"A parábola dos trabalhadores na vinha"

(MT 20:1)

Um pai de família saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha... Chamou uns trabalhadores perto da hora terceira, chamou outros na hora sexta, outros na hora nona. Na hora undécima chamou mais trabalhadores. Ambos trabalharam a partir do momento que chegaram à vinha. Porém, ao pagar-lhes seu salário, o senhor da vinha pagou a todos um dinheiro (o mesmo valor).

Aos olhos humanos é injusto todos receberem o mesmo salário, sendo que os primeiros trabalharam desde o amanhecer até o entardecer, e os últimos trabalharam por pouco tempo.

Mas, o Senhor é justo em todas as coisas e tudo o que recebemos Dele não é por mérito do nosso trabalho, mas sim pela Graça, pela fé, que não vem de nós nem de nossas obras, é dom de Deus.

Os primeiros trabalhadores questionaram. O Senhor ensinou algumas coisas, através dessa lição:

* Não se considerar superior: Nesta Obra ninguém é melhor que ninguém. Para o Senhor todos somos iguais, não importando quem é servo há mais tempo, quem tem mais funções, ou quem tem uma posição social mais favorecida. O senhor da vinha considerou a todos da mesma maneira, assim também o Senhor Jesus faz conosco.

* Entender que a Graça de Deus é para todos: O Senhor não faz acepção de pessoas. A Graça Dele não é para uma minoria, é para todos. Nós devemos igualmente ao Senhor, aceitar quem Ele chamar para sua Obra.

* Não ter inveja das bênçãos dos outros: Os primeiros trabalhadores invejaram os outros que trabalharam menos tempo e receberam o mesmo salário. O senhor da vinha não se agradou deles. As bênçãos dos nossos irmãos devem nos alegrar e não despertar inveja, pois cada um recebe do Senhor segundo a vontade do Senhor (Graça) e sua busca individual (Fidelidade ao Senhor).

O Senhor é justo, Ele age sempre da melhor maneira, mesmo que nós não entendamos. Ele tem experiências diferentes para cada um de nós. Mas, precisamos estar atentos para não desagradarmos ao Senhor.

Os primeiros trabalhadores da vinha foram murmuradores, por isso seu senhor disse-lhes: “-Toma o que é teu e retira-te;” (MT 20:14). O Senhor não precisa de murmuradores, não tem parte com estes. Devemos ser servos gratos, devedores. Lembrando sempre do sacrifício de Jesus e também que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Ele nos dará um salário que é a salvação, e ainda o nosso galardão, só precisamos zelar dessa vinha com amor. Que grande maravilha faz o Senhor por nós!

“Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (MT 20:16) Devemos dar graças a Deus por sermos escolhidos, pela oportunidade de estarmos participando desta tão grande Obra.

Ghane Kelly Gianizelli
Enviado por Ghane Kelly Gianizelli em 04/02/2012
Código do texto: T3480305
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.