Estilhaços

Já presenciou a quebra de uma promessa? Se a resposta foi sim, então sabe quais são as sensações que afloram no momento que a promessa é quebrada.

Decepção é a primeira coisa que sinto quando me lembro de uma promessa não cumprida. Depois rapidamente aparecem outros sentimentos: raiva, indignação, dor, vergonha, tristeza e medo.

A decepção vem como um choque; é instantâneo. Na hora da quebra percebe-se partir ao meio o coração, e fica uma sensação de desconsideração, que toma conta rapidamente de todos os sentidos, e numa fração de centésimos de segundos passam na mente as palavras ditas na hora da promessa. Pode ser que logo surja a seguinte frase: por quê?

Por que você fez isto? Por que você foi deixar acontecer novamente? Até quando você vai prometer sem cumprir? E após um caminhão de perguntas, toneladas de afirmações são descarregadas, massacrando ainda mais a pessoa que já está envergonhada pela falha.

Ver hoje em pedaços a promessa feita ontem com tanta firmeza não é fácil, causa uma indignação tão grande que só quem sentiu pode entender o valor de uma promessa.

Não sei bem ao certo se a indignação vem porque a promessa era importante ou se a quebra passou a ser mais importante do que a própria promessa. Parece que se a promessa tivesse sido cumprida nem estaria sendo lembrada, nem mesmo para dizer um simples parabéns.

Uma falha não pode ser o alvo principal, mas nossas forças devem estar direcionadas para a melhoria e o foco precisa ser o crescimento do ser humano. Só com investimentos nas qualidades e nos sucessos que estes serão mais constantes e sólidos.

Já se colocou no lugar de quem quebra uma promessa? Tente se assentar no banco do réu, talvez sua postura mude totalmente com relação à promessa estilhaçada. No momento que deixamos de ser cobradores para devedores, passamos a sentir o sabor do desprezo e o peso da vergonha. Vergonha não pela falha, mas por se sentir impotente e por passar a impressão de mentiroso, tudo o que queremos é o perdão e ter mais uma segunda chance.

Às vezes é preciso baixar a cabeça, deixar a arrogância de lado e tentar se colocar no lugar de quem falhou. O que talvez não percebamos é que o nosso lugar é no banco de réus, não porque falhamos com alguém mas, por ter falhado conosco mesmo em não cumprir promessas feitas no silencio do coração. A vergonha de ter quebrado uma promessa feita a você mesmo é muito maior do que a quebra de uma promessa feita à outra pessoa.

Quando alguém não cumprir o que te prometeu, sei que será inevitável não se sentir traído ou não se decepcionar. O que você precisará é entender que quem falhou já se decepcionou com ele mesmo e já se sente humilhado por sua fraqueza.

Se você está decepcionado porque caiu novamente em não cumprir uma promessa, tome coragem e busque de Deus o perdão, Ele sabe que você é fraco e nEle você encontrará força para suportar qualquer prova, e estando com Deus todas a promessas que você fizer a Ele você cumprirá.