O DESEJADO.

Olá, como vai? queres andar comigo em uma aventura unica e real? venha vamos nos deleitar nessa historia da qual podemos e devemos fazer parte. Conheço alguém que é simplesmente desejavel, pois é assim: Podemos expor algo ao seu respeito com cinco eses; os quais são: SIMPLES, SABIO, SINCERO, SURPREENDENTE e SINGULAR. É impossivel não querer saber algo acerca dele; infelismente alguns tentam apresenta-lo em um formato religioso, outros argumentam que ele é deles, há os mais radicais que até agridem quem quer que tente chegar perto dele, esses são apenas os que não tem parte e comunhão sincera com ele, são os quais ele mais criticou, que erram sempre e não permitem que os outros acertem, mas vamos ao que interesa: Simples; sim, pois ele nos chama atenção de coisas que na maioria das vezes não damos nehuma importancia ou valor, uma vez ele disse: olhai para as aves do cèu, quem nos dias de hoje, no corre corre da vida moderna, disputas, competitividades, ambições, e algo mais; iria perder seu tempo valioso olhando para as aves do cèu? mas esse desejavel, nos chamou através desta palavra, para algo muito mais importante do que imaginamos; ele estava nos dizendo: enquanto nos matamos, dessesperamos, sufocamos ou multilamo-nos; com tantas preocupações, os passaros do cèu vivem tranquilamente, e não teem infartos, ansiedades, stress, problemas de pressão, não andam fadigados e sem paz como a maioria de nós, será que iriamos perder tempo olhando para eles? escute: na minha casa tem uma janela em que todos os dias de manhã e a tarde vem dois passaros e ficam ali em um fio da rede eletrica, cantam olham para lá e para cá, parecem estarem sorrindo, os carros passam com barulhos desagradaveis, os dias não parecem melhorar, as coisas são dificeis, as vezes estou triste, cansado, mas eles, os passaros simplesmente veem ali e cantam, simples não? será que ele o desejavel não quer apenas que vejamos isto? que podemos ser felizes e vivermos a cantar? Mas cantar o que? se as notas mais lindas de nossas vidas foram roubadas? simples; a vida, as oportunidades, as adversidades, que servem-nos de estimulo para as conquistas; sim, podemos elaborar a trilha sonora da nossa vida, as vezes quente, agitada, melancolica, mas nossa, sim, nossa vida; que coisa não? apenas olhar para os passaros e ver que eles vivem e cantam, não pensam, não sofrem, não se desesperam; apenas cantam, o seu falar, comunicar, expressar; é cantar; não uma musica elaborada e aceita pela a maioria, sem sentido real e importancia para nós, mas a mais bela canção, a gratificação pela nossa vida, quem sabe ela seja assim: oh, eu sou um ser. oh, eu vou viver. ah, posso cantar. ah, me alegrar.

SABIO; não ele não era formado nas melhores escolas ou faculdades existentes, sua sabedoria em tudo sobrepujava a dos demais, pois era pratica e não apenas teorica, pois era experimentada e não apenas superficial; pois podia ser transmitida e não apenas exigida; sabedoria esta que chamava os homens mais brutos e iletrados a pensar, a meditar como eruditos; sabedoria que leva-nos a parar para ouvir os menos favorecidos, a ajudar os que não tem ninguém, a dar aos que precisam, a se interesar pelos os que ninguém considera; há, como precisamos desta sabedoria! não dá que se diz vinr pelos os estudos e informações diversas, não nas que os livros e ideias nos são apresentadas, mas dá sabedoria de poder dizer no mais terrivel caos: Tende animo, há dentro de você uma condição sem igual, você pode não ser uma estrela da midia, um celebre artista, mas é um ser humano sem igual, e capaz de fazer a diferença; uma sabedoria que faz, com que homens rudes, fracos, covardes, inseguros, falsos, intereseiros, crueis, abominaveis, sejam convencidos de que são dignos de uma nova oportunidade; veja isso não é uma religião, não é uma filosofia erudita, não é um conceito da maioria, não, não, é a sabedoria de poder transmitir para o homem que ele tem valor.

SINCERO; sim este desejavel é sincero, mas não como a maioria se diz ser, aqueles que olham para mim e para você e dizem: nossa, você é tão cheio de defeitos, parecem sinceros, mas em nada edificam; pois há um monte destes por ai, um dia estava na casa de um amigo; e ele estava ouvido alguém falar, e aquele alguém dizia: Eu odeio pessoas falsas, que se escondem atrás de uma suposta religião, essas pessoas merecem é serem escrachadas, e uma outra pessoa ali disse, em tom forte e julgador: gostei desta palavra, tem que ser assim mesmo, falar a verdade quer doa ou não; eu fiquei triste, mas veio em minha mente uma pergunta e sem perceber a expus para aquele adpeto aquela colocação verbal: veja, eu sou cobrado pela a sociedade, exigido no meu trabalho, em casa, nas ruas, já pensou vou a uma igreja e ainda jogam na minha cara que eu não presto para nada, porque tenho essas falhas? tudo bem que preciso ouvir a verdade, mas será que ela é apenas para me pisotear quando já estou bem caido? você se lembra, não é pela misericordia que estamos aqui? então porque não fazermos uso dela com os outros? aquele adepto aquela suposta verdade apenas abaixou a cabeça e me disse sem graça: é mesmo somos tão falhos para cobra dos outros não é? ser sincero, não é falar a verdade para derrubar, não é achar ser dono da razão, não é olhar para os outros e se achar no direito de condena-los; não, é se calar quando não temos nada de bom para falarmos, é chorar quando vemos a situação dos abominaveis; é expor de forma carinhosa e respeitosa aos que estão errando, o quanto eles podem acertar, não é lindo, sim, por isso é desejavel. deixe-me lhes contar algo para ilustrar isto: minha esposa não é muito de falar, mas é sincera, meu pai um falastrão sempre chegava em minha casa reclamando de tudo e todos, e ela apenas o ouvia, eu ficavam entediado daquelas conversas, mas ela o ouvia, em certo momento ela olhava nos olhos dele e dizia, olha sr, meu sogro com todo respeito sua atitude é que tem levado você a viver está situação; e ele calado e cabisbaixo apenas sussurrva, é é tenho que mudar; mas lhes digo uma coisa, vai eu ou qualquer outro dizer aquela verdade para ele, ia ser motivo de briga na certa, mas porque ela consegue? simples, pois ela o ouviu, que lição eu não posso ser sincero sem ententer o que as pessoas estão passando, eu não posso entende-las sem ouvi-las, eu não consigo ouvi-las, sem ser sincera com elas; sim o nosso desejavel é sincero; ele nos ouve, ele nos entende, ele nos ama, ele nos fala a verdade.

