QUEM SE OCUPA DA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Depois da circulação de um vídeo nitidamente inquiridor, psicótico, austero e de notado fanatismo, o assunto iluminatti tornou-se conhecido e quase obrigatório nas rodas de crentes e seguidamente sou constrangido a dar parecer sobre o assunto. E já escrevi alguns artigos a respeito.

Muito já fui rechaçado por meus amigos adeptos por causa do meu posicionamento desmerecendo as qualidades investigativas e o caráter científico desse documentário preconceituoso e autoritário, apresentado com desequilíbrio emocional e notada falta de empirismo científico, pretendendo fazer que hipóteses passem a fatos com o simples mostrar um ônibus que passa, uns caixões de plásticos, um discurso de outro fanático, etc.. Quando expliquei a um desses amigos que o apresentador do documentário não fundamenta o que diz, mais parecendo um desequilibrado emocional, ele retorquiu dizendo que é exatamente assim que faço minhas explanações. De imediato me calei, embora lembrando meus dois livros e a grande platéia de pessoas inteligentes que gostam de meus discursos.

Toquei novamente no assunto somente dois anos depois, quando ele me mostrou o documentário A Era da Ignorância, exibido por um de seus professores na universidade. O documentário mostra que indivíduos comuns contribuem com a devastação do planeta com força tão grande e, às vezes, maior do que a força com que as corporações devastam. Quando aproveitei para dizer-lhe que aquele documentário era uma boa prova da farsa da teoria da conspiração pensei que ele ia me dizer que os membros da comunidade rural inglesa que disseram que não lhes interessa que a energia eólica é limpa, que não devasta e não polui, pois eles não querem parque eólico e se for instalado lá eles mesmos destruirão, - pensei que me diria que essas pessoas eram iluminattis. Todavia, não disse e somente se calou.

Pretender ter entrado no segredo de uma organização tão elevada, poderosa e malévola, como dizem que são os iluminattis, e desvendar toda verdade sobre eles contra a vontade deles e sem sequer uma prova plausível, apenas com indícios e suposições, é muita presunção, extrema arrogância e uma grande afronta a inteligência dos demais seres humanos. Com idêntica metodologia, o presidente Buch fundamentou a invasão ao Iraque. Mostrando fotos de carretas baús fechadas, notificava a humanidade de que haviam mísseis nesses caminhões, o que ninguém viu e um reputado cientista chegou a “cometer homicídio” após ter denunciado que lá não havia nada.

Assim é o documentário que denuncia os tais iluminattis e a teoria da conspiração - sem fundamentação, sem provas cabíveis, sem responsabilidade, apenas uma ladainha de pessoas fanáticas e autoritárias.

E quem são seus adeptos? Os ingênuos? Não, os metidos a intelectuais e cheios de erudição e retórica. Os ingênuos e simples aceitam o que a Palavra de Deus diz e não ficam querendo dar interpretação independente as profecias; sendo os descobridores e únicos detentores da “galinha dos ovos de ouro”.

Um dos meus amigos convencidos, adeptos, por assim dizer, e, de certo modo, militantes da tória da conspiração é tão crente que nem mesmo gosta de música religiosa, mas em vez de vez ou outra ouvir um louvor, ouve todo tempo rock, música popular, nativista, etc., além de jamais falar de Deus e religião. Mas é um assíduo membro da igreja. Outro deles trata-se de um inconstante religioso, dentro e fora da igreja, muito mais fora do que dentro, bebendo, inclusive, usando drogas, como dizem, e freqüentando lugares não aconselháveis. Ao menos é o que tenho visto nos últimos quatorze anos. O terceiro é um alcoólatra incorrigível, que, de meio em meio ano ou de um em um põe fora tudo que conseguiu, deixando a família na “rua da amargura”. Cheio de retórica, de dicção e notável estrelismo, não se firma na igreja, um pouco bebendo e usando droga e outro pouco pregando no púlpito pregações bem insolentes, e, às vezes, vivendo as duas vidas simultaneamente.

Não que os iluminattis não existam, não que não tenham poder, não que não sejam exploradores, aproveitadores e, certamente, mal-intencionados. Eles existem sim e têm poder e, certamente, dominam todo o mundo ou boa parte dele. Entretanto, é um grande golpe do diabo pôr as pessoas a combater o mal fora delas mesmas. Isto é uma perda de tempo, pois sabe-se que somente é possível a alguém mudar a si mesmo, sendo esta tarefa já bastante difícil. De igual modo, através de filmes como Armagedom, Independenc Day e filmes de invasões e catástrofes que vêm de fora, o diabo reverte a advertência da Bíblia quanto ao fim que estamos dando ao planeta e a nós mesmos, voltando a atenção das pessoas para uma ameaça externa, fazendo que ignorem que a ameaça perigosa está aqui e somos nós mesmos, cada um precisando combater a si individualmente através da Palavra de Deus.

Portanto, se nos voltarmos para combater os iluminattis e advertir o mundo quanto a teoria da conspiração, desviamos nossa atenção de nós mesmos, conspiradores como os piores exploradores, dominadores e devastadores do mundo, e esqueceremos da reforma de nosso caráter, de nossa vida, de nosso crescimento espiritual e santificação, pois Jesus disse que sua palavra é uma espada de dois fios, capas de dividir corpo e alma, pondo um a lutar contra o outro. Quanto mais nos pusermos de policiais e inquiridores dos iluminatis, teorias da conspiração e dos crimes e pecados alheios, mais nossa prática religiosa, moral e caráter irão decaindo, pois nos veremos melhores do que os demais, nivelando nossa obediência em comparação a mais baixa e não em comparação a mais alta, que é a de Jesus. E ele disse: “deixai que o joio e o trigo cresçam juntos, pois depois de crescidos se verá nitidamente seu verdadeiro caráter, então os ceifeiros farão a separação na colheita”.

Portanto, não cabe a nenhum de nós julgar este ou aquele, querendo combatê-los e modificá-los, apenas compete-nos pregar a Palavra de Deus, pois “Ide, pregando e fazendo discípulos por todo mundo” foi a única missão que Jesus nos deu. Quanto aos iluminattis, como todo o resto da humanidade, Jesus Cristo deu Sua vida para salvá-los e a nós cabe apenas levar-lhes a Palavra de Deus, deixando sua aceitação ou não, sua transformação e mudança ou não, somente ao Espírito Santo. E Jesus adverte: “Aquele que está de pé cuide para que não caia”.

Wilson do Amaral