então porque corrermos o risco de esperar o que já está claro, que Jesus dirá especificamente para os que ignoram sua palavra e negam seu nome; ainda que nos dias atuais tantos movimentos religiosos, fazem tantas coisas maravilhosas, supostamente em nome do Senhor, vemos e vivemos uma avalanche, como uma onda do crescimento evangélico, que na grande maioria desalinhado da palavra do Senhor, é o homem vivendo uma fé sem base naquilo que está escrito, o que disse Jesus acerca da condição espiritual dos últimos dias, a frieza de amor para com a verdade, a comichão nos ouvidos por falsas doutrinas, o pecado aumentando, e Deus sendo considerado da maneira que agrada a todos, é a velha formula, o homem querendo ser maior do que seu criador, não é isso uma atitude totalmente demoníaca? Será que não é hora de voltarmos para o que está escrito? Para que naquele dia não sejamos rejeitados, mas sim aceitos para vivermos com ele para sempre, pois temos o seu nome e não desconsideramos sua palavra, medite.

Irmão Afranio dos Santos Barbosa, servo de Deus, membro do corpo de Cristo, congrega na igreja Pentecostal Unida do Brasil, contatos: afranioliga10@gmail.com

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 22/01/2012
Código do texto: T3455081
Classificação de conteúdo: seguro