SURPREENDENTE; algo que está em falta nos dias de hoje não é? estamos vivendo uma mesmice sem igual, tudo se repete, nada de novo; nossos jovens buscam algo novo no que já aconteceu à muitos anos atrás, a tecnologia tem nos feito reféns de um sistema sem sal e criatividade; somos levados a acreditar que já se acabaram os poetas, inovadores, inspirados, talentosos; por isso ficamos presos a idolatrar os superstars da vida, pois somos carentes de algo novo; é uma mesmice que parece não ter fim; então criamos nossos herois, na sociedade, na midia, na religião, no dia a dia, ficamos sujeitos a considerar aquilo que a maioria diz ser interesante, pois falta-nos opções; um dia deste fiquei idignado de ver como as pessoas levadas ao ridiculo da perda de tempo, querendo saber com que aquele ator ou atriz vai ficar no fim da novela; ou, quem vai ganhar o premio do realit show; as criancinhas lindas e já não mais tão ingenuas cantarolando ideias absurdas e obcenas, os centros de saúdes aborrotados de menos favorecidos, que aos montes querem saber qual time foi campeão, qual é a ultima da moda ou com quem fulano ficou ou vai ficar; as meninas querem ficar como fazem seus algozes exemplos midiaticos; os meninos querem parecer com os Fernandinhos beirar mares da vida,donos da boca; os adultos já não veem possibilidade e vão empurrando com a barriga; os anciãos coitados, quando não são lançados por suas proles nos assilos da vida, são considerados o peso a serem carregados, sua ideias seus direitos, uma ridiculiração no dia a dia; os sistemas caoticos tentam argumentar: vamos ver dias melhores; se gasta milhões ou trilhões com o entreenimento e diversão e todos estão saturados, enfadados sem prazer em mais nada; temos tanta tecnologia que nem ainda se tivessemos chances de viver uns quinhentos anos seriamos capazes de explora-las todas, somos vitima da ganancia, somos marionetes do consumismo, somos levados pela mesma enchurrada de desejo que foram os que viveram antes de nós. mas ai chega o desejado e diz o que todos já ouviram mas nem sempre entenderam: A paz seja com vocês; sim, a paz que nos leva a acreditar, a ter motivos para continuar, a não ser guiado pelo que vemos e tocamos mas naquilo que temos a certeza que é real, e flui de dentro de nós, algo surpreendente, que nos dá motivos, que nos impulsiona, que nos leva a sorrir, satisfaz verdadeiramente, por ser algo novo e revigorador, por ser algo lindo e desejavel, por ser algo possivel e que nos faz felizes, a paz que excede todo entendimento, que é simplesmente surpreendente, algo que todos os dias nos é novo e desejavel.

SINGULAR; unico sem igual, ainda que se apareçam inumeros parecidos, não se deixe confundir, és unico; assim como Deus é unico e indivisivel, você, eu, nós, somos os atores principais de nossa existencia, não somos meros coadjuvantes na historia da vida; não somos uma opção, não somos mais um produto no meio de varios, mas um, o unico ser, nem melhor nem pior, diferente de todos igual a ninguém; assim é o desejado e o somos nós; só para se ter uma ideia, se repetirmos os nomes Antonio, teriamos um monte deles, mas todos foram o unico Antonio; um ser unico, exclusivo, o que não nos faz acharmos que somos maiores ou melhores, mas diferentes; cada um com suas virtudes, deficiencias, tendencias, pontos de vistas, personalidades, uteis e valiosos no contexto geral; como disse o desejado: vocês são o sal da terra, vocês são a luz do mundo, sim, cada um tem valor incomparavel de poder fazer a diferença em toda e em qualquer situação; eu tenho três filhos, todos eles são amados por mim, cada um tem suas caracteristicas proprias, que os fazem serem diferentes, mas nenhum é mais importante ou menos do que os outros, assim somos nós aos olhos daquele que tudo criou, singular.

Que venhamos buscar isto que pode ser definido com cinco eses, simples, sabio, sincero, surpreendente e singular; que só se encontra naquele que é mais desejado e mais sublime, Jesus Cristo; que sendo Deus agiu e age conosco de forma simples e tenra; que sendo sabedor de tudo nos estimula a saber aprender sempre; sendo santo é sincero para conosco levando-nos a refletirmos, que nos surpreende todos os dias, pois assim como ele é quer que sejamos, unicos, quem não desejaria algo assim? um abraço.

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 03/02/2012
Reeditado em 03/02/2012
Código do texto: T3477891
Classificação de conteúdo: seguro